Celebração contou com bênção apostólica do Papa Leão XIV e show da Fraternidade São João Paulo II.
A celebração pelos 526 anos da Primeira Missa no Brasil reuniu cerca de 5 mil pessoas na tarde deste domingo (26), segundo a Polícia Militar. O evento aconteceu na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália.
A programação teve início com um momento simbólico de acolhida do clero da Diocese de Eunápolis pela comunidade indígena Pataxó de Coroa Vermelha, aos pés do cruzeiro — local considerado sagrado por marcar o início da fé cristã no país.
Durante a homilia, o bispo diocesano Dom José Édson Santana Oliveira destacou a importância histórica e espiritual da celebração. “Celebramos também hoje os 526 anos da primeira missa, rezada nesse local, que ficou conhecida como a primeira missa no Brasil. Realizada aqui neste belo lugar, Coroa Vermelha. Estar aqui, nesse lugar sagrado, marcado pela história, neste município de Santa Cruz Cabrália, em 26 de abril de 1500, nos remete ao início da fé cristã em nosso país. Naquele altar simples, erguido em terra recém-encontrada, iniciou-se a história de fé cristã no Brasil. A Eucaristia celebrada aqui há 526 anos foi mais do que um gesto religioso. Foi a semente do Evangelho plantada neste solo da Terra de Santa Cruz, hoje Brasil”, afirmou.
A celebração contou ainda com a presença de autoridades políticas e lideranças locais, como o prefeito de Cabrália, Girlei Lage, a deputada estadual Cláudia Oliveira e o cacique Louro Pataxó.
Ao final da celebração, o prefeito anunciou a ampliação da capela no local. “Conseguimos autorização para ampliar a nossa capelinha e fazê-la crescer”, declarou, destacando o diálogo entre poder público, Igreja e comunidade indígena para viabilizar o projeto.
Além disso, o evento ganhou um significado ainda mais especial com uma mensagem enviada diretamente do Vaticano. Segundo comunicado, Papa Leão XIV concedeu bênção apostólica aos fiéis da comunidade local. “Sua Santidade Leão XIV concede de coração a desejada bênção apostólica ao padre Patrick Azeredo e aos fiéis da Paróquia Sagrada Família em Coroa Vermelha. Invoca, por intercessão de Maria Santíssima, a abundância das graças divinas. Vaticano, 8 de abril de 2026”, diz o texto.
Logo após a celebração, o público acompanhou um show da Fraternidade São João Paulo II, conhecida pelas músicas “Terra Seca”, “Jardim” e “Romanos 12”, encerrando a programação com um momento de música e confraternização.
O evento reforçou o caráter histórico, cultural e religioso da data, reunindo fiéis de diversas regiões em um dos pontos mais simbólicos da história do Brasil.
Por Pascom Diocese de Eunápolis - Adson Rodrigues – 26/04/2026