Por: Redação / atlanticanews
15/06/2021 - 17:16:48

O casal de ex-prefeitos José Robério Oliveira e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente, foi preso na manhã desta terça-feira (15), em mais uma fase da Operação Fraternos, que desde 2017 investiga fraudes milionárias em contratos públicos.

Uma terceira pessoa da família, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo da Silva Santos, que é irmão de Cláudia, foi afastado do cargo por 180 dias. Ele já havia sido afastado em 2017 na mesma investigação, quando estava em seu primeiro mandato de prefeito, assim como sua irmã e seu cunhado, que ainda ocupavam os cargos.

A Operação Fraternos investiga crimes cometidos entre 2008 e 2017 nas três prefeituras e apontou que em 2009, quando ainda eram todos prefeitos, Claudia, Robério e Agnelo usavam empresas familiares para simular licitações e desviar dinheiro de contratos públicos. Em 2017, a PF informou que os contratos fraudados somavam R$ 200 milhões.

Prisões

Além dos ex-prefeitos, também foram presos Humberto Adolfo Gattas Nascif Fonseca Nascimento, Ricardo Luiz Rodrigues Bassalo, Marcos da Silva Guerreiro e Edmilson Alves de Matos. Os mandados de prisões preventivas foram expedidos pela Vara Criminal Federal de Eunápolis, a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Outros mandados foram cumpridos em Vitória da Conquista e Salvador. Os investigados respondem por organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude a licitações e corrupção ativa e passiva.

O esquema

Segundo a PF, era feita uma "ciranda da propina", em que as prefeituras abriam licitações e empresas ligadas à família simulavam uma competição entre si, se revezando na vitória das licitações para disfarçar o esquema criminoso.

Com a contratação da empresa supostamente vencedora, parte do dinheiro repassado pela prefeitura era desviado usando "contas de passagem" em nome de terceiros, para dificultar a identificação dos destinatários, e então retornava para membros da organização criminosa. A polícia não detalhou se Cláudia, Robério e Agnelo estão entre os destinatários do dinheiro desviado.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL