Por: Ascom/CME
08/10/2021 - 08:45:17

Quem esteve na Câmara Municipal de Eunápolis na manhã desta sexta-feira (08/10) ou pelo menos, acompanhou a sessão online por meio da página oficial do Facebook, viu o plenário da Casa de Leis tornarem o mundo cor de rosa. A decoração na tonalidade é uma das formas usadas pelo Legislativo eunapolitano para expressar seu apoio à campanha "Outubro Rosa".

Durante todo o mês, o movimento, de âmbito internacional, visa estimular as mulheres a realizarem exames periódicos para a detecção precoce do câncer de mama. Pelo mundo, a cor rosa é usada como símbolo da união dos povos pela saúde feminina.

Na Câmara, o apoio à campanha é visto desde a última sexta-feira (1º/10) e seguirá até o próximo dia 31. Começou pelos corredores com funcionários usando, sobre o peito, um laço de fita rosa, como marca do movimento, e seguiu com a adesão do presidente, Jorge Maécio (PP) e dos demais vereadores que sugeriram a decoração do plenário com balões na tonalidade que remete às mulheres.

De acordo com a vereadora Carmem Lúcia (PSD), “o objetivo da iniciativa é reforçar a divulgação da campanha, a fim de incentivar as mulheres a se prevenirem e de estimular a solidariedade àquelas que tiveram ou estão com câncer”.

VOTAÇÕES

Nesta sexta-feira, além do alerta para a prevenção os vereadores também aprovaram projeto de lei complementar de número 26/2021, de autoria de Renato Bromochenkel (Avante), que aumenta a tolerância nos estacionamentos rotativos pagos, denominado Zona Azul, de 10 para 15 minutos. Isso graças à alteração proposta ao capítulo IV do artigo 10º da lei municipal número 746/22/06/2010 (Código Municipal de Trânsito). A matéria ainda precisa ser sancionada pelo Poder Executivo.

Os vereadores também aprovaram indicação de número 243/2021, de autoria de Jorge Maécio, que pleitea ao Poder Executivo estudo de viabilidade econômica no sentido de corrigir a distorção de salários existentes entre os profissionais do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) de Eunápolis em relação a Porto Seguro, buscando a isonomia salarial para as funções de Condutor e Técnico Auxiliar de Regulação Médica cujos salários estão menores que os colegas de Porto Seguro.

O parlamentar espera que seu pleito seja contemplado pela prefeita.

Também foi aprovado, em segunda votação, projeto de lei complementar 28/2021, de autoria de Arilma Rodrigues (DEM), que propõe a implantação do Serviço de Alta Complexidade em Neurocirurgia adulta e pediátrica no município. Atualmente o serviço está regulado para o Hospital Regional Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL