O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), também marcou a comemoração dos 25 anos de fundação do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), em cerimônia realizada no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), localizado no Centro de Atenção à Saúde Prof. Dr. José Maria de Magalhães Netto (CAS), no Parque Bela Vista.
O Cepred é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), credenciada como Centro Especializado em Reabilitação - CER III, e que desenvolve ações de prevenção secundária e reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, com ostomias e múltiplas deficiências.
“É um momento de muita emoção: 25 anos no serviço público não é fácil, mas é uma alegria enorme. A gente chegou até aqui e a vamos chegar mais longe. Uma das características mais presentes no Cepred é a capacidade de adaptação aos desafios e de recalcular rota para atender às necessidades que se apresentam para a população”, celebra Normélia Quinto, conhecida como Pingo, diretora do Cepred, que esteve na mesa ao lado do subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, entre outros convidados.
Atualmente, o Cepred conta com 142.983 pacientes cadastrados, sendo 58.531 deles usuários ativos. A cada mês, em média, 9.710 atendimentos nas três modalidades de reabilitação (física, auditiva e intelectual) são realizados na unidade, que fornece uma média de 2.104 próteses e órteses por ano à população.
“Aquele indivíduo com deficiência que tem oportunidade e momento oportuno de ter acesso a um serviço de reabilitação, ele tem uma perspectiva nova na vida. O Cepred é o centro de referência que é o modelo da nossa assistência. Ele é aquele centro em que a gente testa as coisas novas, incorporamos novas tecnologias, onde a gente consegue fazer o matriciamento do cuidado para todas as regiões de saúde do estado da Bahia”, declarou Barbosa.
Além do bolo e de uma exposição de fotos, contando a história do centro, o aniversário do Cepred será celebrado com presentes à população baiana. No próximo sábado (6), também no CAS, o governador Jerônimo Rodrigues, junto com a secretária da Saúde, Roberta Santana, irá anunciar a expansão do Cepred, com aumento no número de atendimentos às pessoas com deficiência e transtorno de espectro autista (TEA) e também na estrutura da unidade.
Reabilitação, pesquisa e formação
Desde a sua criação no ano de 1999, o Cepred compreende que a deficiência não consiste em mera questão de saúde, mas tem relação com o meio ambiente e as atitudes da comunidade e família diante da pessoa com deficiência.
A unidade compõe a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia, pautada nas bases teóricas do Programa do Ministério da Saúde e do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Atua de forma integral, com enfoque interdisciplinar, tendo o sujeito e sua família como protagonistas do processo de reabilitação, na perspectiva da autonomia, independência e inclusão social.
Além dos serviços de reabilitação, o Cepred possui um núcleo de estudo e pesquisa responsável pelo apoio à produção de conhecimento e articulação com as instituições de ensino e pesquisa. Tem por finalidade avaliar, autorizar, realizar e acompanhar estudos e pesquisas desenvolvidos na unidade, no sentido de subsidiar a Sesab na implementação de Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiências, em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde.
Fotos: Márcio Rocha Ascom Sesab