Por: Redação, com G1 BA
29/03/2022 - 09:18:53

Um homem morreu após passar mal em uma clínica de implante capilar, neste domingo (27), em Feira de Santana. De acordo com a delegada Daniele Matias, a equipe do plantão regional se deslocou ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) após o homem, identificado como Cláudio Marcelo de Almeida, dar entrada na unidade médica durante a madrugada.

O levantamento cadavérico do paciente foi feito por volta das 9h30. Segundo o coordenador da Polícia Civil, delegado Roberto Leal, a clínica acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), contudo o paciente já chegou no hospital em parada cardiorrespiratória.

De acordo com Roberto Leal, a informação repassada à equipe do Samu foi de intercorrência durante tratamento de implante capilar. A Polícia Civil aguarda o resultado do laudo de necropsia para saber a causa da morte.

A esposa da vítima acusa a instituição de negligência médica. "Quando abri a porta [da clínica], meu esposo estava no chão, com duas técnicas de enfermagem fazendo reanimação cardíaca nele com a mão. Não tinha aparelho nenhum", afirma Liliane Adorno.

De acordo com Liliane, Cláudio saiu de casa na manhã do sábado (26) para fazer um procedimento de implante capilar. Segundo ela, o médico que atenderia Cláudio havia informado que a operação duraria entre quatro a cinco horas.

Durante a tarde, Liliane ficou preocupada com a demora e falta de comunicação do marido e foi até o local, onde foi recebida pela secretária da clínica.

"Fui até lá e a secretária disse que ele estava ótimo, que tinha feito a primeira parte do procedimento", conta.

Liliane foi informada que ainda havia uma segunda etapa da aplicação do implante, que ela desconhecia. Segundo ela, a funcionária informou que o procedimento terminaria por volta das 21h, e por isso decidiu voltar para casa.

Às 23h, Liliane foi até a clínica novamente. Ela diz que foi informada que o marido passava bem e que um médico conversaria com ela na recepção. Neste momento, Liliane afirma que ouviu um barulho de oxigênio e decidiu abrir a porta do consultório médico, onde encontrou o marido sendo reanimado por enfermeiras. Ela diz ainda que não havia desfibrilador no local.

"Eu enlouqueci, comecei a gritar. Eu que chamei a polícia, que acionei a Samu", conta. "O médico não fez nada, nem durante e nem depois. Ele não deixou ninguém filmar, saiu e foi acompanhando a Samu 'a pulso'. Ele chegou no hospital e saiu fugido, não deu nenhuma satisfação", afirma.

Até a ida ao hospital, Liliane acreditava que o marido estava vivo e que tudo ficaria bem. Porém, segundo ela, Cláudio teve uma parada cardíaca às 14h, horário próximo ao que ela esteve na clínica pela primeira vez. O cunhado de Cláudio, Júlio César Silva, também afirma que, segundo o laudo médico, ele teve uma complicação durante a tarde.

A família ainda afirma que apenas um exame de sangue foi solicitado pela clínica e que Cláudio não foi orientado a fazer exames de coração antes do procedimento.

Em nota, a clínica responsável pelo procedimento afirmou que o implante aconteceu normalmente e que, após concluído, Cláudio foi até o banheiro, onde foi encontrado caído no chão momentos depois.

A nota diz ainda que o paciente foi informado sobre o tempo de duração do procedimento, que é de 12h, e que assinou todos os termos de consentimento.

A clínica afirma ainda que o médico responsável pelo implante capilar acompanhou o paciente até o Hospital Geral Clériston Andrade e que a clínica se coloca à disposição da família.

O corpo de Cláudio foi velado e enterrado em feira de Santana. A família da vítima afirma que prestará queixa na polícia contra a clínica.

Foto: TV Subaé


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL