Uma operação conjunta deflagrada na manhã desta quinta-feira (17) resultou na prisão de dois indivíduos apontados como integrantes da cúpula de uma organização criminosa com atuação em Eunápolis. Os mandados foram cumpridos na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), como parte da Operação Conexão, que envolveu forças de segurança dos estados da Bahia e de Minas Gerais.
Coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Gaeco Sul, a ação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), Polícia Federal, Polícias Militar e Civil da Bahia, Polícia Militar de Minas Gerais, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF-MG) e outras unidades especializadas.
Os alvos da operação são suspeitos de ordenar ataques contra agentes públicos, coordenar homicídios e organizar a logística do tráfico de drogas, principalmente na cidade de Eunápolis. Segundo as investigações, um deles exercia função de liderança operacional, enquanto o outro atuava na distribuição de entorpecentes.
Durante as diligências, foram apreendidas duas submetralhadoras, celulares, dispositivos eletrônicos, armas de fogo e mais de cem munições. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados.
A operação é um desdobramento de investigações iniciadas após uma ação realizada em Eunápolis, no dia 30 de maio de 2025, quando foram apreendidos entorpecentes, balança de precisão, cadernos de anotações, máquinas de cartão e outros materiais usados pela organização.
Participaram da operação equipes da Força-Tarefa da Polícia Federal em Porto Seguro, 23ª Coorpin da Polícia Civil da Bahia, Companhia de Policiamento Regional – Extremo Sul, Departamento de Inteligência da PMMG, 2º Batalhão de Policiamento Especializado, entre outras forças.
As autoridades ressaltam que novas fases da operação não estão descartadas. A ação reforça o compromisso das instituições com o combate ao crime organizado e com a preservação da ordem pública na Bahia e em outros estados.