Por: Laís Nascimento/GOVBA
16/01/2024 - 09:09:10

Torcedores poderão assistir a todos os 51 jogos da competição 

 

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta sexta-feira (12), a transmissão do Campeonato Baiano - Série A pela TVE. A disputa da elite estadual 2024 começa neste domingo (14) e a novidade dessa edição é a exibição, com exclusividade, de todos os 51 jogos do torneio pela emissora pública.  

Na oportunidade, o governador inaugurou o sinal digital da TVE e da TV Educa Bahia em mais 100 municípios, totalizando a transmissão para 258 municípios baianos. Com a ampliação do sinal, agora 13 milhões de pessoas poderão acompanhar a competição.  

 O documento assinado pelo governador autoriza a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por intermédio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), a celebrar contrato com a Federação Baiana de Futebol (FBF), para cessão de direitos de transmissão ao vivo da Série A da edição 2024 do Baianão. “Nós queremos ampliar, chegar aos 417 municípios, queremos chegar ao interior, porque as imagens, às vezes, não conseguem chegar aos povoados. Eu quero registrar a minha alegria em poder chegar ao Campeonato Brasileiro com dois clubes da Bahia. Quero e desejo chegar com mais clubes, é essa a intenção”, afirmou Jerônimo, pontuando sobre a visibilidade que a transmissão da TVE traz para o futebol baiano.  

Com a presença de torcedores, atletas e dirigentes dos times, além de prefeitos, foi anunciada a maior transmissão da história da competição em parceria com a FBF. Participarão Atlético, Bahia (atual campeão), Bahia de Feira, Barcelona, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória. “Hoje, a parceria da TVE com o futebol baiano é a principal, independente de outros patrocínios, mas é ali que a gente consegue realmente transmitir, levar emoção, a cada telinha, a cada casa das pessoas que estão impedidas, por algum motivo. A TVE tem um papel fundamental para que a gente possa levar essas transmissões e levar o entretenimento para todos”, declarou o presidente da FBF, Ricardo Lima. 

Baiano, de Vitória da Conquista, o atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, fala da emoção ao acompanhar o campeonato estadual, direto de Paris, quando esteve, a trabalho, na França, graças a transmissão da TVE. "Isso diz tudo, (a transmissão dos jogos pela TVE) expandiu para o mundo inteiro e todos os jogos do campeonato estadual, seja da série A, da série B, do feminino, das divisões de base, intermunicipal, são um sucesso pleno e eu acho que o torcedor baiano está bem assistido através da emissora e eu quero parabenizar por mais esse avanço e por mais essa consolidação desse contrato", enfatizou o presidente.  

 

A secretaria Adélia Pinheiro – ao falar sobre a especificidade da Bahia, cujo sistema de rádio e de televisão públicos está vinculado à Secretaria de Educação, – lembrou da importância da ampliação do sinal, também para a transmissão dos jogos do Campeonato Baiano. "A comunicação pública é um canal específico dedicado à educação, comunicação transparente, informação das políticas públicas da população. Então, é muito importante ter a TVE chegando a mais 100 municípios, alcançando 13 milhões de baianas e baianas, trazendo para a sua programação a transmissão do Campeonato Baiano, que mobiliza toda a população baiana em torno, fazendo com que tenhamos um canal potente de comunicação, de políticas públicas, de informação, de interesse da população, chegando a um maior número de pessoas", pontuou a titular da SEC. 

 

O diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, destaca a programação da TVE e da TV Educa Brasil para os 100 municípios baianos que passam a receber o sinal: “a partir de hoje, estas cidades conseguem acompanhar, em sinal digital aberto e gratuito, a TVE, com a sua programação diversa, que tem desenho para criança, tem jogo de futebol do campeonato baiano, tem filmes, séries, tem documentários. Mas tem, também, noticias da Bahia”. 

 

A emissora transmite os dois primeiros jogos do torneio neste domingo (14), entre Bahia de Feira e Jacobina, a partir das 16h, e Itabuna e Atlético, às 18h30. A rodada continua na quarta-feira (17), com três partidas na tela da TVE. As transmissões iniciam às 17h com Barcelona e Juazeirense. Às 19h15, a bola continua rolando com Jacuipense e Vitória e, às 21h30, com Bahia e Jequié, encerrando a rodada.   

 

Na primeira fase, as equipes integram um único grupo e disputam partidas entre si durante nove rodadas. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais e se enfrentam em partidas de ida e volta. 

 

Atual campeão baiano, o Bahia conquistou o seu quinquagésimo título da competição em 2023, na final contra o Jacuipense. O time vai em busca do bicampeonato, em partida de estreia em casa, contra o Jequié. O presidente do Esporte Clube Bahia, Emerson Ferretti, lembra que a TVE presta um grande serviço ao futebol a partir da transmissão do Campeonato Baiano. "Os clubes do interior quase nunca têm visibilidade, a não ser quando jogam contra Bahia e Vitória. E é um dia só. Então, é importante que quando eles se enfrentem, e a TVE faz isso muito bem, a transmissão da totalidade dos jogos, para que todo mundo tenha as mesmas oportunidades, principalmente de visibilidade", concluiu Emerson. 

Para a vice-presidente da Associação Desportiva Bahia de Feira, Mayara Correia, o alcance que a TVE tem na Bahia, fora da Bahia, para as pessoas que estão no exterior e acompanham os jogos, é um grande diferencial. "Recebemos muitos relatos de pessoas de outros estados que conheceram o Bahia de Feira, acompanhando pelo YouTube, ou pela TV aberta, e passaram, de alguma forma, a ter, também, o Bahia de Feira como um time do coração, talvez um segundo time do coração. Isso é muito importante porque aproxima o torcedor do Bahia de Feira", conta. 

 

A cobertura na TVE terá narração de Valter Lima, Rainan Peralva, com comentários de Rodrigo Araújo, e inclui, ainda, conteúdos exclusivos no Instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e Twitter.com/tvebahia. Os torcedores poderão acompanhar todas as partidas, ao vivo, no canal do YouTube (/tvebahia), seguir o canal oficial da emissora no Whatsapp, além de  interagir pela mesma rede através do número 71 99626 0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.   

 

Serviço 

Campeonato Baiano começa domingo com transmissão exclusiva da TVE 

 

Primeira Rodada 

 

Bahia de Feira x Jacobina 

Domingo (14), às 16h 

 

Itabuna x Atlético 

Domingo (14), às 18h30 

 

Barcelona x Juazeirense 

Quarta (17), às 17h00 

 

Jacuipense X Vitória 

Quarta (17), às 19h15 

 

Bahia X Jequié 

Quarta (17), às 21h30 

 

Onde: TVE e Youtube.com/tvebahia 

 

Repórter: Laís Nascimento/GOVBA 



Por: CNN Brasil
09/01/2024 - 09:57:34

Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Dorival Júnior será o novo técnico da Seleção Brasileira para o ciclo da Copa do Mundo de 2026. O treinador aceitou a proposta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e vai deixar o São Paulo.

O anúncio oficial deve ser feito apenas nos próximos dias, já que a CBF está focada em se despedir do ídolo Zagallo, morto aos 92 anos.

A CNN confirmou o aceite de Dorival com fontes próximas ao negócio.

Multicampeão por Flamengo e São Paulo

Nas últimas duas temporadas, quando comandou Flamengo (em 2022) e São Paulo (2023), Dorival foi campeão da Libertadores e bicampeão da Copa do Brasil em edições consecutivas.

Aos 61 anos, ele deixa o São Paulo para assumir a Seleção após comandar o time paulista em 54 partidas, com 25 vitórias, 13 empates e 16 derrotas.

 

Clubes da carreira de Dorival Júnior como técnico

São Paulo
Flamengo
Ceará
Athletico-PR
Santos
Palmeiras
Vasco
Fluminense
Internacional
Atlético-MG
Coritiba
São Caetano
Cruzeiro
Sport
Avaí
Juventude
Fortaleza
Criciúma
Figueirense
Ferroviária

Fonte: CNN Brasil



Por: José Orlando/Atlanticanews
05/01/2024 - 10:42:56

Reconduzido ao cargo, presidente da entidade afirma que primeira meta é escolher comissão técnica definitiva do Brasil. Atual treinador, Fernando Diniz tem contrato até junho de 2024.  Por Martín Fernandez e Raphael Zarko — Rio de Janeiro 04/01/2024 

 

De volta à presidência da CBF - após liminar concedida, nesta quinta-feira, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes -, Ednaldo Rodrigues disse à revista "Veja" que sua primeira meta será escolher a comissão técnica definitiva da seleção brasileira. O dirigente foi reconduzido ao cargo por liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

 

Segundo apuração do ge, os nomes na mesa do - de novo - presidente da CBF são Dorival Júnior, hoje técnico do São Paulo - tem contrato até o fim de 2024 no Morumbi -, e o ex-jogador Filipe Luís, que se aposentou do futebol profissional pelo Flamengo no fim de 2023.

 

Filipe Luís fez cursos da CBF Academy e tem desejo de se tornar treinador. As últimas habilitações já o permitiam treinar times de categorias de base (licença B) e profissionais (licença A).

 

Ednaldo tomou a decisão de escolher técnico em definitivo na Seleção depois que o plano anterior, de ter Carlo Ancelotti a partir do meio deste ano, foi por água abaixo após a renovação do treinador italiano com o Real Madrid.

 

O técnico da Seleção hoje é Fernando Diniz. Também comandante do Fluminense, ele tem contrato com a CBF até o meio deste ano - e os dirigentes tricolores sempre reforçaram que não queriam perdê-lo para a Seleção.

 

“(Primeira meta é) Inscrever a seleção brasileira no torneio pré-olímpico e resolver a questão do técnico e da comissão técnica definitiva da seleção principal”, declarou Ednaldo à Veja.

O fato de a Copa América ser disputada durante o Campeonato Brasileiro, o que vai fazer com que os clubes fiquem desfalcados por nove rodadas, seria um inconveniente a mais para manter a atual dupla função do atual treinador da Seleção e do Fluminense.

 

Em outro trecho da entrevista para a "Veja", Ednaldo contou que soube da liminar do STF quando estava no hospital com a esposa, que está internada. Ele manteve a decisão de não se candidatar novamente à presidência da CBF caso seja realizada eleição em 2025.



PUBLICIDADE


Por: Bolavip Brasil
03/01/2024 - 20:16:09

A diretoria do Flamengo vem trabalhando em conjunto com a comissão técnica para garantir um elenco forte na próxima temporada.

Buscando a qualificação do elenco

Com o auxílio da comissão técnica comandada por Tite, o Flamengo vem trabalhando no mercado com objetivo de qualificar o elenco para a temporada. A intenção é realizar uma reformulação na equipe.

Rubro-Negro quer é manter um elenco forte e competitivo, mas sem grande impacto na folha salarial da equipe. Por conta disso, a saída de alguns jogadores acabou dando maior autonomia para a equipe na busca por peças de reposição.

 

Mas, apesar de ter como objetivo o rejuvenescimento e a reformulação da equipe, algumas saídas ainda não são cogitadas pela gestão. Dentre elas, está a de Gabigol, o camisa 10 da Gávea, que vinha tendo seu nome vinculado ao Corinthians.

O diretor de futebol da equipe paulista, Rubens Gomes, destacou que vê a negociação como difícil, mas que pode se tornar realidade. “Hoje o Gabigol é apenas um sonho, mas que pode se tornar realidade. É uma negociação extremamente difícil, um jogador que dispensa comentários”, revelou o mandatário durante entrevista à Rádio Guaíba.  

A regra é clara

Apesar de todo o interesse do Corinthians na contratação do jogador, quem tem contrato com o Flamengo até o fim do ano, a gestão definiu sobre o futuro. Já que a equipe carioca não tem a intenção de reforçar um concorrente direto.

Fullscreen buttonGabigol é o dono da camisa 10 do Flamengo, que foi de zico. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Gabigol é o dono da camisa 10 do Flamengo, que foi de zico. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Com isso, o Flamengo já definiu as condições para a saída do dono da camisa 10 da equipe e, inclusive, já avisou os seus representantes. Uma saída agora em janeiro aconteceria apenas para o mercado internacional.

Mas, apenas diante de uma proposta entre 25 a 30 milhões de euros, o que varia entre R$ 133 milhões a R$ 159,7 milhões na cotação atual. Apesar de estar em baixa na última temporada, a gestão entende a importância do jogador no elenco.

Na Betnacional, você acompanha a Premier League e pode ganhar muitos prêmios. Confira as partidas do Inglês para essa semana e faça a festa!



Por: José Orlando/Atlanticanews
18/12/2023 - 20:16:59

A AABB de Eunápolis, foi o palco, na manhã desse sábado(16/12), um encontro de amigos e futebolistas que no passado se destacaram no futebol eunapolitano, atuando em vários clubes que disputou o campeonato eunapolitano. 

A confraternização reuniu diversas personalidades esportivas que atuaram nos anos 80 e 90.

Esse encontro que foi um sucesso, proporcionou reencontros de alguns amigos que não se viam há muito tempo, como no caso Toninho bago mole, Ju de Guaratinga, Hermes, Vitor da caixa, dentre outras personalidades presentes. Essa iniciativa partiu de Jânio Bahia com apoio de Afrânio da Motral, e que foi abraçada por todos, e o resultado foi bastante positivo. O som ficou por conta de Lourinho Soares que deu um show, com seu repertório eclético. 

O segundo encontro promete ser melhor, garantiu Jânio Bahia.

 



Por: Redação/Atlanticanews
01/12/2023 - 06:26:11

Atletas de todo o estado estão em contagem regressiva para o Campeonato Baiano de Jiu-jitsu, que acontecerá no próximo domingo (3), em Eunápolis, no extremo sul. No sábado (2), será realizada a pesagem, com kimono, das 16h às 18h.

A organização reforça que será obrigatório estar com kimono e documento de identificação na hora da pesagem, que acontecerá no Cambui Supermercados. “Quem não puder efetuar a pesagem no sábado, poderá se pesar no domingo, no ginásio, antes da luta, conforme cronograma”, destaca.

A competição conta com o apoio do Atlântica News.



PUBLICIDADE


Por: Redação/Atlanticanews
28/11/2023 - 09:03:49

A Seleção Pataxó Aktxurá Eoató foi a campeã da 2º Copa Indígena de Futebol, em partida realizada neste domingo (26), no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador. A equipe da Terra Indígena Coroa Vermelha, pertencente aos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no extremo-sul da Bahia, venceu a final, com uma goleada de 5 a 2, contra a Seleção Indígena Tuxá Coité/Ibotirama, representante das comunidades do oeste baiano. O terceiro lugar ficou com a Seleção Indígena Tamandaré Tupinambá, que representou a região sul do estado, ao vencer, na disputa de pênaltis, a Seleção Indígena Tuxá Banzaê, do norte baiano. A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participou da atividade no sábado (25).

“O povo Pataxó da nossa aldeia, o povo de Barra Velha, foi campeão da primeira etapa da Copa e hoje, na segunda etapa, campeão com o povo Pataxó da Coroa Vermelha, mas nós estamos aqui, não só apresentando o povo Pataxó, mas as 32 etnias que existem na Bahia, o 2º maior estado indígena, e participar de um evento grandioso como este é uma felicidade muito grande para todos nós”, comemorou o capitão do time campeão e chefe da aldeia Pataxó, Cacique Tururim.

A 2ª Copa Indígena de Futebol – Kwá Tepé Turusú Yapisáwa, que teve início em setembro último, foi realizada em três fases, com as etnias distribuídas geograficamente em quatro eixos: norte, sul, extremo-sul e oeste do estado. A realização da competição é considerada de grande importância pelo enfoque social e cultural.

“Foi uma copa belíssima. Mostramos a cultura dos povos indígenas, somos os povos originários do nosso estado, representamos a cultura, que é tão diversa, mas tão bonita. Com a superintendência, que fica dento da Sepromi, existe a determinação de transversalizarmos, com a Setre, a Sudesb, nesse pacote que traz uma política pública de promoção do esporte, assim como a Educação, que também é uma parceira”, agradeceu a superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó.

