Por: Redação/Atlanticanews
16/01/2024 - 08:52:12

O boletim mensal do Painel El Niño de 20 de outubro de 2023, emitido pelos Institutos Nacional de Pesquisa Espacial (INEP) e Nacional de Meteorologia (INMET), Agência de Águas e Saneamento Básico (ANA), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), alerta para previsão de temperatura, com maior probabilidade de valores acima da faixa normal, na maior parte do país, no verão 2023/2024, chamando atenção para região a Nordeste, em especial a Bahia.

Considerando que as pessoas idosas fazem parte do grupo de risco para o desenvolvimento de complicações clínicas relacionadas ao aumento de temperatura, como desidratação, insolação/hipertermia e suas principais consequências: confusão mental, eventos cardiovasculares, cerebrovasculares, lesão renal aguda, complicações infecciosas, aumentando os índices de hospitalização e mortalidade, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) chama a atenção para algumas recomendações importantes, para minimizar as consequências das altas temperaturas, durante a estação mais quente do ano.

É preciso reforçar a adoção de condutas de monitoramento e alerta às condições de saúde da pessoa idosa; dar especial atenção às alterações clínicas que podem ser potencializadas por fármacos, mesmo os de uso sistemático, uma vez que a desidratação pode alterar a farmacocinética, especialmente de medicamentos usados em doenças cardíacas. Outro ponto importante é atentar quaisquer mudanças abruptas no perfil clínico e funcional da pessoa idosa, além de seguir o fluxo do cuidado em rede encaminhando atendimento de urgência /emergência sempre que necessário, ampliar e fortalecer as medidas educativas em Instituição de Longa Permanência e na comunidade, especialmente no cuidado de pessoas idosas mais vulneráveis.

Nos dias quentes, o uso de roupas leves e de filtro solar em toda pele exposta, incluindo face, é prioridade. Atividades físicas em ambientes ventilados e horários como início da manhã ou final de tarde e higiene corporal. Para manter uma hidratação rigorosa, pode-se oferecer 30ml de água por kg de peso ao dia, além de água de coco, suco e chás. A água também pode ser saborizada e fracionada para facilitar a aceitação. Não esquecer da necessidade de uma alimentação leve: incluir cereais integrais, como arroz e aveia, evitar álcool, e moderar o consumo do café, consumir carnes magras, preferencialmente carnes brancas, pois são digeridas mais facilmente. Para sobremesas, consumir frutas ou doces à base de frutas.

Foto: Google / Jornal do Corpo


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL