Por: Andrea Marnine
15/04/2021 - 21:39:50

A Dra. Patrícia Cedro, otorrinolaringologista do Grupo CDR, alerta para a conscientização sobre saúde vocal para evitar complicações mais graves e redução da qualidade de vida, no mês de comemoração ao Dia Mundial da Voz (16). Segundo a médica, "a voz é uma importante ferramenta de comunicação, essencial, inclusive, para algumas profissões, mas infelizmente muitas pessoas negligenciam o cuidado com a saúde vocal". A campanha mobilizada pelo Dia Mundial da Voz chama atenção também para a prevenção e o cuidado contra o câncer de boca e o câncer de laringe, que muitas vezes são pouco discutidos entre a população.

Os cuidados com a saúde vocal demandam medidas simples e que também previnem diversas outras doenças, como a Dra. Patrícia chama a atenção: "Hábitos prejudiciais podem causar doenças graves e ter impactos negativos para a qualidade de vida do paciente, por isso, é importante adotar algumas medidas como não fumar, beber bastante água, evitar ingerir bebidas alcoólicas em excesso, evitar abuso vocal (como falar alto e gritar)".

A atenção para o câncer de boca e laringe segue orientações similares: “As formas de prevenção dessas doenças estão relacionadas a hábitos que ajudam a prevenir também a maior parte dos tipos de câncer, que são: evitar o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas. Além disso, uma boa alimentação e, no caso do câncer de boca, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como o HPV são importantes formas de evitar o desenvolvimento das doenças.”

Ao sinal de qualquer alteração ou desconforto, é necessário procurar o especialista e seguir as suas orientações. Interessados podem acompanhar conteúdos informativos no Instagram: @grupocdr.eunapolis.

 


Enquete

O que pode ajudar o comércio e o retorno das aulas?




VOTAR PARCIAL