Com investimento de cerca de R$ 350 mil, o Estado proporcionou às comunidades indígenas incentivo à prática de esporte e a integração entre os povos. “O Governo do Estado compreende a grande diversidade da sua população, e os povos indígenas também praticam esportes, são amantes do futebol, apresentaram um futebol de alto nível, mobilizando as torcidas e as paixões dos seus povos. Por isso, merecem que os investimentos os alcancem”, defendeu a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães.

A competição contou com o apoio da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e a Federação Baiana de Futebol (FBF), com apoio do Esporte Clube Bahia.

“O governador Jerônimo Rodrigues já tinha determinado, e já existe uma política transversal sendo realizada. Tanto na área do esporte, do artesanato, da economia solidária, existe uma política integrada com as comunidades indígenas, os povos originários, e isso é muito importante, porque não só integra, mas faz com que as políticas públicas cheguem na ponta e com ações permanentes”, destacou o titular da Setre, Davidson Magalhães.

Fotos: Rafael Martins/ GOVBA

 

 



Por: AtlanticaNews
27/11/2023 - 09:36:59


O Ginásio de Esporte ACM abre suas portas para competição de artes marciais em alto nível. É a Final do Campeonato Baiano 2023 de Jiu-Jitsu, que acontece no domingo (03) de Dezembro a partir das 10 horas.

A competição conta com lutas para todas as categorias de peso e idade, desde as categorias Kids 1 (04 e 05) Anos até as categorias de Másters 5 (65 Anos Acima), nas faixas brancas a preta.

A Final em Eunápolis encerra o ciclo 2023 da modalidade que passou por cidades como: Porto Seguro, Gandu, Prado, Itabuna, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e  Barreiras.

Mais de 500 lutadores de toda Bahia participam do campeonato. Além de medalhas, também haverá premiação em dinheiro para os vencedores absolutos, tanto masculinos quanto feminino.

Aberto ao público

O evento é gratuito e a entrada é aberta ao público. O Ginásio de Esportes, conta com ampla área de estacionamento e uma ótima infraestrutura para receber visitantes e amantes de esportes.

A competição é realizada pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu FBJJO que garante que a final é considerada a mais difícil e importante na corrida pela premiação diferenciada.

Ao fim da temporada, os campeões do Absoluto, vão conquistar Dinheiro, Troféus, Camisetas, Medalhas e Vários Brindes que estão sendo preparados pela Federação.

As inscrições estão sendo feitas através do site www.lutasbahia.com ou para mais informações (73) 9 9817 1003

Programe-se:
Final do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu 2023
Dia 03 de Dezembro (Domingo)
Horário: das 10h às 18h - Entrada gratuita
Local: Ginásio de Esporte ACM - R. Arquimedes Martins, 567-659 - Centauro Oeste, Eunápolis - BA, 45821-180



Por: Domingos Oliveira
27/11/2023 - 09:45:10


Foto: Wezio Oliveira / FBF

Pela quinta vez na história da competição, o grito de é campeã da maior competição de futebol não profissional do Brasil é de Itamaraju. A seleção do Extremo-Sul conquistou o pentacampeonato do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes neste domingo (26).

A decisão contra Porto Seguro, em Itamaraju, terminou empatada em 1 a 1 diante de um estádio lotado. No jogo de ida, os itamarajuenses venceram na casa da adversária por 2 a 1.

Com a conquista deste domingo, Itamaraju 'engorda' sua sala de troféus, que já contava com as taças das edições de 2002, 2004, 2018 e 2019, e mantém os 100% de aproveitamento em finais. A seleção itamarajuense venceu todas as cinco decisões que disputou.


Foto: Wezio Oliveira / FBF

Itamaraju também se tornou a terceira maior detentora de títulos da competição, atrás apenas de Cachoeira e Itabuna, que têm oito títulos cada.

Já Porto Seguro, campeã em 2010, ficou com seu terceiro vice-campeonato.

Após a partida, a diretoria da Federação Bahiana de Futebol realizou a entrega das premiações aos campeões e vice-campeões da edição 2023 do campeonato. Estiveram presentes no estádio municipal de Itamaraju o Presidente da entidade, Ricardo Lima, o Vice-Presidente, Manfredo Lessa, a Diretora de Competições, Taíse Galvão, o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo, e o Diretor de Registros e Transferências, Felipe Quadros.

Foto: Wezio Oliveira / FBF

A FBF parabeniza a Liga de Futebol de Itamaraju, sua seleção e torcedores pela conquista do pentacampeonato do Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes. A entidade também felicita a Liga de Porto Seguro pela campanha de destaque, voltando a disputar o título após 13 anos.



PUBLICIDADE


Por: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL
22/11/2023 - 21:13:35

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL vem prestar os seguintes esclarecimentos sobre os incidentes ocorridos no jogo Brasil x Argentina, realizado nesta terça-feira 21/11/2023, no Maracanã, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2023.

NOTA OFICIAL CBF –

JOGO BRASIL X ARGENTINA

CBFTV

 

  

É importante esclarecer que a organização e planejamento da partida foi realizada de forma cuidadosa e estratégica pela CBF, em conjunto e em constante diálogo com todos os órgãos públicos competentes, especialmente a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

 

Todo o planejamento do jogo, em especial o plano de ação e o de segurança, foram sim debatidos com as autoridades públicas do Rio de Janeiro em reuniões realizadas entre as partes.

 

Os planos de ação e segurança foram aprovados sem qualquer ressalva ou recomendação pelas autoridades de segurança pública presentes, cada uma delas dentro de sua esfera de atuação(Polícia Militar RJ, SEPOL, Ministério Público, Juizado do Torcedor, Guarda Municipal, CET-RIO, Subprefeitura, Concessionária Maracanã, SEOP, etc.), dentre as quais a Polícia Militar do RJ, na primeira reunião realizada na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), no dia 16 de novembro de 2023, às 11:00h. Além dos planos de ação e segurança, os participantes da reunião trataram também de toda a montagem da operação da partida, contando com a participação de todas as partes diretamente envolvidas e responsáveis pela organização da partida e autoridades públicas.

 

Na segunda (20), o plano operacional para o jogo foi igualmente aprovado sem qualquer ressalva ou recomendação na reunião realizada no Estádio Maracanã, com a presença da CBF, representantes da CONMEBOL, da Polícia Militar RJ, das empresas responsáveis pela operação do Maracanã, e que operam mais de 70 jogos no estádio por ano, e outras autoridades públicas

 

A realização da partida com torcida mista sempre foi de ciência da Polícia Militar do RJ e das demais autoridades públicas, pois é o padrão em competições organizadas pela FIFA e CONMEBOL, como ocorre nas Eliminatórias da Copa do Mundo, na própria Copa do Mundo, Copa América e outras competições. Outros jogos entre Brasil e Argentina, até de maior apelo, como a semifinal da Copa América de 2019, também foram disputados com torcida mista. Não se trata de um modelo inventado ou imposto pela CBF.

 

Ou seja, todo o plano de ação e segurança foi elaborado e dimensionado já considerando classificação do jogo como vermelha e com a presença de torcida mista, tanto que atuaram na segurança da partida 1050 vigilantes privados e mais de 700 policiais militares da Polícia Militar RJ.

 

Portanto, a CBF reafirma que foram cumpridos rigorosamente o plano de ação, de segurança e operação da partida, tal qual foram aprovados pela Polícia Militar RJ e demais autoridades.

 

Por fim, a única recomendação recebida pela CBF de qualquer autoridade pública ao longo de todo o período que antecedeu a partida entre Brasil e Argentina, foi uma recomendação do Ministério Público, da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Ordem Urbanística da Capital, para que “NÃO realizem partidas de futebol no ano de 2023 com o formato de disponibilização da carga total de ingressos através de um tíquete eletrônico apresentado mediante exibição do aparelho de telefonia celular, tal como ocorrido na partida da final da Copa Libertadores no dia 04 de novembro de 2023” e que “Exijam no ano de 2023 dos torcedores que se aproximem das catracas a exibição de evidência física (tíquete de papel e/ou cartão de sócio torcedores) de que o torcedor possui um tíquete de

ingresso para se aproximar das catracas do Estádio Mário Filho – Maracanã, de modo a evitar a invasão de torcedores que não possuam ingressos para assistir à partida.”