Por: Redação/Atlanticanews
20/05/2024 - 09:14:45

Primeiro hospital com Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do Extremo Sul baiano, o recém-inaugurado Hospital Costa das Baleias (HECB) recebeu os primeiros pacientes de pediatria. Com 10 leitos, a UTI pediátrica integra os diversos serviços agora referência para 21 municípios e mais de 800 mil habitantes da região.

A mãe e acompanhante do paciente Antony Gael, Letícia Ferreira, respira aliviada ao lado do bebê de dois meses. “Agora estou feliz. Achei melhor trazer ele para cá, porque na minha cidade não tinha um tratamento especializado”, contou.

A existência da UTI pediátrica possibilitou a assistência ao paciente de forma mais rápida, segura e resolutiva. “A região não tinha nenhum leito de UTI pediátrica, o mais próximo daqui era em Ilhéus e Itabuna. Era uma carência muito grande. A inauguração dessa UTI com certeza vai contribuir para a redução da mortalidade infantil, um importante indicador para a saúde pública”, assegurou o coordenador médico da UTI pediátrica, César Passamani.

Para a coordenadora de enfermagem da UTI pediátrica, Rafaela Ferreira, “é uma emoção muito grande trabalhar no HECB e prestar assistência a essas crianças. É um verdadeiro sonho”, afirmou, emocionada, a profissional.

Assim como os demais serviços, a UTI pediátrica do HECB recebe pacientes via Central Estadual de Regulação.

O hospital

Com investimento de R$200 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, além de Pediatria, o HECB oferta especialidades como clínica geral, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, oncologia e neurocirurgia. A unidade ainda é dotada de instalações para hemodinâmica, sete salas cirúrgicas, centro de bioimagem, ressonância magnética e tomografia computadorizada, além de ultrassonografia, eletroencefalograma (EEG), mamografia, eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x.

Foto: Divulgação /Sesab


Enquete

Itapebi: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL