Por: G1
03/01/2024 - 10:25:51


Acidente em Boipeba, na Bahia — Foto: Redes sociais

O piloto da lancha que bateu contra outra embarcação na ilha de Boipeba, que pertence ao município de Cairu, no baixo sul da Bahia, teve prisão preventiva decretada na terça-feira (2), após audiência de custódia. A informação foi dada nesta quarta (3) por José Raimundo Nery Pinto, coordenador regional da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin), em Valença, responsável pelas investigações.

O acidente ocorreu na tarde de sexta-feira (29) e deixou dois turistas mortos e outras duas pessoas feridas - entre elas, o piloto da embarcação atingida.

O investigado, Aldir do Rosário Amor Divino, foi preso em flagrante horas depois e será transferido para o presídio de Valença ainda nesta quarta, segundo a Polícia Civil. Conforme o delegado, ele vai responder pelos seguintes crimes:

Art. 261 - expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea; com pena de 4 a 12 anos pelo agravante de ter resultado em submersão da lancha.
Art. 258 - se do crime doloso de perigo comum resulta lesão corporal de natureza grave, a pena privativa de liberdade é aumentada de metade; se resulta morte, é aplicada em dobro.

"Vai terminar sendo uma pena até maior do que homicídio, porque no caso de homicídio, a gente ia ter que apurar se era culposo, que a pena não é tão grave, ou doloso, com a pena de dolo eventual", detalhou José Raimundo.

Conforme testemunhas, Aldir chegou a prestar socorro às vítimas, porém, fugiu pouco depois e foi encontrado com sinais de embriaguez. Passageiros também afirmaram ter visto o homem ingerindo bebida alcoólica durante o passeio.

Apesar disso, o teste do bafômetro ao qual ele foi submetido não detectou presença de álcool. Para o delegado, isso provavelmente se deve ao intervalo de tempo entre o acidente, ocorrido por volta das 15h, e o exame, realizado em torno de 23h do mesmo dia, pela Marinha.

O resultado do procedimento deverá sair no início da próxima semana, mesmo prazo em que serão apresentados aos autos do inquérito. Se comprovado que o homem fazia uso de álcool durante o trabalho, ele será tratado como reincidente. Isso porque, meses atrás, Aldir se envolveu em outro acidente após pilotar lancha ingerindo bebida alcoólica. Na ocasião, uma pessoa se feriu.


Enquete

Itapebi: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL