Por: Ascom/CME
13/03/2020 - 13:56:57

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Eunápolis teve início, na manhã desta quinta-feira (12/03), com um pronunciamento, no espaço denominado de tribuna livre, da presidente da Delegacia Sindical da APLB da Costa Sul, Jovita Lima. Ela relatou que desde a quarta-feira, 11 de março, os trabalhadores da educação da rede pública municipal, em Assembleia Geral, decretaram greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira, 16.

Em resumo, os professores estão requerendo o reajuste anual da ordem de 12,84%. Segundo a dirigente sindical, após três reuniões com a categoria, o prefeito, Robério Oliveira (PSD) participou das negociações oferecendo 4,5% sobre os salários atuais.

Segunda Jovita, “a presença de mais de 300 professores no plenário da Câmara Municipal, além de um ato de mobilização e protesto contra a atitude do gestor, serviu para os professores solicitaram o apoio dos parlamentares, bem como, a presença da Comissão de Educação da Câmara Municipal para acompanhar o estado físico das escolas da cidade”. Enfatizou.

Em pronunciamento no grande expediente, os vereadores Jota Batista (PSC), Ramos Filho (PTC), Jurandi Leite (Cidadania) e Arthur Dapé (DEM), externaram o apoio à mobilização dos educadores municipais de Eunápolis.

Ao final, o presidente da Câmara, Jorge Maécio, solicitou aos membros da Comissão Permanente de Educação da Casa, Jurandi Leite, Ramos Filho e Osvaldo Pereira, que encaminhem ofício à Secretaria de Educação do município, para que possa tratar sobre as demandas dos docentes referente ao reajuste anual e à progressão do Magistério, de acordo com a Lei Municipal  568/2005.

INDICAÇÕES

Na mesma sessão foi aprovada indicação do vereador Dudu Oliveira, que requer uma feira itinerante a fim de permitir aos consumidores adquirirem os produtos mais perto de suas casas e assim evitar grandes deslocamentos.

Indicação de José Miranda, que pede a reforma do Posto de Saúde do Bairro Rosa Neto.

Os vereadores também aprovaram indicação do Jorge Maécio, para que o Poder Executivo atualize o valor das subvenções destinadas às instituições filantrópicas elencadas em lei, notadamente à Casa de Recuperação Nutricional SOS Vida, dirigida pela irmã Teresinha de Biasi, que realiza um trabalho de acolhimento e recuperação de crianças desnutridas.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL