Por: Agência Brasil
15/12/2021 - 01:17:22

A brasileira Laura Amaro fez história nesta terça-feira (14) ao conquistar a primeira medalha de uma pesista do país em um Campeonato Mundial de levantamento de peso. A carioca de 21 anos foi vice-campeã na prova do arranco, onde o atleta levanta a barra até acima da cabeça de uma vez, sem apoiá-la no corpo. A competição é realizada em Tashkent (Uzbequistão).

Laura, que compete na categoria até 76 quilos, ergueu a barra com 108 quilos na terceira e última tentativa, ficando atrás só da russa Iana Sotieva, que levantou quatro a mais. A norte-americana Martha Ann Rogers, que teve 107 quilos como melhor marca, completou o pódio do arranco.

“Ler uma história é muito legal, mas essa sensação de escrever, saber que o nome vai ficar marcado, saber que vou abrir portas para outros brasileiros dominarem o mundo, não tem preço para mim. Sou a primeira mulher a conquistar uma medalha em Mundial, é de uma representatividade muito grande. Esse trabalho começou no Brasil com meu treinador Saul [Carlos Aveiro], minha nutricionista Dani, meu fisioterapeuta Vitor. Estou muito feliz. O Brasil não vai mais participar não. A gente vai vir para dar trabalho e cada vez mais fazer história”, comemorou Laura, segundo publicação do site da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP).

Ao contrário da disputa olímpica, que leva em conta apenas a soma dos resultados de arranco e arremesso (quando o pesista levanta a barra na altura do ombro, depois a ergue acima da cabeça e aguarda o sinal dos árbitros para soltá-la), nas provas do Mundial há premiação separada. No arremesso, Laura ficou em quarto lugar, com 132 quilos movimentados, dois a menos que a medalhista de bronze Suhyeon Kim, da Coreia do Sul.

Com 240 quilos erguidos ao todo, a brasileira também ficou na quarta posição geral, apenas dois quilos atrás de Sotieva, que ficou com o bronze. A carioca ainda estabeleceu a melhor marca de uma atleta do país, três quilos acima da alcançada por Jaqueline Ferreira e Monique Araújo em 2015.

“Foi sensacional. Perdemos por pouco outras medalhas, foi uma batalha fantástica. Laura se superou de um jeito absurdo, demonstrando que acertei quando falei que ela viria para brigar por medalha, que coloca o Brasil junto com todas as potências mundiais. Quando aparecer a tabela de medalhas, o nome do país estará lá escrito. É isso que importa no dia de hoje. Está mostrando a evolução que o nosso trabalho teve e esperamos que consigamos melhorar ainda mais”, destacou o treinador da seleção, Dragos Stanica, também à CBLP.

A prata de Laura foi a terceira medalha brasileira em um Mundial de levantamento de peso. Em 2018, Fernando Reis herdou dois bronzes (arranco e geral) depois do uzbeque Rustam Djangabaev, que havia terminado ambas as disputas em terceiro lugar, ser pego no doping e ter o resultado cassado. Atualmente, o próprio Fernando está suspenso por doping, flagrado em exame realizado em maio, que custou a participação na Olimpíada de Tóquio (Japão).



Por: Assessoria de Comunicação
10/12/2021 - 22:33:56

Grande nome da modalidade, tradicional equipe paulista buscará o título em duas categorias

O São Paulo DC disputa, no final de semana, no Shopping Paralela, em Salvador (BA), a Fase Final do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3 – 2021, competição organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Grande nome da modalidade, a equipe paulista estará em quadra no adulto e no sub-23 masculinos.

 

Para o manager Gustavo Bracco, o objetivo do São Paulo DC é lutar pelo título nas duas categorias. “Seguimos para Salvador com o objetivo de conquistar grandes resultados nas categorias que estraremos em quadra, nessa Etapa Final do Campeonato Brasileiro. No adulto, buscaremos o tetracampeonato, enquanto no sub-23 corremos atrás da primeira conquista, já no ano passado, na estreia desta categoria, ficamos em segundo, uma vez que jogamos apenas com três atletas”, comentou.

 

A equipe adulta, que joga no domingo (12 de dezembro), terá estes atletas: André Ferros, Jonatas Mello, Leonardo Branquinho e Matheus Parcial. Já o grupo sub-23, que entra em quadra no sábado (11 de dezembro), é composto por: Ítalo Pereira, Lucas Henrique Grafite, Gianluca Campanelli e o Luiz Felipe de Paula.

 

Na fase inicial esta etapa, o time adulto do São Paulo DC figura no Grupo A, ao lado do BSB Jam-DF e Manaus BC-AM. Já a equipe sub-23 também aparece no Grupo A, que conta ainda com Amazon Basketball-AM e UFS-SE. 

 

O regulamento da primeira fase é igual para as duas categorias, ou seja, os dois melhores de cada chave avançam para as quartas-de-final, que já é uma etapa eliminatória. Na sequência, ocorrem as fases semifinal e final.

 

Tabela

 

Sábado (11 de dezembro)

11h20: São Paulo DC x Amazon Basket (sub-23)

16h40: São Paulo DC x UFS (sub-23)

 

Domingo (12 de dezembro)

11h20: São Paulo DC x BsB Jam (adulto)

16h40: São Paulo DC x Manaus BC (adulto)



Por: Fernando Silva, de Sumaré
10/12/2021 - 18:10:02

A direção de prova da FIA para a F1 mandou um recado claro a Max Verstappen e avisou que não vai tolerar atitudes antidesportivas na decisão da F1

Grande Prêmio 

O alto grau de tensão entre Mercedes e Red Bull, o empate na decisão do título e o brake-test feito por Max Verstappen em cima de Lewis Hamilton no último GP da Arábia Saudita acenderam o sinal de alerta sobre uma possível batida definir o campeão da temporada 2021 da Fórmula 1. A direção de prova da FIA para a categoria, capitaneada pelo australiano Michael Masi, emitiu uma nota nesta quinta-feira (9), às vésperas do início das atividades de pista do GP de Abu Dhabi, em que alerta: qualquer tentativa de influenciar o resultado de uma competição de forma contrária à ética esportiva será punida com suspensão de uma ou mais corridas e até mesmo dedução, ou retirada de pontos, para o campeonato.

A mensagem é um recado claro a Verstappen. O holandês chega à decisão do título em Yas Marina empatado com Hamilton em pontos, com 369,5 tentos para cada. No entanto, Max tem a vantagem no primeiro critério de desempate, o maior número de vitórias, nove contra oito de Lewis. A atitude do piloto da Red Bull, sobretudo na última corrida, em que não apenas no brake-test, mas também em determinadas disputas com Hamilton, em que não cedeu e por pouco não provocou uma batida, fez a FIA se posicionar em tom de ameaça.

 

A nota da entidade menciona o artigo 12.2.1 do Código Esportivo Internacional, que trata de sanções para “qualquer violação dos princípios de justiça na competição, comportamento de maneira antidesportiva ou tentativa de influenciar o resultado de uma competição de maneira que seja contrária à ética esportiva”.

 

Masi enfatiza que os comissários desportivos têm liberdade para impor sanções, baseada no regulamento, como suspensão de uma ou mais corridas e retirada de pontos do campeonato para qualquer uma das infrações elencadas acima.

 

Ainda segundo o regulamento, em caso de retirada de pontos, estes “não devem ser deduzidos separadamente da competição do Mundial de Pilotos e de Construtores, exceto em circunstâncias excepcionais”.

 

O alerta da FIA remete à polêmica decisão do título de 1997 entre Michael Schumacher e Jacques Villeneuve. O ex-piloto da Ferrari chegou para a corrida final do campeonato, em Jerez de la Frontera, com 78 pontos, contra 77 do canadense, antigo piloto da Williams.

 

Em disputa por posição, Schumacher liderava a corrida e seria ultrapassado por Villeneuve no grampo do circuito andaluz quando jogou o carro para cima do adversário. O alemão levou a pior, sofreu avarias na suspensão da Ferrari e abandonou. Villeneuve seguiu em frente, abriu caminho para Mika Häkkinen e David Coulthard no fim da corrida, terminou o GP da Europa em terceiro e conquistou seu único título e também o último de um piloto da Williams na F1.

A FIA, semanas depois, decidiu punir Schumacher e lhe retirou todos os 78 pontos do campeonato, mas manteve, para efeito de estatística, todas as cinco vitórias conquistadas naquela temporada.

 

O próximo fim de semana vai marcar o desfecho da temporada 2021 e vai definir o grande campeão deste incrível ano. O GP de Abu Dhabi acontece entre 10 e 12 de dezembro no circuito de Yas Marina.



PUBLICIDADE


Por: O Povo DEZ.
10/12/2021 - 17:10:26

  Segundo o relato da sua filha, Ludimila Cunha, no Twitter, ele não aguentou a emoção durante o jogo e acabou sofrendo um infarto. Ele foi levado a um hospital de Salvador, mas não resistiu.

  Torcedor teve infarto durante jogo do Bahia que resultou em rebaixamento

Um torcedor do Bahia faleceu na noite da última quinta-feira (9), enquanto assistia a partida entre Fortaleza e Bahia, que acabou sacramentando o rebaixamento do Tricolor de Aço.

Segundo o relato da sua filha, Ludimila Cunha, no Twitter, ele não aguentou a emoção durante o jogo e acabou sofrendo um infarto. Ele foi levado a um hospital de Salvador, mas não resistiu.

"Ainda sem chão, a filha não cai.. meu pai teve um infarto assistindo o jogo, parece que abriram um buraco no meu coração, dói tanto", escreveu Ludimila.

Ainda não se sabe o nome e a idade do baiano, mas segundo sua filha, ele não apresentava nenhum sinal de alterações de saúde no dia do jogo.

Em seu histórico de imagens, é possível ver Ludimila ao lado do pai em vários jogos do Bahia na Fonte Nova. Segundo ela, foi dele que ela herdou o amor ao time de Salvador. Antes da partida, ela chegou a postar o seguinte Tweet: "Meu Deus, teste pra cardíaco".

O bahia me tirou meu bem mais precioso, o meu pai.... eu não quero acreditar nisso", disse a torcedora.

Nas redes sociais, uma corrente de solidariedade já se formou em torno do episódio. Diversas pessoas estão mandando mensagens de conforto à torcedora. "O amor pelo Bahia que ele te ensinou será a maior lembrança. Anote aí... que haja um conforto no seu coração. Nós te abraçamos", escreveu uma pessoa no Twitter.

Fotos: Reprodução Do Jornal do Commercio, via Rede Nordeste



Por: O Dia
30/11/2021 - 11:10:10

A passagem de Renato Gaúcho pelo Flamengo chegou ao fim nesta segunda-feira após quatro meses. De acordo com o site “Globo Esporte”, a gota d’água para a diretoria rubro-negra definir a saída do treinador após a final da Libertadores foi ele não ter comparecido a um treino da equipe em Porto Alegre quatro dias antes da decisão. A permanência seria difícil mesmo em caso de título.

O treino em questão, ao qual Renato não compareceu, contou apenas com jogadores titulares que foram poupados no jogo contra o Grêmio. Eles realizaram uma atividade durante o dia, enquanto os reservas enfrentaram o time gaúcho à noite.

 

A ausência de Renato em treinos não era novidade nos bastidores do Flamengo. Ainda segundo o portal, era normal o treinador “se dar folga” quando os titulares da equipe ganhavam descanso e não compareciam ao Ninho do Urubu, o que não foi bem recebido internamente.

 

Com a demissão do treinador, Maurício Souza é quem comandará o Flamengo até o fim do Brasileirão.

 



Por: Uol
30/11/2021 - 11:07:03

A vitória do Atlético-GO sobre o Bahia por 2 a 1 na noite de ontem (29) mexeu com a parte de baixo da tabela do Brasileirão. O Dragão deu um grande passo para permanecer na Série A e acirrou a disputa entre Cuiabá, Athletico, Juventude e o próprio Bahia para evitar a queda.

 

O revés complicou demais a situação do Tricolor baiano, que continua com 40 pontos. Apesar de estar fora da zona do descenso, tem um jogo a mais que o Juventude. Ou seja, basta um simples do time alviverde hoje (30) diante do Red Bull Bragantino para empurrar o Esquadrão ao G4. Dos três jogos que faltam, o time ainda faz dois em casa, contra Atlético-MG e Fluminense, e um fora contra o Fortaleza.

 

O outro clube que está abaixo (excluindo a lanterna e já rebaixada Chape) e tem um jogo a menos é o Cuiabá. O Dourado encara o Palmeiras hoje (30) e, se vencer, pode chegar aos 46 pontos e praticamente se garantir na elite. Além disso, o time ainda terá um confronto direto com o Athletico na sequência, fora de casa. Fortaleza, em casa, e Santos, fora, completam a série de jogos do time.

 

Estas duas equipes com jogos a menos pressionam demais o Athletico. Atual campeão da Sul-Americana e finalista da Copa do Brasil, o Furacão somou apenas 42 pontos até agora e está ameaçado na 15ª colocação. Depois do Cuiabá, o clube ainda recebe o Palmeiras e visita o Sport.

 

Por fim, o Atlético-GO chegou aos 44 e ainda corre riscos, porém tem a Chapecoense como próxima adversária. Com 44 pontos e na 13ª colocação, o Dragão depende apenas de uma vitória neste confronto para se garantir na elite nacional por mais uma temporada.

 

Fortaleza pode decidir

O Tricolor cearense é o sexto lugar com 52 pontos e luta por uma vaga na fase de grupos da Libertadores. No entanto, o Leão do Pici será determinante para a zona de rebaixamento do Brasileirão. Depois de perder para o Santos por 2 a 0, no jogo que praticamente livrou o Peixe do descenso, o Fortaleza terá mais três jogos contra as equipes da parte de baixo da tabela.

 

Em casa, recebe o Juventude na sexta (3) e o Bahia na outra quinta (9), na rodada final do torneio. Para completar, entre os jogos encara o Cuiabá fora de casa na segunda (6).

 

Risco muito alto

Na penúltima e 19ª colocado com 33 pontos, o Sport está muito próximo do rebaixamento. O time terá sua queda decretada ainda hoje (30) caso o Juventude ganhe. Pois, o Alviverde irá deixar a zona da degola e chegará aos 43 pontos, ultrapassando o Athletico, que se tornaria o primeiro clube fora do Z-4, com 42. Com apenas mais três jogos pela frente, o Leão da Ilha poderia no máximo igualar a pontuação do Furacão, mas perderia no número de vitórias (só chega a 11 e o Rubro-Negro tem 12).

 

O Grêmio continua em uma situação complicada e aposta todas suas fichas no confronto com o São Paulo nesta quinta (2), às 20h. Com 36 pontos, o time gaúcho ainda pode alcançar os 45, que é a pontuação atual do Tricolor paulista. Além de fazer sua parte contra o Corinthians, fora, e o Atlético-MG, em casa, o Imortal ainda terá que torcer por tropeços dos rivais para não ser rebaixado.

 

Praticamente aliviados

O São Paulo, 12º com 45 pontos, é a equipe com calendário mais fácil nesta reta final. O time visita o Grêmio e recebe o Juventude, duas equipes em situação inferior ao Tricolor. Por fim, a rodada final será contra o América-MG, fora de casa. Até lá, é bem provável que os dois times façam este jogo sem grandes pretensões no torneio.

 

Em décimo, com 46 pontos, o Coelho olha mais para a parte de cima da tabela do que para a degola. Ainda com chances remotas de queda, recebe a Chapecoense hoje (30) e visita o Ceará antes da rodada final.

 

Para completar a lista dos clubes que conseguiram uma distância da degola, o Santos, com a mesma pontuação do América, mas um posto atrás por ter pior saldo de gols (-1 a -6), tem apenas mais dois jogos no ano. A equipe vista o Flamengo e encerra sua trajetória na Série A diante do Cuiabá, na Vila Belmiro.

 

Confira a tabela das equipes que ainda têm chances de queda

América-MG: Chapecoense (casa), Ceará (fora) e São Paulo (casa).

 

Santos: Flamengo (fora) e Cuiabá (casa).

 

São Paulo: Grêmio (fora), Juventude (casa) e América-MG (fora).

 

Cuiabá: Palmeiras (casa), Athletico (fora), Fortaleza (casa) e Santos (fora).

 

Athletico: Cuiabá (casa), Palmeiras (casa) e Sport (fora).

 

Bahia: Atlético-MG (casa), Fluminense (casa) e Fortaleza (fora).

 

Juventude: Bragantino (casa), Fortaleza (fora), São Paulo (casa) e Corinthians (casa).

 

Grêmio: São Paulo (casa), Corinthians (fora) e Atlético-MG (casa).

 

Sport: Flamengo (casa), Chapecoense (fora) e Athletico (casa).

Foto: Bruno Corsino



PUBLICIDADE


Por: oglobo.globo.com
25/11/2021 - 17:55:13

Semanas antes da morte de Diego Maradona completar um ano, a Lazio, da Itália, usava dizeres simbólicos para criticar um trecho da série documental e biográfica “Maradona: a conquista de um sonho”. Em comunicado, o clube dizia que uma cena em que o personagem de Diego se refere ao clube como “os fascistas” não tinha apoio na realidade. “Afasta-se dos pensamentos do próprio Maradona, que mostrou em muitas ocasiões ser amigo da Lazio”, dizia o clube. Hoje, um ano após sua morte, Maradona segue envolto em polêmicas. Sua memória é alvo de disputas judiciais envolvendo clubes, família e advogados. Em comum, todos buscam a última palavra sobre que o "Pibe" diria, sentia ou faria.

 

FOTO :PILAR OLIVARES / REUTERSÁrea

“A conquista de um sonho”, produção da Amazon, foi a última grande obra sobre sua vida autorizada pelo próprio Maradona. O ex-jogador se mostrava animado em suas redes com o projeto, anunciado em 2019. A ideia era que o documentário estreasse em outubro de 2020, para comemorar os 60 anos de Diego. Mas a produção acabou adiada pela pandemia, e o ídolo morreu sem ter “se assistido" nas telas.

 Foto: VALERY HACHE / AFP

Isso não impediu que a série fosse rodeada de polêmicas. Segundo portais de notícias argentinos como o "Infobae", Diego teria deixado um documento explicitando momentos de sua vida e carreira que gostaria que fossem adaptados, muitos deles pessoais e controversos. A ex-esposa do craque, Claudia Villafañe, entrou na Justiça pleiteando a retirada de algumas cenas antes do lançamento. Filhas do craque com Villafañe, Dalma e Gianinna, as mais velhas de seus primogênitos, também nunca foram simpáticas à obra.

Foto: VALERY HACHE / AFP

— Não vou assistir. Até está disponível aqui na Itália, mas não tenho interesse — disse outro irmão, Diego Júnior, à imprensa argentina.

Os cinco filhos reconhecidos do craque, grupo que também tem Jana e Diego Fernando, são protagonistas de uma intensa batalha judicial pela herança, pelas marcas e , acima de tudo, pelo legado de Maradona.

 

Foram os herdeiros que criticaram o Napoli, clube do qual Diego é ídolo, por prestar homenagem com o rosto do ex-jogador em uma camisa de jogo. O motivo: um acordo com Stefano Ceci, um dos ex-agentes de Maradona, hoje rival judicial dos herdeiros.

 

— A camisa de homenagem ao meu pai é um motivo de orgulho, mas lamento a falta de consideração do Napoli. Nós, herdeiros legítimos, nunca estivemos envolvidos nisto e não demos o aval para esta operação — reclamou Diego Júnior.

 

Italiano, Ceci trilhou o caminho de muitos dos principais aliados de Diego em vida. De fã, passou a amigo, e de amigo, passou a gerenciar parte de seus negócios. Hoje, é um dos que briga pelo uso das marcas do Pibe. Recentemente, outro contrato negociado por Ceci sofreu um revés judicial. A Sattvica, empresa do advogado Matías Morla, moveu na Justiça uma ação pedindo a exclusão das imagens de Maradona do game “FIFA 22”.

Legado incerto

Morla fecha a tríade de lados envolvidos na grande disputa. É também o mais controverso desses personagens. Uma das últimas pessoas a se aproximar do craque ainda em vida e ganhar sua confiança, o jurista e empresário ganhou, em decisão recente da Justiça Argentina, 100% de controle sobre as marcas de Diego.

 

A briga nos tribunais é tão intensa e incerta que até a Copa da Liga Argentina, batizada de Copa Diego Armando Maradona em 2020, acabou tendo o nome do ex-jogador retirado para se evitar problemas judiciais.

 

Morla foi um dos vários ouvidos na investigação sobre a morte do ídolo — ainda com desdobramentos em andamento — e é desafeto público de Dalma e Gianinna. Foi proibido pelas duas de comparecer ao velório.

 

“Graças a Deus você não foi, porque as pessoas passariam e gritariam ‘assassino’ para você. Eu te salvei de um desgosto”, disse Dalma em postagem no Instagram, em dezembro.

 

Em seu depoimento mais recente, Morla acusou as irmãs de negligência e irresponsabilidade no tratamento do pai após a retirada de um hematoma subdural na cabeça.

 

Doutor em história comparada e pesquisador do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte da Uerj e do Sport-UFRJ, Alvaro do Cabo explica que o conceito de “enquadramento de memória” pode traduzir o que é passível de acontecer com o legado de Maradona nos próximos anos, em meio à disputa entre os herdeiros e os demais interessados. O conceito dá conta de uma frequente reconfiguração nas memórias sobre grandes eventos ou ídolos após suas mortes, caso de Diego. As novas perspectivas e a passagem do tempo estariam ligadas a essas transformações.

— Esse é um processo que vai continuar. Pode acabar trazendo um certo enquadramento de memória, dependendo de que lado tiver mais força para tornar sua versão verossímil.

 

Por outro lado, o professor acredita que a imagem de Diego como ídolo do esporte, propriamente, sofrerá menos com o passar dos anos.

 

— Para os amantes de futebol, do Maradona, os que o têm como ídolo... a imagem dele enquanto jogador espetacular e um ser humano muito particular na sua vida intensa sempre vai ser idolatrada, independente de quem ficar com o local de fala, quem ficar com o legado.

 

Na Argentina, a disputa judicial segue causando repercussão, em especial pelo conflito entre Morla e as irmãs, que agita as redes sociais. Mas o clima em nada abala a devoção pelo maior ídolo do futebol do país. No dia 31 de outubro, quando Diego completaria

— O público consome esse conteúdo, mas muito mais está voltado para a festa geral que sempre há para Maradona. Nos jogos, há aplausos aos 10 minutos, há homenagens em cada partida, murais são pintados em todos os lugares. Ou seja, é uma evocação contínua, mas sempre mais voltada para o ídolo que move as pessoas — diz Diego Macias, do jornal argentino "Olé".

 

Biografia e acervo

Maradona partiu sem deixar uma grande e centralizada biografia, mas inspirou filmes, documentários e trabalhos acadêmicos registrando seu tamanho para o esporte da Argentina. Parte de seu acervo, que inclui objetos pessoais, carros e outros bens com menor valor sentimental, será leiloado no próximo dia 19. O dinheiro arrecadado será repartido para que os filhos possam pagar as custas do processo de herança. No inventário do jogador, há até uma carta assinada por Fidel Castro, ex-mandatário de Cuba e seu amigo.

 

 Enquanto isso, Diego segue acumulando polêmicas em seu nome, mesmo no pós-morte. Algumas que mexem com o lado passional de seus seguidores, como a teoria de que teria sido enterrado sem seu coração, ou que nem sequer tenha sido enterrado. Outras, relativas a supostos filhos fora dos casamentos, que tentam seus reconhecimentos a tempo de entrar na partilha. Em uma acusação mais grave, a cubana Mavys Alvarez alega que Maradona a estuprou quando ainda era uma adolescente. O descanso eterno para um ícone ainda terá que esperar.

 



Por: Redação do ge — Rio de Janeiro
25/11/2021 - 17:31:13

 Presidente Alejandro Domínguez acredita que a confederação promoverá maior "justiça esportiva" em suas competições sem a diferenciação para gols marcados por visitantes

A Conmebol anunciou nesta quinta-feira que não vai ter mais o critério do "gol do visitante" em suas competições. Todos os gols passam a ter o mesmo valor, e o gol fora de casa não será considerado como fator de desempate. Com isso, segundo a entidade, haverá maior "justiça esportiva".

 

A decisão foi anunciada primeiro pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e depois compartilhada pela confederação em seus canais oficiais. A medida é divulgada no mesmo dia de reunião do conselho da entidade na sede em Luque, no Paraguai, que tratou do encerramento da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores dos times femininos.

 

Além disso, a reunião desta quinta-feira tratou dos preparativos para a final da Copa Libertadores masculina, marcada para o próximo sábado, entre Palmeiras e Flamengo, em Montevidéu. Representantes dos dois clubes brasileiros estiveram com integrantes da confederação sul-americana e autoridades uruguaias para acertar os últimos detalhes, como a operação de segurança.

 

A Conmebol segue então o mesmo caminho da Uefa, que decidiu no fim de junho acabar com a regra do gol fora de casa para as competições de clubes. O critério do "gol como visitante" havia sido implementado em confrontos eliminatórios da Libertadores e da Sul-Americana a partir de 2005. De 2008 em diante já não valia mais para a final (disputada em duas partidas até 2018).

 



Por: Eduarda Toralles/Nossa Cara
22/11/2021 - 22:07:15


A participação de nove duplas de Eunápolis na última edição da Ultramaratona de Mountain Bike Brasil Ride, mostra que o ciclismo local está cada vez mais preparado para enfrentar competições do nível da Brasil Ride, que foi realizada em Arraial d’Ajuda e Guaratinga, de 07 a 13 de novembro.
 

A dupla Gilmar e Elias Santos no percurso da terceira etapa.


O ciclista Henrique Couto, que além de participar da competição tendo como parceiro Henrique Pinta, ajudou a organização do evento a preparar as trilhas, ressaltou que os ciclistas de Eunápolis tiveram um bom desempenho na Brasil Ride. “Todos os anos tem uma boa participação de ciclistas eunapolitanos, sempre com sete ou mais duplas. Todos se prepararam e conseguiram completar a participação”, destacou Couto.

Francys e Diego apos a chegada de uma das etapas no acampamento em Guaratinga.

Henrique Pinta subindo a Serra da Librinosa na quarta etapa

O Ciclista destacou  ainda que a Brasil Ride, por ser uma competição realizada na região, possibilita a participação de ciclistas locais. “Vale ressaltar também, que quem não participar dos  sete dias, pode participar só do último dia da competição”, o que possibilitou que outros ciclistas com menos tempo de treino, ou preparo físico, também participassem da competição.

 CICLISMO – Couto destaca, que a prática de ciclismo vem crescendo, principalmente depois da Pandemia, por ser uma atividade física praticada ao ar livre, em ambientes diversos e que possibilita desafios crescentes aos praticantes. “Quanto mais treinamos, mais buscamos desafios, o ciclismo possibilita isso, a busca de ladeiras mais íngremes, locais mais distantes, novas técnicas para enfrentar trilhas cada vez mais desafiadoras. É um esporte que tende a crescer cada vez mais”, avaliou ele.

O ciclista destacou ainda que além do ciclismo ser uma excelente forma de praticar uma atividade física, é uma atividade esportiva que traz benefícios financeiros para a região.  “Competições como a Brasil Ride, movimenta o comércio local. Foram sete dias de competição, que reuniu atletas de vários países”, concluiu Couto.


Parceiros nesta empreitada

DUDA BIKES - Av. Mal. Castelo Branco, 70 - Centro, Teixeira de Freitas - BA, 45995-041 - 73 3013.3802/ 99818-8705 | E-mail: dudabikes@hotmail.com

Pousadas FLAMBOYANT e AQUARIU (Raone).

SOUZA CICLO – Pedalando com vocês
Av. Santos Dumont, 642 – Centro – Eunápolis – Bahia – Fone: 3281-0507.

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Eunápolis
Rua Pedro Calmon, 242 – Centro – Eunápolis - Fone: 3281-3022.

MED CENTER A medicina do futuro atuando no presente
Av. Conselheiro Luís Viana, 111, Eunápolis - BA - Telefone: (73) 3261-8200.

EUNAPOLIS IMPORTADOS
E-mail: eunapolisimportados@hotmail.com,eunapolisimportados@gmail.com
END RUA 05 DE NOVEMBRO Nº33 - CENTRO - EUNÁPOLIS BA - TELEFONE 73-3261-5307

SICONTEC – Assessoria Contábil - www.sicontec.com.br
Rua Lions, 396 1º. Andar - Eunápolis – Bahia – Telefone: 3281-5198 – E-mail: sicontec@inforloc.com.br

RESTAURANTE DO JOILDO – Pratos típicos e regionais e um delicioso churrasco
Estrada do Mucugê, 01 – Arraial D`Ajuda – Porto Seguro – Bahia – Telefone: (73) 3275-2021
instagram: @churrascariadojoildo – E-mail: churrascariadojoildo@live.com

CABANA GRANDE 

CARLITO JUNIOR – Advogado

HOSPITAL DA BIKE - Rua Wilson Nunes, 700 Juca Rosa – Eunápolis – Bahia
73 81667882 WhatsApp

LANCHERIA PIT STOP – Av. Dom Pedro II,   - Centro – Eunápolis – Bahia

SANTIN BIKE - Rua Luiz Viana filho 54 centro Porto seguro 73 98805-0606 WhatsApp
instagram: santinbike

Fotos: Urbino Brito-Nossa Cara

BRUTALIDADE – Segundo Couto, os participantes tiveram que vencer os próprios limites para conseguir completar todas as etapas da competição, percorrendo longas distancia, com ladeiras íngremes, muito barro, sol intenso ou chuva forte. “No dia que tivemos que ir de Arraial a Guaratinga, por exemplo, enfrentamos um sol de 40 graus. Depois foram dois dias de chuva, isso tornou a prova bem desafiadora”, ressaltou ele.

Além das adversidades do tempo e da dificuldade das trilhas, Couto enfatiza que em uma competição, como a Brasil Ride, os ciclistas também têm que estar preparados para lidar com adversidade como bicicletas estragando, parceiros passando mal, dentre outras. “Tem que estar realmente preparado, cuidando da alimentação e do sono”, destacou.

Além da dupla formada por Henrique Couto e Henrique Pinta, o ciclismo de Eunápolis marcou presença na Brasil Ride com a participação dos ciclistas João Ricardo Becker e Rafael Lagas;  Ada PiresElias Santos e Gilmar Almeida(Guaratinga); Eduardo Hackenhaar e Valter JuniorDiego Santos e Francys SarcinelliNeto Nodir e Léo Campos; e de Luan Ferreira e Alexandre Barreto e Ricardo Batista.



PUBLICIDADE


Por: Rose Marie Galvão
19/11/2021 - 19:21:06

O Grupo MCA de Capoeira realiza nos dias 20 e 21 (Sábado e Domingo) a 5ª edição do Encontro Cultural de Capoeira, na Escola Municipal Frei Giuseppe Iacoiello, no Bairro Tiago de Mello II, em Eunápolis sob a coordenação do Contra-Mestre Diel com o apoio de Sandro Capoeira e do Mestre Muringa. O evento reúne capoeiristas para trocar de experiências e valorizar a cultura popular afro-brasileira. 

O objetivo do evento é promover a socialização e o intercâmbio entre adeptos, estudantes e praticantes de capoeira, através de atividades socioculturais, educacionais, musicais, esportivas e de cunho turístico. 

Contra-Mestre Diel, organizador do evento e treinel do grupo MCA de capoeiristas, explica que o encontro é importante porque fomenta a cultura popular e possibilita trocas interartísticas. “Vamos ter muita variedade, além da capoeira teremos oficina de maculelê, rodas de conversas, palestras, batizado e troca de cordões”, contou. 

Além dele, o projeto contará com a presença de renomados capoeiristas do cenário local e de diferentes lugares do Brasil, como, por exemplo, o Mestre Garrote de Itabuna, no sul da Bahia, e o Mestre Fernando, GCFN da cidade de Serra, no Espírito Santo, além de profissionais de diversos segmentos. 

DIA MUNICIPAL DA CAPOEIRA 

Nesta sexta-feira (19 de novembro) é comemorado em Eunápolis o Dia Municipal da Capoeira. A data foi instituída no calendário local em 2015, quando a Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do vereador Lucas Leite (PT) reconhecendo a Capoeira como Patrimônio Imaterial do Município, protegendo e salvaguardando esta manifestação cultural de origem genuinamente afro-brasileira, no sentido de divulgar e perpetuar esta cultura popular. 

PROGRAMAÇÃO 

Sábado, dia 20 de Novembro 

8h às 9:30h – Café da Manhã com recepção e inscrição dos participantes 

9:30h às 11h – Oficina com Mestre Garrote e Grupo CDO de Itabuna 

11h Roda 

Almoço das 12h às 14h 

14h às 16h – Oficina com Mestre Fernando, GCFN da cidade de Serra, no Espírito Santo 

16h às 18h – Papoeira Especial 

18h às 20h – Roda 

21:20h - Jantar 

Domingo, dia 21 de Novembro 

8h às 9:20h – Café da Manhã 

09:30h às 11h Oficina de Maculelê com Dija G C V L de Itarantin 

Batizado e troca de gradução 

Almoço