Por: Assessoria de Comunicação
17/02/2020 - 21:41:50

Projeto de Coleta Seletiva Solidária de Materiais Recicláveis - LIXO ZERO EUNÁPOLIS é implantado na Escola Kennedy, localizada no bairro Gusmão em Eunápolis, Bahia, com apoio dos pais e de 500 alunos da Educação Infantil e Fundamental I e II em parceria com a Associação Gota do Óleo.

Na manhã de sábado 15 de fevereiro de 2020 José Carlos Filho, vice-presidente da AGO Associação Gota do Óleo atendendo ao convite de Gilsade Pessoa Kisner, Diretora Pedagógica e mantenedora da Escola Kennedy fez a apresentação dos projetos da AGO para os alunos e profissionais da Escola Kennedy.

Como tarefa pedagógica os alunos nas suas respectivas casas farão a separação dos materiais recicláveis da lista passada pela AGO Associação Gota do Óleo. Sendo que todas as sextas-feiras levarão em sacolas plásticas para a escola e a AGO fará a coleta neste mesmo dia. Esta tarefa ficará como gincana permanente entre salas de aula, o tema da reciclagem será trabalhado com os alunos e será distribuído sabão, corda de varal e vassoura para as turmas vencedoras.

Desde o final do ano passado a Escola Kennedy firmou parceria com a AGO Associação Gota do Óleo e todos os materiais recicláveis produzidos pela escola estão sendo destinados para a AGO. Gilsade Pessoa Kisner declarou que além dos recicláveis da escola estarem sendo destinados para a AGO chegou a oportunidade de trabalhar este tema com todos os alunos da escola e com isto envolver também os seus familiares com objetivo de dar a destinação correta aos materiais recicláveis e cuidar melhor do nosso planeta.

PROJETO DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Cada pessoa produz em média de 800 gramas a 1 kg de lixo por dia, ou de 4 a 6 litros

 

MATERIAIS RECICLÁVEIS

COLETADOS

MATERIAIS RECICLÁVEIS

NÃO COLETADOS

 

PAPEL

Livros, revistas, apostilas, módulos escolares, cadernos velhos, listas telefônicas, panfletos, papelaria de escritório, aparas de papel, rascunhos, jornais e caixas de papelão (caixas de pizza limpa).

Sacos plásticos de embalagens de alimentos tipo de arroz, sal, açúcar, macarrão, dentre outros

Embalagens de Iogurte

Isopor

Vidros

 

EMBALAGENS PLÁSTICAS

De produtos de beleza, limpeza e higiene pessoal. Embalagem de margarina e manteiga limpa. Garrafas pet de todos os tamanhos

Embalagens Tetra Pack de Leite e Suco lavadas

Sacolas plásticas de todos os tamanhos limpas.

Copos descartáveis

Pratos plásticos e de isopor de festas

Talheres plásticos

Cartela de ovos transparentes

 

LATINHAS DE ALUMÍNIO

 

 

Chapa de Raio X

 

ÓLEO DE COZINHA USADO

Armazenar em embalagens plásticas e a cada dois litros trocamos por uma barra de sabão de 200 gramas (não armazenar em vidros).

CD e DVD

Bucha de lavar pratos

Móveis velhos – Madeiras – MDF

 

FERRO

Latas de Leite Ninho, Nescau, Milho, Ervilha, Sardinha, Tinta, dentre outras

(as de alimentos lavadas).

Pilhas

Eletrônicos queimados

Pano

 

AGO – ASSOCIAÇÃO GOTA DO ÓLEO

Avenida Lídio Barreto, em frente ao nº 860 (próximo do antigo Rondelli)

Dinah Borges, Eunápolis, Bahia

Tel.: (73) 3281-2705 / 98136-9393 / 98143-8282

 

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA LIXO ZERO EUNÁPOLIS

Participe! Ajude a salvar o planeta.

 

 

Maiores informações sobre os projetos da AGO Associação Gota do Óleo podem ser obtidas através do telefone (73) 3281-2705 / 98136-9393 / 98143-8282. Associação Gota do Óleo e Escola Kennedy juntos por um mundo melhor.

 

 

Projeto da Escola Kennedy: Aprendendo a Ser e a Conviver

Com o planeta, com a família, com a escola, comigo mesmo e com o outro

 

Esse projeto foi criado com base nos pressupostos teóricos contidos nos “Quatros Pilares para a Educação do Século XXI” proposto por Jaques Delors, para a UNESCO.

 

A educação é investimento estratégico na sociedade da informação/conhecimento, porém, mais importante é assumi-la como investimento ético.

 

Para aprender a ser a educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade, possibilitando ao indivíduo a construção de um repertório que lhe permita expor um pensamento reflexivo, crítico; com argumentos saudáveis e éticos para que possa discernir entre o certo e o errado, constituindo-se como sujeito histórico, com potencial para transformar o mundo.

 

O pilar aprender a viver juntos ou aprender a conviver desenvolve a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos, que muitas vezes terão pela frente.

 

Quando a escola aborda essa temática faz-se uma reflexão sobre o respeito às diversidades (culturais, étnicas,…) e desenvolve valores necessários à convivência harmoniosa na sociedade. Portanto, cabe à escola trabalhar conteúdos que contemplem assuntos como a diversidade da espécie humana e promover um ambiente que permita ao aluno a valorização do próximo, o espírito de cooperação, bem como o respeito entre todos.

 

A Escola Kennedy acredita em uma escola com espaço de interação, de participação e de articulação entre os segmentos, buscando sempre o respeito mútuo, a criatividade, o construtivismo, a solidariedade, a cidadania. Por isso desenvolve habilidades para tornarem os alunos agentes do seu próprio saber e construtores de novos horizontes que possibilitem uma vida mais feliz.

 

População alvo: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

4º ANO: APRENDENDO A CONVIVER COMIGO MESMO

5º ANO: APRENDENDO A CONVIVER COM O OUTRO

3º ANO: APRENDENDO A CONVIVER COM O PLANETA

2º ANO: APRENDENDO A CONVIVER COM A FAMÍLIA

1º ANO: APRENDENDO A CONVIVER COM A ESCOLA

 

Orientações:

• Cada sala de aula apresentará uma oficina de acordo com cada tema;

• O início será na quadra, para dar boas vindas e explicar sobre o projeto. Após os alunos se dividirão em grupos para visitar as salas de aula e farão rodízio para passarem por todas as salas.

 

Sugestões:

• Cantinho da beleza e dicas de higiene (4º ano)

• Dinâmica de interação com o outro (5º ano)

• Oficina com material reciclável (3º ano)

• História sobre a família, dobradura e pintura (2º ano)

• Pintura facial (1º ano)

• Jogos esportivos (Prof. Manoel)

 

Maiores informações sobre os projetos da AGO Associação Gota do Óleo podem ser obtidas através do telefone (73) 3281-2705 / 98136-9393 / 98143-8282.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL