Por: Osollo/Ascom
14/10/2023 - 06:34:20

Produtora rural de Itamaraju recebe Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Foto: ASCOM

Na última quinta-feira (5), Salvador recebeu mulheres de todo o estado para a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023, no qual concorreram nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Pequenos Negócios e Produtora Rural. O Extremo Sul da Bahia participou com seis candidatas. Foram indicadas na categoria Pequenos negócios: Cláudia Rosa De Jesus (Porto Seguro) e Lídia Ferrari Correa (Eunápolis), na categoria Microempreendedora Individual (MEI): Nilma Fernanda Chaves Nogueira (Porto Seguro); e na categoria Produtora rural: Adriana da Rocha Severino (Porto Seguro), Mirian Nogueira Aquino (Itamaraju) e Vanessa Antônio Chicon (Teixeira De Freitas).

A etapa estadual premia candidatas com ouro, prata e bronze, por categoria, sendo que as vencedoras de ouro do prêmio, automaticamente, são finalistas na etapa regional, com demais empresárias do Nordeste. Após essa etapa, as empresárias que se destacarem serão as finalistas da etapa nacional.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi criado em 2004, e desde então, vem contando histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras em todo território nacional. A premiação é uma forma de valorizar a força empresarial das mulheres que se destacam, não apenas como empresárias à frente de negócios de sucesso, mas também como pessoas que enfrentaram e superaram obstáculos.

Grandes foram os obstáculos e maiores foram as vitórias da empresária Mirian Nogueira Aquino, que conquistou a medalha de prata na categoria Produtora Rural. Para o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, todas as mulheres foram merecedoras das honrarias. “Que a história delas gere transformação e inspiração para as milhares de mulheres empreendedoras que temos no Extremo Sul da Bahia. Para nós, isso é motivo de muita alegria e honra por participar desse momento”, destacou o gerente.

A Unidade Regional foi homenageada como destaque de: maior número de inscrições, maior número de finalistas no estado, e maior número de inscrições de produtoras rurais.

Mirian Nogueira Aquino, a história além dos queijos

A paixão pelo trabalho começou muito cedo, quando ainda lecionava. Entretanto, ao se casar, Mirian Nogueira Aquino deixou a sala de aula e se dedicou aos trabalhos na roça. Em Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, começou com a venda de leite para um laticínio da região e ao perceber que o valor pago era injusto, a empreendedora decidiu fazer queijos, diversificando a produção para incluir outros produtos.

Mesmo com incentivos para industrializar a produção, Mirian declina pois conhece de perto o desejo dos clientes por produtos artesanais. “Mantenho um contato próximo com meus clientes, realizando pessoalmente as entregas e cuidando das vendas”, explicou.

Em 2022, a empresária participou pela primeira vez de um concurso. Incentivada pelo Sebrae, Mirian conquistou medalhas de prata e bronze no Concurso Nordestino de Queijos e Derivados, realizado durante o 16º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), em Vitória da Conquista.

Dois meses depois, em São Paulo, a finalista da Unidade Regional já estava participando de mais uma competição: o Concurso Mundial de Queijo e Produtos Lácteos, onde foi premiada com três medalhas de bronze e prata.

Ainda em 2022, a empresária vivenciou mais um desafio e superou, em prol do seu sonho. “Meu ex-marido tentou me impedir de formalizar a empresa em meu nome. Sua falta de reconhecimento e apoio minava minha autoestima e eu duvidava de mim mesma. Decidi me separar dele pois percebi que sua postura estava prejudicando minha jornada empreendedora. O destituí da sociedade e, hoje, a empresa está em meu nome. Comemoro essa conquista pessoal e profissional com a superação da violência patrimonial, através do empoderamento”, relatou.

Com a formalização e todo conhecimento vindo através das consultorias, capacitações, cursos, oficinas e missões técnicas do Sebrae, a empresária atendida pelo projeto de Desenvolvimento de Queijarias do Extremo Sul da Bahia traçou novas metas e iniciou a criação da identidade visual para a empresa Produtos Lácteos Mirian.

Em 2023, foi medalhista no VI Prêmio Queijo Brasil, em Blumenau/SC. Agora, com a prata no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Mirian celebra: “agradeço a Deus por tudo que está acontecendo comigo. É uma revolução muito grande em minha vida. Desejo que outras mulheres, ao se espelharem em mim, nunca desistam de nada. Quando achar que está no fundo do poço, acorda, sacode a poeira, que dias melhores virão, com certeza”, destacou a produtora premiada.

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL