A menos de 100 dias para as Eleições 2024, o momento agora é de checar toda a documentação pessoal e garantir que tudo esteja certo para exercer o papel de cidadão no período. Por isso, o iBahia reuniu todos os documentos que precisam ser alinhados e estar em mãos no dia da votação.
Foto: Reprodução/TSE
Em todo o Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitoras e eleitores de 5.569 cidades vão escolher novos representantes. Somente na Bahia, são 417 municípios. O primeiro turno acontecerá no dia 6 de outubro. Para votar, é preciso levar um documento oficial com foto, além do título de eleitor, para permitir a identificação correta.
No entanto, só são aceitos documentos oficiais. Não vale, por exemplo, apresentar a carteirinha de estudante ou o crachá do trabalho. Os documentos válidos são: identidade (RG), carteira de motorista (CNH), certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
Importante pontuar também que o documento deve estar em boas condições de leitura e com foto preservada, além de estar no prazo vigente. Há alguns que têm prazo de validade, como o passaporte e a CNH. Então, é importante dar uma olhada na data de vencimento, que pode ser checada no próprio documento.
Por mais importantes que sejam as certidões de nascimento e de casamento, elas não vão garantir o voto, já que não são aceitas pela Justiça Eleitoral como documentos de identificação na seção, justamente porque não têm foto.
Eleições 2024: confira documentação necessária para votar. Foto: Reprodução/ TSE
Se o eleitor não estiver com o título de em papel, ele consegue votar se apresentando na seção com um dos documentos válidos. Outra opção é o e-Título, mas apenas para quem fez o cadastro biométrico, e, dessa forma, tem a foto de identificação no aplicativo.
No caso dos eleitores que não fizeram o cadastramento em anos anteriores ou até o dia 8 de maio de 2024, não é mais possível inserir a fotografia. Neste momento, os serviços do cadastro eleitoral estão suspensos para a organização da logística de votação, e, por isso, essa função está suspensa. Nessa hipótese, é obrigatório apresentar, além do e-Título, um documento com foto.
Mesmo não sendo obrigatório levar o título, é importante lembrar que ele facilita a identificação e reforça a identidade do eleitor na seção, afinal é o documento oficial emitido pela Justiça Eleitoral. Assim, é importante levá-lo no dia da votação.
Fonte: iBahia/ Alan Oliveira
Foto: Reprodução/ TSE