Por: Ascom
21/02/2025 - 16:41:13

_Especialista explica a importância da identificação precoce e atendimento adequado às pessoas com o transtorno_ 

 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, o dado mais atualizado é do ano de 2010, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que mais de 2 milhões de brasileiros possuíam o transtorno.

 

“O TEA é uma condição do desenvolvimento cerebral que se caracteriza por dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos e restritivos”, explica a psiquiatra e coordenadora de Pós-graduação da Unesulbahia, Tatiana Brasileiro. A especialista também reforça que, pessoas com TEA podem reagir de maneira diferente a estímulos ambientais, como sons e luzes.

 

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, é importante ressaltar que as manifestações do TEA são variadas, e cada pessoa com autismo possui sua própria individualidade, forma de expressar sua condição e diferentes necessidades de suporte.

 

Entendendo a necessidade de formar cada vez mais especialistas para atuarem de forma efetiva para a população autista, a psiquiatra Drª. Tatiana Brasileiro, junto com a equipe da Unesulbahia, formatou uma Pós-graduação em Saúde Mental Multidisciplinar.

 

“Com intervenções multidisciplinares adequadas e rede de apoio, podemos criar as condições necessárias para que a pessoa autista desenvolva seu potencial. Quanto mais cedo for detectado e as intervenções forem iniciadas, maiores serão as chances de um desenvolvimento positivo”, destaca Tatiana.

 

*Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista*

 

A multidisciplinaridade no tratamento do TEA, bem como as políticas que amparam o paciente serão alguns dos subtemas do Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de fevereiro, no campus da Unesulbahia.

 

O evento contará com uma programação abrangente sobre o TEA, com palestras de especialistas renomados nas mais diversas áreas, como neurociência, medicina de família e comunidade, fonoaudiologia, psicologia etc.

 

A programação completa está disponível no link https://www.even3.com.br/simposio-multidisciplinar-tea/. Neste mesmo link os interessados poderão realizar a inscrição para participar do Simpósio.

 

*Responsabilidade social*

 

Todo valor arrecadado com as inscrições para o Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista será doado para a Associação Filhos do Céu em Arraial D'Ajuda, que atua há 15 anos no atendimento anual de quase 160 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social na região.

 

*SERVIÇO*

 

O quê? Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista

Quando? 21 e 22 de fevereiro

Onde? Auditório da Unesulbahia - Rod. 367, Km 14 s/n Motor, BA, 45820-000

Inscrições? https://www.even3.com.br/simposio-multidisciplinar-tea/


Enquete

Você gostou do resultado da eleição 2024, em Eunápolis




VOTAR PARCIAL