Por: Redação/Atlanticanews
30/05/2022 - 11:18:11

O ex-assessor do vereador carioca Gabriel Monteiro (PL), Vinícius Hayden Witeze, conhecido como Vinícius Ziza, morreu na noite deste sábado (28), num acidente de carro em Teresópolis (RJ). Há pouco tempo, Vinícius denunciou o vereador pelos crimes de assédio moral e sexual e tinha compromisso marcado para esta segunda-feira com a vereadora Teresa Bergher (Cidadania) para acertar detalhes do esquema de proteção policial.

Segundo a polícia, o carro em que Witeze estava capotou na rodovia RJ-130 e ele morreu na hora. Uma mulher não identificada o acompanhava no momento do capotamento. Ela foi socorrida para o Hospital das Clínicas de Teresópolis e já foi ouvida pela Polícia Civil. Em depoimento, ela declarou que não houve qualquer tipo de intervenção de terceiros no acidente e que acredita que o acidente ocorreu porque o trecho não estava sinalizado e que ambos estavam sem cinto de segurança.

Durante perícia feita no local do acidente, foram encontradas no interior do veículo cópias do termo de declaração dele em ocorrência envolvendo o vereador. Conforme a sobrevivente declarou, o rapaz estaria em alta velocidade e perdeu a direção numa curva.

Na quarta-feira (25), o ex-assessor prestou depoimento contra Monteiro no Conselho de Ética da Câmara do Rio. Usando um colete à prova de balas, Vinícius Witeze relatou que estava andando com escolta, pois sofria ameaças.

"Perdi a minha liberdade. Tenho que andar de carro blindado, colete à prova de balas. Tenho que cercear o meu direito de ir e vir, de sair à hora que eu quero porque o vereador gravou vídeos expondo o meu número pessoal, me colocando como se fosse uma pessoa que estivesse negociado com uma pseudo máfia do reboque, que ele vive falando que é tudo a máfia do reboque dele", disse em vídeo. "Então, é basicamente isso: ele conseguiu hoje me prejudicar de uma forma que eu não consigo nem visitar a minha filha", completou.

Neste domingo, Gabriel Monteiro se pronunciou sobre a morte de Vinícius. O vereador lamentou o ocorrido dizendo que "jamais torceria por esse fim".

“Era um rapaz muito articulado, seu depoimento foi um dos mais ricos desse processo ético-disciplinar”, disse o relator do processo contra Gabriel Monteiro na Câmara e integrante do Conselho de Ética da Casa, o vereador Chico Alencar (PSOL).

Sobre os comentários nas redes sociais que ligam a morte de Vinicius às acusações a Monteiro, Chico Alencar diz que é preciso apurar o ocorrido de forma célere e independente. “Nas redes sociais cabe qualquer comentário apressado e até irresponsável”, comentou o psolista. “Mas admito que é uma coincidência cronológica muito grande Vinicius ter morrido quatro dias após prestar depoimento e um dia antes de tratar de sua proteção policial”.

O vereador e youtuber responde a um processo disciplinar na Câmara por várias acusações feitas por seus antigos assessores, que vão de assédio a pedofilia, o que pode levar à cassação de seu mandato.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL