Por: Rádio Nacional
10/07/2020 - 11:09:43

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (9) a atualização do calendário das competições administradas pela entidade, que foram suspensas ou adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Mas, mesmo com as mudanças de datas, os regulamentos foram mantidos. Agora, todas as disputas em nível nacional começarão nos meses de agosto e setembro, e encerrarão somente no ano que vem.

Desta forma, a série A começa em 9 de agosto de 2020, terminando em 24 de fevereiro de 2021. Já a série B inicia em 8 de agosto de 2020 e encerra em 30 de janeiro de 2021. A série C dá o ponta pé inicial em 9 de agosto, com final em 31 de janeiro. Esta temporada marca a estreia do novo sistema de disputa da competição, aprovado por todos os 20 clubes participantes no Conselho Técnico de março deste ano. Por fim, a série D começa em 6 de setembro de 2020 e termina em 7 de fevereiro de 2021.

A Copa do Brasil, que já começou, e foi interrompida na terceira fase, reinicia em 26 de agosto e encerra em 10 de fevereiro.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, diz que as alterações foram necessárias para concluir as competições impactadas pela pandemia: “Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”.

Com o calendário apertado por causa do longo período de inatividade das competições gerenciadas pela CBF (entre março e agosto), este ano haverá jogos em datas atípicas no futebol brasileiro. As semifinais da Copa do Brasil serão disputadas em 23 de dezembro e 30 de dezembro. No ano que vem, também haverá novidades, na primeira quinzena de janeiro serão realizadas partidas pelas quatro séries do Campeonato Brasileiro. Este intervalo, geralmente, integram o período de férias e pré-temporada dos jogadores que atuam no Brasil. Porém, o direito constitucional dos atletas foram antecipados para abril, o que permitiu esta alteração no cronograma.

Copa do Nordeste

A competição regional, que foi interrompida em março durante a oitava e última rodada da fase de grupos, retornará em 21 de julho. As finais serão disputadas nos dias 1° e 4 de agosto. Já as quartas e semifinais serão definidas em jogos únicos. Os jogos restantes da competição serão disputados em sede única, no estado da Bahia.

Competições internacionais

A Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana ainda não têm datas de retorno. A decisão pela retomada das duas competições é de responsabilidade da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que ainda não divulgou a atualização do cronograma dos jogos. A entidade internacional completa 104 anos de existência, e a CBF aproveitou para parabenizar a confederação continental.

Eliminatórias da Copa do Mundo

Em nota, a CBF confirmou que a FIFA adiou para setembro as duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, que estavam previstas para março de 2020. A seleção brasileira jogará contra Bolívia, no Maracanã, e contra o Peru, fora de casa. Os dias dos jogos ainda precisam ser definidos.

Em 2020 ainda haverá mais quatro datas para partidas classificatórias, 8 e 13 de outubro e 12 e 17 de novembro.

 


Por: Extra
06/07/2020 - 19:33:53

O Fluminense foi sorteado pela Ferj para ter o mando de campo da final da Taça Rio, nesta quarta-feira, às 21h30. O jogo será no Maracanã.

Caso vença o duelo, o tricolor obrigará a realização de mais duas partidas contra o Flamengo para definir o campeão estadual. Se o rubro-negro levar a melhor, garantirá o título carioca de 2020 de forma antecipada. Não há vantagem em caso de empate.

Inicialmente, o tricolor tinha adotado a postura de não mandar partidas no Maracanã neste Carioca por causa da instalação do hospital de campanha ao lado do estádio. Mas mudou sua postura, que antes priorizava o Nilton Santos.

A definição do mando tem efeito direto sobre a transmissão do Fla-Flu desta quarta. No domingo, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) antecipara que um mando do tricolor faria com que o jogo fosse transmitido pela TV Globo, de acordo com decisão judicial da última semana.

Para dar imagem de lisura ao sorteio, a Ferj chamou o presidente do TJD-RJ, Marcelo Jucá, para tirar a bolinha do globo que deinifiu o mando do finalista do segundo turno.

Por parte do Flamengo, acompanharam na sede da Ferj o vice de futebol, Marcos Braz, e o diretor de relações institucionais, Cacau



Por: Berenice Seara -Jornal Extra
19/06/2020 - 10:08:05

Torcedores dos principais times cariocas foram, nesta quinta-feira (18) ao Maracanã — mas não para tentar acompanhar o jogo entre Bangu e Flamengo, que marca a volta do futebol depois da suspensão de todas as atividades por causa da pandemia de coronavírus.

O pessoal está lá justamente para protestar contra a retomada, "diante dos números impressionantes de infectados e mortes que estão ocorrendo e de forma crescente em nossa cidade e estado".

Um manifesto assinado pelas torcidas deixa claro que a paixão pelo esporte continua, "mas amamos primeiramente o respeito à vida".

Participam do movimento os coletivos Vascaínos de Esquerda, Democracia Rubro-Negra, Tricolores de Esquerda, Resistência Rubro-Negra, Botafogo Antifascista, Comuna Rubro-Negra, Castores da Guilherme, Vasco Comunista, Bolch Fla e AnarcomunAmérica.



PUBLICIDADE


Por: Agência Brasil
19/06/2020 - 09:50:02

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quinta-feira (18) nova Medida Provisória, a MP 984, que muda regras sobre direito de transmissão de eventos esportivos, além de flexibilizar contratos de jogadores de futebol com os clubes. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Sobre os direitos de transmissão, também chamado de "direito de arena", a MP define que o clube mandante do jogo passa a ter direito exclusivo de vender a exibição das imagens da partida para uma emissora de televisão ou outra plataforma de mídia. Até então, a lei previa que os direitos pertenciam aos dois clubes envolvidos no espetáculo esportivo.     

"Esse direito de arena é muito importante, porque há um conflito entre alguns clubes, no tocante a isso, e esse conflito deixa de existir. É o mandante que vai dizer qual TV vai transmitir aquele jogo", afirmou o presidente Jair Bolsonaro, durante sua live semanal transmitida nas redes sociais, ao comentar sobre a medida. A MP ressalva que, quando não houver um mandante de um determinado jogo, caberá aos clubes envolvidos os direitos de transmissão.

O texto da MP também prevê a distribuição de 5% da receita proveniente dos direitos de transmissão, de forma igualitária, entre todos os atletas envolvidos no espetáculo esportivo. 

Contratos de trabalho

Outra mudança tem a ver com os contratos entre jogadores de futebol e suas equipes, regulados pela Lei nº 9.615, a Lei Pelé. A MP permite que o contrato seja no mínimo 30 dias. Até então, o prazo mínimo de contrato era de 90 dias. A mudança beneficia clubes, especialmente os menores, na contratação de jogadores durante a pandemia, uma forma de permiti-los terminarem a participação em campeonatos estaduais sem serem obrigados a ampliar mais os gastos com salários de jogadores.

"Essa nova regra de contrato vale até 31 de dezembro. Depois de 31 de dezembro, volta a valer o contrato mínimo de 90 dias", disse o presidente, durante live



Por: Assessoria de Comunicação
19/06/2020 - 09:47:28

O Iberostar Tenerife, do armador Marcelinho Huertas, busca a recuperação na Fase Final Excepcional da Liga ACB – 2019/2020, nesta sexta-feira (17 de junho), às 16h30 (de Brasília), no Pabellón Municipal Fuente San Luis, em Valencia (ESP), enfrentando o Kirolbet Baskonia, pela segunda rodada da primeira etapa. Na jornada de abertura, a equipe de San Cristóbal de La Laguna foi superada pelo Unicaja (83 a 70).O resultado positivo será importante para que a equipe do brasileiro se mantenha na briga por uma das duas vagas da sua chave na semifinal. “Jogo que tem um peso muito grande, pois é outro rival direto e se pensamos em manter as chances de classificação, precisamos vencer esta partida para não ficar dependendo de outros resultados na sequência. Depois da derrota na estreia, temos que tentar fazer um bom jogo, com mais tranquilidade e buscar reverter isso para dar uma igualada no grupo e chegar lá na frente com opções de classificação”, comentou Huertas.

 

Na partida contra o Unicaja, Marcelinho atingiu mais uma marca histórica na Liga ACB. Com as nove assistências dadas neste jogo, o brasileiro assumiu a terceira colocação entre os maiores assistentes da competição espanhola, contabilizando agora 2039. Além disso, Huertas registrou 11 pontos e um rebote, em 30min31 de presença em quadra, no primeiro desafio depois da longa paralisação por conta da pandemia de coronavirus.

 

No prosseguimento desta primeira etapa da Fase Final, o Iberostar Tenerife vai enfrentar: RetaBet Bilbao Basket (21 de junho – domingo), Joventut Badalona (23 de junho – terça-feira) e FC Barcelona (25 de junho – quinta-feira).

 

Sistema de disputa

De acordo com o regulamento, na primeira etapa desta fase final, as equipes jogam entre si, em turno único e dentro dos seus respectivos grupos; os dois melhores de cada chave avançam a fase semifinal, que será decidida em jogo único (28 de maio – domingo) – 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A. Já a grande final, que reunirá os vencedores da fase semifinal, ocorre no dia 30 de junho (terça-feira) e também será decidida em jogo único.

 

Grupo A: FC Barcelona, Iberostar Tenerife, RetaBet Bilbao, Kirolbet Baskonia, Unicaja e Bilbao Basket

 

Grupo B: Real Madrid, Casademont Zaragoza, MoraBanc Andorra, Valencia Basket, San Pablo Burgos e Herbalife Gran Canaria.

 

Primeira rodada do Grupo A: FC Barcelona 96 x 92 Joventut Badalona, Iberostar Tenerife 70 x 83 Unicaja e RETAbet Bilbao 64 x 87 Kirolbet Baskonia

 

Segunda rodada do Grupo A (19 de junho – sexta-feira): RETAbet Bilbao x Joventut Badalona, Unicaja x FC Barcelona e Kirolbet Baskonia x Iberostar Tenerife



Por: Uol
17/06/2020 - 00:05:40

O atacante Leonardo Souza, de 21 anos (30 de abril de 1999), está muito feliz e animado com a oportunidade de atuar pela AD Fazendense na próxima temporada do futebol português (2020/2021). O reforço da equipe de Fazendas foi apresentado ao torcedor de forma online, através das redes sociais.

“Estou muito feliz e motivado com esse novo desafio no futebol português, atuando pela AD Fazendense; será um enorme prazer vestir essa camisa e, desde já, quero agradecer a todos os envolvidos para que minha contratação se concretizasse”, comentou o atacante que defendeu equipes importantes ao longo de sua carreira:  Grêmio Novorizontino (SP), Maringá FC (PR), Atlético Goianiense (GO), Vila Nova FC (GO) e Paulista de Jundiaí (SP).

 

Já na visão do empresário Rafael Moura, da SR, Leonardo tem tudo para se dar bem em Portugal. “O Leonardo é um jogador que segura bem a bola, é bom no jogo aéreo e que gosta de finalizar bastante, além de ser muito dedicado nos treinamentos. Por isso, acredito que ele fará uma grande temporada pela AD Fazendense”, analisou.

 

Aguardando a abertura das fronteiras portuguesas para seguir viagem, Leonardo Souza Rodrigues, de 1m88 e 88kg, natural de Carapicuíba (SP), está trabalhando diariamente para se apresentar em boa forma física. “Venho me preparando forte aqui no Brasil para quando a época começar eu esteja o mais preparado possível, pois quero ajudar a AD Fazendense a conquistar os seus objetivos durante a temporada”, finalizou o atacante.



PUBLICIDADE


Por: Frederico Batalha
09/06/2020 - 19:58:12

É hora de se reinventar. Vivendo uma pandemia que transforma o mundo e que mudou nossa rotina e até mesmo a forma de consumir conhecimento, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) traz mais uma oportunidade de aprendizado e intercâmbio para a comunidade do basquete. Vem aí o I CBB, o Congresso Brasileiro de Basquete. Em parceria com a Cinética – Escola do Movimento, a Confederação oportuniza entre os dias 18 a 21 de junho, 30h de palestras online e gratuitas dos mais variados temas, passando por gestão do esporte, fisioterapia, nutrição, técnica, tática e também arbitragem.

“A CBB trabalha para trazer cada vez mais conhecimento à comunidade do basquete. Queremos aprendizado na área de arbitragem, saúde, área técnica. O 1o Congresso Brasileiro de Basquete terá representantes de todas as funções, entidades, oportunizando intercâmbio e conhecimento, de forma virtual e gratuita. A CBB, cada vez mais, trabalhará para que o basquete brasileiro se fortaleça fora de quadra, formando profissionais preparados para que nosso esporte siga crescendo”, garantiu Guy Peixoto Jr, presidente da CBB.

 

As inscrições estarão abertas no início da tarde desta terça-feira (09 de junho), no link congressocbb.fanbase.com.br, e não têm prazo limite, ou seja, podem ser feitas também durante os dias em que as palestras estarão disponíveis. O evento conta com a participação de ex-atletas, gestores, técnicos, árbitros, médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos, nutricionistas e psicólogos, todos envolvidos em projetos de alto rendimento no Brasil e no exterior.

A abertura terá a participação do presidente da CBB, Guy Peixoto Jr. Também participará do congresso o Diretor de Esportes do Comitê Olímpico do Brasil, Jorge Bichara, além de Carlos Alves, Diretor Executivo da FIBA Américas. Outros dos nomes confirmados são: Diego Jeleilate (Gerente de Basquete do Flamengo), Marcel de Souza (ex-atleta), Magic Paula (ex-atleta), Ricardo Trade (Diretor de Eventos CBB), Fernando Cruz (Comitê Brasileiro de Clubes), José Neto (técnico da Seleção Feminina) e Felipe Eichenberger (Head Strengh and Conditioning coach – Denver Nuggets).

O 1º Congresso de Basquete é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball, em parceria com a Cinética – Escola do Movimento. A ideia surgiu através do Coordenador de Arbitragem da CBB, Vander Lobosco Junior, e de Ramiro Ramiro Inchauspe, coordenador de aptidão física da FIBA e CBB, e fundador e diretor da Cinética – Escola do Movimento. A participação, reiteramos, é gratuita e dará ao inscrito um certificado de conclusão, atingindo de forma igual pessoas de todo o Brasil.

 



Por: ASE Assessoria de Imprensa
09/06/2020 - 14:02:45

Sucesso total no ‘1º Encontro Internacional de Basquete Feminino Virtual – 2020’, que foi realizado no domingo (07 de junho), reunindo representantes do Brasil (Santo André/APABA), Chile (Universidad Austral), Argentina (Quimsa) e Espanha (Celta Baloncesto e IDK Euskotren). O evento virtual (aplicativo Zoom) aconteceu nos moldes de um jogo de basquete, ou seja, desde o Warm Up até o Calm Down. 

A abertura foi realizada pelo prefeito municipal de Santo André, Paulo Serra, que proferiu belíssimas palavras, seguida pelas boas-vindas de Sérgio Macário, presidente da Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Santo André (APABA). 

 

Para a técnica Arilza Coraça, os objetivos deste primeiro encontro foram plenamente alcançados. “Esta foi uma grande oportunidade para trocarmos informações e experiências. Um momento de inovação, com quatro países reunidos através de um aplicativo, que elevou a motivação das meninas, bem como da comissão técnica. Por isso, afirmo que as nossas metas foram alcançadas”, comentou.

 

Na visão da atleta Ariadna Felipe, do time andreense, foi uma atividade diferente de tudo que tinha que a equipe havia feito nesses três meses de isolamento social. “A equipe estava motivada na espera desse intercâmbio acontecer e o saldo pós-evento foi totalmente positivo. Ficamos felizes pela repercussão que teve na mídia e uma grata surpresa foi a participação do nosso prefeito, Paulo Serra, nos sentimos honradas por ele nos apoiar, assim como o presidente da APABA”, relatou.

“Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da realidade de outras culturas, de como estão treinando em tempos de isolamento social, depoimentos comoventes de como jogadoras de outros países estão lidando com a abstinência de treinar e jogar basquete; relatos de quem já está num momento totalmente diferente ao nosso, quase que retomando os treinamentos na quadra, como no caso das jogadoras da Espanha”, complementou Ariadna. 

 

Já Arilza Coraça salientou que as anfitriãs deste evento foram Adriana Amado, assistente técnica da equipe andreense, e a professora chilena Andreia Bilbao, da Universidad Austral.

 

De acordo com a preparadora física do Santo André, Luciane Moscaleski, a euforia do grupo, ‘em particular’, superou as expectativas. “Quando a ideia foi lançada pela Adriana Amado, o motivo maior era que todos, principalmente nossas atletas, vivenciassem essa sensação. A nossa psicóloga, Marcia Regina, em suas sábias palavras, citou uma frase que veio para reforçar esse evento: O Esporte é importante nos momentos de superação, onde a motivação e o desejo de vencer vão além dos limites das quatro linhas”, relatou.

 

Um momento marcante do encontro foi protagonizado pela técnica Arilza Coraça, que apresentou a equipe da casa com elegância, resumindo em apenas um slide a rica história de 55 anos do basquete feminino de Santo André.

 

Participaram deste ‘1º Encontro Internacional de Basquete Feminino Virtual - 2020’: a árbitra, Andreia Silva (Federação Internacional de Basketball – FIBA), comissão técnica (técnicos, assistentes, fisioterapeutas, gestores, psicóloga), convidados de honra e atletas dos países envolvidos.

 

“A dinâmica com Andreia Silva foi de grande aporte aos nossos conhecimentos sobre as novas regras, poucas vezes temos uma oportunidade como esta, ou seja, de alguém nos explicar detalhadamente como funcionam as mudanças que vão sendo feitas; inclusive, quero agradecê-la pela paciência e disponibilidade para esclarecer as dúvidas de todos. A comissão técnica do Santo André está de parabéns pelo trabalho feito na idealização, preparação e concretização do Intercâmbio internacional, que acrescentou conhecimentos e experiências a nossa vida de atleta; desejamos que seja o primeiro de muitos”, comentou Ariadna.

 

“Os técnicos dos países participantes, que tiveram espaço para falar, nos parabenizaram pelo apoio dado pelo prefeito de Santo André, que gosta e valoriza o esporte. O Paulo Serra, realmente, abordou aspectos importantes a respeito da prática das atividades físicas”, finalizou Arilza Coraça.

Por: ASE Assessoria de Imprensa

 



Por: GloboEsporte.com
05/06/2020 - 21:32:07

 Ex-jogador estava internado em Salvador desde o mês de maio. Já internado, foi diagnosticado com a covid-19

O ex-zagueiro Sapatão morreu nesta sexta-feira em Salvador. Ídolo do Bahia, Sapatão estava internado desde o dia 17 de maio em um hospital na capital baiana. Ele foi internado após apresentar um problema de pressão e foi transferido para UTI após complicações. No começo deste mês, teve o diagnóstico positivo para a covid-19

Élcio Nogueira se tornou ídolo da torcida do Bahia após fazer parte do elenco que conquistou o heptacampeonato baiano entre 1973 e 1979. Além do Bahia. ele também jogou por Santa Cruz, Flamengo, Flu de Feira e Catuense. Após encerrar a carreira, tornou-se treinador e comandou equipes como Ypiranga, Camaçari e Juazeiro.

Após a confirmação da morte do ex-jogador, o Bahia soltou uma nota de pesar. Leia abaixo:

A diretoria do Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Élcio Nogueira da Silva, o eterno ídolo Sapatão, que faleceu nesta sexta-feira (5), aos 72 anos, em Salvador.

Capitão tricolor em todos os títulos da inigualável conquista do heptacampeonato estadual, entre 1973 e 1979, ele estava internado no Hospital da Bahia desde 17 de maio. Nos últimos dias, já na UTI, contraiu a covid-19.

O presidente Guilherme Bellintani já prestou todas as condolências à filha Renata e providenciou uma bandeira para o seu sepultamento. O clube vinha acompanhando o caso desde a semana retrasada através do gerente de marketing Lênin Franco, amigo da família.

Ao todo, Sapatão disputou 450 jogos – em 224 deles o Bahia não foi vazado – e ele marcou 12 gols.

Nasceu em 15 de outubro de 1947, em Campos-RJ.



PUBLICIDADE


Por: Matheus Simoni
26/05/2020 - 12:31:26

Após passagem pelo Bahia em 2004, treinador comandou o Vitória em 2007 na campanha que garantiu o acesso à Série A do Brasileirão

Por Matheus Simoni no dia 25 de Maio de 2020 

 

O técnico Oswaldo Fumeiro Alvarez, conhecido como Vadão, morreu na tarde de hoje (25), em São Paulo, vítima de câncer. Ele estava em tratamento da doença, que acometeu o fígado do ex-futebolista e evoluiu para outros órgãos. O corpo dele irá para Monte Azul Paulista, interior paulista, nesta tarde, de acordo com o site Futebol Interior. Vadão foi técnico da seleção brasileira de futebol feminino e diversos clubes paulistas, além da dupla Ba-Vi.

A passagem pelo Bahia ocorreu em 2004. Em 2007, o treinador comandou o Vitória na campanha que garantiu o acesso à Série A do Brasileirão. Oswaldo Alvares deixa sua esposa Ana Alvarez e dois filhos, Adriano e Carolina Alvares, que fazia a parte de assessoria de imprensa do pai. O velório e sepultamento - restrito aos familiares por conta da pandemia do novo coronavírus - acontecerão em Monte Azul Paulista, sua terra natal.