Por: Ascom/CME
05/11/2021 - 08:21:18

Com grande representatividade popular, apesar dos cuidados diante da pandemia pela Covid-19, os vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Eunápolis entregaram, na noite desta quinta-feira (04/11), título de cidadania a personalidades que defenderam ações de melhoria de todas as áreas da cidade. Os 44 homenageados receberam o título em uma sessão solene comandada pelo presidente da Casa, Jorge Maécio (PP).



A noite de festa foi aberta com a oração do Pai Nosso e, em seguida, a musicista Eliana Damm interpretou o Hino Nacional, comovendo a todos que participaram da sessão no plenário principal da Casa. O evento contou com as presenças de todos os vereadores, bem como a prefeita Cordélia Torres (DEM) e seu vice, Wanderson Barros (PSL), além de autoridades civis, miliares, políticas, eclesiásticas e representantes de diversos segmentos da sociedade e a imprensa.

CIDADE ACOLHEDORA

Em seu discurso, o presidente Jorge Maécio destacou a formação do povo eunapolitano, baseado na fé, e o trabalho dos homenageados. Para ele “esses títulos servem para que, no futuro, os agraciados e suas famílias notem que um dia foram lembrados pelo Poder Legislativo como verdadeiros guerreiros e benfeitores”. Ele mencionou ainda os antigos romeiros que, vindo de Minas Gerais e vários cantos do Brasil, cruzavam o território original do que mais tarde viria a ser a cidade de Eunápolis, em direção ao Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, em Porto Seguro.

Falando da atualidade, disse também que o município está crescendo muito, pelo esforço de todos.

“Pelo esforço das pessoas, o entroncamento das BR 101 e 367, Eunápolis como foi batizada em homenagem a um dos seus benfeitores, tem na sua história a construção e o desenvolvimento voltados para o comércio que cresceu extraordinariamente em função da sua posição estratégica, tornando-se uma das principais cidades da microrregião”.

Lembrou ainda que uma cidade não se faz sem sua gente e que, por isso, “a Câmara Municipal de Eunápolis tem orgulho de, como uma mãe, de braços abertos, acolher, indistintamente, cada filho que resolveu aqui morar e que com seu trabalho e sua história contribuem para fazê-la cada vez mais pujante, portal da Costa do Descobrimento, uma das cidades que mais crescem na Bahia, gerando emprego e riquezas”.

VALORIZAÇÃO DA CIDADANIA

Na sequência, o cerimonial convocou os vereadores, nominalmente, a fazerem a entrega da honraria a seus homenageados. A solenidade contou com a presença das personalidades homenageadas, seus familiares e amigos, que acompanharam de perto a entrega dos títulos, motivadas por atitudes que fomentam melhorias para o município em diversas áreas, como a justiça, segurança, educação, o esporte, a cultura, a saúde, e, assim contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Agraciado com o título, e falando em nome dos demais homenageados, o presidente nacional da Juventude Progressista do Brasil, Neto Carletto, cuja indicação foi feita pelo vereador Adriano Cardoso (Solidariedade) disse que o ato praticado pela Câmara de Eunápolis, ao conceder o Título de cidadão eunapolitano a todas essas pessoas, “é uma forma de valorização da cidadania e de cidadãos de todas as categorias que muito fizeram em prol da cidade”.

Em outro momento de grande emoção, o cantor Jarley Rosa, indicado ao título pelo vereador Jorge Maécio, destacou que a data vai ficar marcada na sua história e que “as futuras gerações irão saber que estes vereadores contribuíram diretamente para que todas essas pessoas tivessem seu trabalho reconhecido. Em seguida, junto com o público, em um momento de grande enlevo, o artista interpretou a canção “Nunca pare de sonhar”, do compositor Gonzaguinha. Acompanhando com palmas, o plenário da sessão solene transformou-se em um só coral, cantando junto: “fé na vida, fé no homem, fé no que virá! Nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será”.

ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO

A solenidade é realizada uma única vez a cada legislatura e faz parte das comemorações pelo aniversário de fundação de Eunápolis. “Este município que eu amo e defendo como primeira mandatária aqui nascida, é merecedor de coisas boas”, disse a prefeita Cordélia Torres, prometendo trabalhar para resgatar a importância do 5 de Novembro, data da fundação ,ao lado da data da emancipação, 12 de Maio.

Conforme o presidente, esta homenagem representa o reconhecimento do Legislativo em nome da população para mostrar o quanto o município é grato a estas personalidades pelos relevantes serviços prestados aos cidadãos eunapolitanos e que contribuem ou contribuíram de forma exponencial para o crescimento e desenvolvimento do município por meio de suas ações em prol do bem comum.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL