Por: José Orlando/Atlanticanews
18/11/2025 - 10:27:42

"Os anos 80 e 90 foram inesquecíveis para o Campeonato Municipal de Eunápolis, com times lendários e jogadores talentosos que jogavam com paixão e coração. encontramos uma relíquia especial enviada por Erasmo Bueno, o 'bigode dos Correios', que fazia parte do time Vídeo Hobby, liderado pelo carismático Zé Magal, do Cine Hobby. Ele era um entusiasta do futebol arte e deixou sua marca nos bons tempos do esporte em Eunápolis, trazendo alegria e emoção para a cidade."

Time do Vídeo Hobby:

 

Da esquerda pra direita: Zé Magal(Treinador) Antero, Itamar(Goleiro), Agnelo, Roberto, Nal(In memoriam) e Zé Gomes(Preto).

Agachados Da esquerda pra direita: Charles, Rubens(King), Marcelo brinquinho, Erasmo(Bigode) e seu irmão Ribinha.



Por: José Orlando/Atlanticanews
28/10/2025 - 11:05:35

Na década de 90, o futebol de Eunápolis estava em alta, com vários campeonatos movimentando a cidade. Os campos eram abundantes e a paixão pelo esporte era palpável. 

Na foto, os atletas que marcaram época: Em pé, da esquerda pra direita, Jr. Checon, Adilson do Bradesco, Ronaldo PM, Borrachinha, Arthur, Bigode.

Agachados, da esquerda pra direita, Ariston, Ribinha, Taran, Júnior, Guigui.



Por: José Orlando/Atlanticanews
14/05/2025 - 11:00:38

Na década de 80/90, o Torneio Caxeral era um dos eventos esportivos mais aguardados em Eunápolis. Realizado no saudoso Estádio Itamarzão, o torneio atraía times de toda a região, com mais de 70 equipes inscritas pela Liga de Futebol de Eunápolis (LFE).

Em pé, da esquerda para a direita, estão Aurélio Mota (in memoriam), Goleiro me escapa o nome, Têle, Laurito Bahia, Carlão do Táxi, Tobias.

Agachados da esquerda pra direita: Rubens(King), Sergildo, Tuka, Hudo, Jaime do Táxi. 

*Memórias de um Tempo de Ouro*

Quem teve a oportunidade de participar desse torneio jamais esquecerá a alegria contagiante que tomava conta da cidade. Os jogos começavam pela manhã e terminavam no final da tarde, com a disputa acirrada pela taça. Para alguns, o título de campeão é um orgulho que dura até hoje. É o caso de Nego Gilvan e outros boleiros eunapolitano, que afirma ter conquistado esse difícil torneio.

Eu mesmo tive o prazer de ser campeão em 1988, jogando pelo time do Flamengo, de seu Antônio Rodi, tio dos craques Val e Dinei. Nossa equipe era formada por jogadores talentosos como Ivan Almeida, Pedro Mecânico, Bagu(Goleiro), e outros bons jogadores que a memória fraqueja.

A Magia do Torneio

Embora o Torneio Caxeral não seja mais realizado, as memórias permanecem vivas na mente dos que participaram. A paixão pelo futebol e a alegria de competir continuam a inspirar novas gerações. Quem sabe um dia o torneio não volta a ser realizado? Até lá, vamos manter as memórias vivas!

A foto abaixo, cedida por Sergildo, mostra o time do extinto Banco Bamerindus, que foi vice-campeão no ano de 1983, desse grandioso torneio. 

 

 



PUBLICIDADE


Por: José Orlando/Atlanticanews
13/02/2025 - 14:52:02

Em pé da esquerda para direita: Renan já falecido(Jornal Clarin), Louro boca preta(In memorian), Roberto capixaba(In memorian), Dialberto de Porto Seguro(In memorian), Fidu, Silvio Mário(In memorian), Hermes e Zé penetra.

Agachados na mesma ordem: Ivan Almeida, Luiz Suino, Nilton da Malusi(In memorian), Rena(Negão da Bahema), Imbé de Porto Seguro, Jaime do taxi, e Cheira tudo.

Memorial: Lourinho Soares.



Por: José Orlando/Atlanticanews
24/01/2025 - 10:35:53

Em pé da esquerda para direita: Aurora (In memorian),Rômulo (Goleiro) leleu (In memorian), Antonio de Orlando, Darcy Nonato. 

Agachados da esquerda pra direita: Paulo Roberto (In memorian) ,  Guilherme, Charles, , King e Ribinha.



Por: José Orlando/Atlanticanews
03/12/2024 - 11:48:31

O time do Bahia do distrito de Monte Pascoal, foi campeão invicto desse certame, no de 1999.

Da esquerda pra direita: Mario Alfaiate(Treinador), Caverna, Bana, Nego vei, Caco, Marcone e Du preparador físico.

Agachado: Arnou, Kinha, Negão, Gringo e Teinha.



PUBLICIDADE


Por: Wikipédia
16/05/2024 - 17:45:02

- Conquistou o Campeonato Baiano(1986,1987,1988) e o Campeonato Brasileiro(1988).

Bobô se destacou por ser um jogador extremamente técnico, de bom passe, e claro, elegância. 

 

Começou sua carreira na Catuense e, em seguida, foi contratado pelo Bahia, clube que defendeu entre 1986 a 1989.

 

Um dos maiores ídolos do Bahia,  foi o líder da equipe comandada por Evaristo de Macedo, que surpreendeu a todos e conquistou o Campeonato Brasileiro de 1988. Ao lado do centroavante Charles, do meia Zé Carlos, do ponta Marquinhos, do volante Paulo Rodrigues, entre outros, fez do Bahia, o "azarão" do campeonato nacional de 1988, uma equipe muita temida.

 

Em 1989, após a conquista do Brasileirão pelo Tricolor baiano, Bobô teve seu passe negociado com o São Paulo pela soma de U$ 1 milhão, valor exorbitante para os padrões da época.

 

Depois de passagens por São Paulo, Flamengo, Fluminense, Corinthians e Internacional, retornou ao Bahia em meados de 1995, permanecendo até junho de 1997, quando anunciou a sua aposentadoria por perder a motivação para jogar. 

 

Em virtude do título do Campeonato Brasileiro de 1988 pelo Bahia foi homenageado por Caetano Veloso na música Reconvexo: "quem não amou a elegância sutil de Bobô".

 

Tirado do (Wikipédia)



Por: Wikipédia
07/05/2024 - 20:47:21

Conquistou a Copa Roca(1976), Copa Rio Branco(1976), Taça Oswaldo Cruz(1976), Taça do Atlântico(1976) e o Torneio do Bicentenário dos Estados Unidos(1976).

Boa visão de jogo, bom chute, extrema elegância, ótimo caráter e habilidade incomum sempre foram os pontos fortes de Falcão, que demonstrava um futebol muito diferenciado. Era uma espécie de Beckenbauer.

 

Estreou na Seleção Brasileira no dia 21 de fevereiro de 1976, em um jogo entre o Brasil e um combinado dos times de Brasília.

 

Falcão representou o Brasil durante 10 anos, entre 1976 e 1986. No entanto, apesar de ter sido Bola de Prata em 1978, não foi chamado para a Copa do Mundo daquele ano e causou polêmica. Convocado após o Mundial, mas com poucas chances em campo pelo fato de Cláudio Coutinho não escalá-lo como titular, Falcão exigiu uma definição e foi dispensado. Quem lhe aconselhou a peitar o técnico foi Leão, que afirmou ter feito o mesmo com Zagallo na Copa do Mundo FIFA de 1974.

 

Em 1982, sob o comando de Telê Santana, fez parte da talentosa Seleção Brasileira que perdeu para a Itália na Copa do Mundo, numa célebre partida válida pelas quartas de final realizada no Estádio de Sarrià, em Barcelona, na Espanha. Além de Falcão, o elenco brasileiro contava com craques como Zico, Sócrates, Júnior e Cerezo.

 

Chegou a ser convocado para a seleção brasileira na Copa de 86, onde atuou em dois jogos. Pouco depois, Falcão anunciou sua aposentadoria dos gramados.

 

Por: (Wikipédia)



Por: Futebol Nordestino.
24/01/2024 - 19:27:21

O ano de 2006 foi especial para o futebol do interior da Bahia. Depois de 37 anos, uma equipe conseguia superar Bahia e Vitória e se tornava o mais novo campeão estadual. E mesmo com os dois clubes grandes da capital enfrentando uma grave crise naquele ano, quando foram rebaixadas para a Série C do Brasileirão, o troféu do Tigre de Ilhéus não veio por acaso. Liderando por todo o certame, a equipe da região do Litoral Sul conquistou os dois turnos do torneio e teve como rival nas duas oportunidades o Vitória.

FINAL IDA: Colo Colo 4x3 Vitória 

FINAL VOLTA: Vitória 2x4 Colo Colo.

Créditos:Memórias do Futebol Nordestino.



PUBLICIDADE


Por: Futebol Nordestino no Facebook
17/01/2024 - 18:29:34

Em pé: Ailton, Luiz Carlos, Americano, Nenê, Paulo Boinha e Douglas. 

Agachados: Jaci, Bel, Hélcio Jacaré, Santana e Jairo.