Por: Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
13/01/2024 - 10:40:32

Muito sol, temperaturas elevadas, calor e festas por todos os cantos de Salvador. E o clima só muda com a chegada do Outono, daqui a 80 dias -20 de março. Para aproveitar as alegrias da estação do sol é preciso ter cuidados especiais com a alimentação, começando com a hidratação, como orienta a nutricionista do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), Lorenna Fracalossi. É muito importante – pontuou – uma convivência harmoniosa com o Verão, para prevenir problemas de saúde.

 

No Verão, o corpo sente mais sede, exigindo mais líquidos – explica a nutricionista – o ideal é consumir entre dois a três litros de água por dia, além de incluir no programa alimentar sucos, chás e água de coco. Mas, no caso de pessoas com diabetes e em tratamento de obesidade, é preferível consumir as frutas in natura (contém mais fibras) e, também, porque nos sucos é maior a quantidade de carboidratos.

 

E a estação do sol, no Nordeste, torna-se mais colorida, com a variedade de frutas: manga, abacaxi, umbu, seriguela, graviola, melancia, abacate. As frutas, por serem ricas em fibras, contribuem para o bom funcionamento do intestino, segundo ressaltou a nutricionista. Um destaque especial para a água de coco, que misturada a frutas, dá para fazer picolés que dão sensação de frescor. Outra sugestão da nutricionista é bater manga com água de coco, rica em nutrientes como as vitaminas A e C, além de minerais como o potássio. Manga também é uma excelente opção para as saladas cruas, combinando com folhas verdes como rúcula, agrião e alface.

 

É interessante, segundo Lorenna Fracalossi, dar preferência às frutas da estação, seriguela, umbu, melancia, ricas em complexo fenólicos – dão a cor- ricas em vitaminas e sais minerais, importantes para o fortalecimento do sistema imunológico.

 

CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO

 

Os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados quando os alimentos forem consumidos na rua (nas festas, na praia), para evitar as intoxicações alimentares que podem deixar o cidadão fora das festas. Segundo Lorenna, o consumidor deve ficar atento ao armazenamento, odor e aparência dos alimentos, para a aumentar a segurança.

 

E, ao fazer a escolha de alimentos na rua, entre salgados fritos e sem conservação adequada, cachorro – quente, as iguarias do tabuleiro da baiana, tão bem cantadas na composição de Ary Barroso: “no tabuleiro da baiana, tem vatapá, tem? caruru, tem”, devem ser preferidas. Mas aí também é preciso selecionar, preferindo acarajé frito na hora sem molhos e acompanhamentos. Os churrasquinhos também, se assados na hora do consumo.

 

E para quem está em processo de redução de peso, é importante manter o pé no freio. Embora no verão o ganho de peso seja menos evidente do que no inverno, por conta de as pessoas se movimentarem mais, e, também, porque o próprio organismo pede alimentos mais leves, é muito importante manter o controle. “A pessoa pode consumir alimentos que não faz uso habitual, esporadicamente, mas não rotineiramente, sob pena de recuperar o peso eliminado, facilmente, porque nosso corpo tem “memória”, observa Fracalossi.

 

De acordo com a nutricionista, pessoas com diabetes e obesidade devem evitar as frituras, porque além de mais calóricos contribuem para aumentar o processo inflamatório, que está presente nas doenças crônicas.

 

O sol é um convite irrecusável para a ida à praia, fazer caminhadas, atividades que ajudam na queima de calorias, bem como as festas regadas a muitas danças, mas que exigem consumo moderado de álcool. Com equilíbrio, pontua a nutricionista, dá para curtir tudo o que o verão oferece, cuidar da alimentação e manter o peso sob controle, sem medo e sem culpa.

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL