Por: Redação / atlanticanews
28/12/2021 - 11:12:49

Com o estoque em situação de alerta, a Fundação Hemoba intensifica a campanha de doação de sangue nos 29 postos de coleta na Bahia. A ação tem como objetivo evitar o desabastecimento de hemocomponentes nos municípios em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado neste mês de dezembro.

 

“Apesar das chuvas intensas, nossas unidades de coleta em Eunápolis, Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras estão funcionando normalmente, porém com um número reduzido de doadores devido à dificuldade de mobilidade nesses municípios. Temos postos da Hemoba em todas as macrorregiões da Bahia, por isso peço aos doadores que nos ajudem a ampliar a coleta em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e demais regiões para que tenhamos um estoque seguro para atender as demandas habituais e possíveis situações de emergência causadas pelas chuvas”, afirma o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo.

 

Critérios para doação de sangue

 

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não fumar por pelo menos duas horas e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, além de cartão de vacinação.

 

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a Covid-19 devem aguardar de dois a sete dias, a contar da data da vacinação. A Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL