A Polícia Civil da Bahia deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação Colmeia, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso envolvido com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Belmonte e região. A ação contou com o apoio do Ministério Público Estadual e diversas forças de segurança pública, incluindo unidades da Polícia Militar e da Secretaria de Administração Penitenciária.
Durante a operação, doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belmonte e seis buscas realizadas em celas do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde a polícia encontrou drogas e aparelhos celulares. O conteúdo dos dispositivos será analisado para aprofundar as investigações.
Uma das principais lideranças da organização, que já estava reclusa, foi transferida para o presídio de segurança máxima de Serrinha, como parte das ações para enfraquecer o comando do grupo criminoso. Além disso, 34 contas bancárias de dez investigados foram bloqueadas pela Justiça.
Quatro pessoas foram conduzidas à Delegacia de Belmonte para prestar esclarecimentos, enquanto o material apreendido segue em análise.
A operação teve atuação integrada da Delegacia Territorial de Belmonte, da 23ª Coorpin (Eunápolis), da Dirpin Sudoeste/Sul, além do Gaeco/Sul e do Gaep. Também participaram equipes da PM por meio do 8º BPM, CIPE Mata Atlântica, RONDESP Extremo Sul e SEAP, com apoio da Superintendência de Gestão Prisional.
As investigações continuam com o objetivo de desarticular completamente a quadrilha e impedir sua reestruturação.