Na manhã deste domingo (22), Eduardo Damasceno Silva, conhecido como "Bel", foi preso em João Pessoa, na Paraíba, enquanto aproveitava o dia na praia. Apontado como um dos líderes de facções criminosas no estado da Bahia, Bel é investigado por comandar atividades ilícitas nas cidades de Itacaré, Ilhéus e Itabuna, no Sul baiano. O criminoso já constava na Carta 6 de Ouros do Baralho do Crime, uma ferramenta usada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para identificar foragidos de alta periculosidade.
De acordo com a SSP-BA, Bel é suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, posse ilegal de armas, homicídios, roubos, lavagem de dinheiro e corrupção de menores. Além disso, ele é investigado por sua possível ligação com a compra e distribuição de armamentos para comunidades do Rio de Janeiro.
A prisão foi realizada por uma operação conjunta das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) das polícias da Bahia e da Paraíba, com o apoio do CPR-Sul e da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Durante a ação, foram apreendidos celulares, documentos importantes e um veículo de luxo, avaliado em R$ 200 mil, localizado em um imóvel utilizado pelo criminoso.
A prisão de Bel representa um forte golpe contra o crime organizado na região e reforça o compromisso das forças de segurança no combate à criminalidade.