Por: Catraca LivreBem Estar Maíra Campos
08/07/2024 - 21:11:17

Embora a doença seja mais comum após os 65 anos, até 5% dos afetados sofrem de uma forma precoce, que se manifesta antes disso

O reconhecimento precoce do Alzheimer pode ser desafiador, pois os sintomas podem se manifestar de maneira gradual e variar de pessoa para pessoa. No entanto, ficar atento a mudanças significativas no comportamento ou na cognição de um parente, é importante para procurar avaliação médica.

 

demência

Créditos: aquaArts studio/istock

Saiba como identificar os sinais de podem ser de Azheimer

Atualmente não existe cura para a doença, mas reconhecer os primeiros sintomas permite intervir de imediato com tratamentos que possam retardar o seu agravamento, melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Com que idade aparecem os sintomas iniciais do Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma forma de demência que danifica progressivamente as células cerebrais, causando distúrbios cognitivos, comportamentais e de humor que são inicialmente leves, depois cada vez mais graves e incapacitantes.

O avanço da idade representa o principal fator de risco para a doença de Alzheimer, que tende a atacar predominantemente após os 65 anos.

Precisamente o envelhecimento progressivo da população é uma das razões da crescente disseminação desta doença.

No entanto, a doença de Alzheimer não é apenas uma doença relacionada com a velhice.

Como aponta a Alzheimer’s Association, associação líder mundial em assistência, apoio e pesquisa sobre a doença de Alzheimer, até 5% dos afetados sofrem de uma forma precoce, chamada de “início precoce”, que se manifesta antes dos 65 anos.

Como identificar os sinais de Alzheimer em um parente?

A Alzheimer’s Association criou uma lista de sinais de alerta para ajudar as pessoas a identificarem sintomas de Alzheimer em algum parente ou pessoa próxima. Veja abaixo:

1 Perda de memória que atrapalha a vida cotidiana 

Um dos sinais mais comuns da doença de Alzheimer, especialmente na fase inicial, é esquecer informações aprendidas recentemente. Também é comum esquecer datas importantes ou eventos e fazer as mesmas perguntas repetidamente.

É comum a necessidade cada vez mais de recursos de memória, como lembretes em dispositivos eletrônicos.

2 Desafios no planejamento ou na resolução de problemas

Algumas pessoas que vivem com demência podem experimentar mudanças em sua capacidade de desenvolver e seguir um planejamento ou trabalhar com números. Elas podem ter dificuldade em seguir uma receita familiar ou acompanhar as contas mensais.

Também podem ter dificuldade de concentração e demorarem muito mais tempo para fazer as coisas do que antes.

3 Dificuldade de conclusão de tarefas domésticas

Pessoas que vivem com a doença de Alzheimer costumam achar difícil concluir tarefas rotineiras. Às vezes elas pode ter problemas para dirigir até um local familiar, organizar uma lista de compras ou lembrar as regras de um jogo favorito.

4 Confusão com o tempo ou lugar

Pessoas que vivem com Alzheimer podem perder a noção das datas, estações e a passagem do tempo. Elas podem ter dificuldade em entender algo se não estiver acontecendo imediatamente. Às vezes podem esquecer onde estão ou como chegaram lá.

5 Dificuldade de compreensão de imagens visuais e espaciais

Para algumas pessoas, problemas de visão são um sinal de Alzheimer. Isso pode causar dificuldade de equilíbrio ou dificuldade de leitura.
Elas também podem ter problemas para avaliar a distância e determinar cor ou contraste, causando problemas na direção.

6 Problemas na comunicação

Pessoas que vivem com Alzheimer podem ter problemas para acompanhar ou participar de uma conversa. Eles podem parar
no meio de uma conversa e não tenho ideia de como continuar ou se repetir. É comum problemas com o vocabulário e dificuldade em nomear um objeto familiar ou usar o nome errado.

7 Abandono de hobbies e afastamento da vida social

Dada à dificuldade de comunicação, a pessoa pode se afastar de hobbies, atividades sociais.

8 Perder objetos

Uma pessoa que vive com Alzheimer pode colocar objetos em lugares incomuns e ser incapaz de encontrá-los novamente. Ela pode acusar os familiares ou outras pessoas de seu convívio de roubo, especialmente quando a doença progride.

9 Alterações de humor e personalidade

humor e a personalidade das pessoas com Alzheimer pode alterar-se. Podem tornar-se confusos, desconfiados, deprimidos, com medo ou ansiosos. Podem começar a irritar-se com facilidade em casa, no trabalho, com os amigos ou em locais onde eles se sintam fora da sua zona de conforto. Pode também apresentar súbitas alterações de humor, da serenidade ao choro ou à angústia, sem que haja qualquer razão para aparente.


Enquete

Eunápolis :2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeita ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL