A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (16), em Porto Seguro, um homem foragido da Justiça de Minas Gerais, condenado por decisão da Vara de Execuções Criminais de Ribeirão das Neves (MG). O mandado de prisão foi cumprido por equipes da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro.
Durante os procedimentos de identificação, já na manhã desta quinta-feira (17), os policiais civis constataram que o preso fazia uso de múltiplas identidades falsas, com documentos aparentemente autênticos, mas com nomes, RGs e CPFs diferentes. A fraude foi identificada por meio de uma análise minuciosa dos sistemas integrados de segurança pública e cruzamento de dados com registros de outros estados.
O caso pode configurar os crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos, previstos no Código Penal.
A prisão representa não apenas o cumprimento de uma ordem judicial, mas também a interrupção de uma estratégia usada para burlar o sistema penal e se manter foragido.
A Polícia Civil da Bahia reafirma seu compromisso com a Justiça, a elucidação de fraudes documentais e o combate à criminalidade interestadual, e se coloca à disposição das autoridades mineiras para os desdobramentos do caso.