Por: Lucas R
28/06/2023 - 09:20:11

Todos sonhamos com cabelos dignos de comerciais de shampoo, mas estamos lavando nossos cabelos corretamente? Claro, abandonar o shampoo a seco repleto de produtos químicos cancerígenos que você tem usado religiosamente é um bom ponto de partida.

Mas a resposta não é tão simples quanto “lave seu cabelo diariamente”. Segundo o Dr. Anthony Rossi, dermatologista e membro da Associação Americana de Dermatologia, as necessidades de lavagem de nossos cabelos são tão únicas quanto nossas impressões digitais.

O tipo do seu cabelo, quão oleoso seu couro cabeludo fica e seus níveis de atividade física são todos fatores que determinam a rotina de cuidados com o cabelo que é melhor para você. Então, antes de começar a esfregar seus fios sem pensar, reserve um momento para entender o que seu cabelo realmente precisa.

O Cronograma Perfeito para Lavar o Cabelo

O Dr. Rossi geralmente aconselha a lavagem dos cabelos uma ou duas vezes por semana. Porém, se você submeteu seus cabelos a tratamentos químicos agressivos, lavá-los menos frequentemente pode salvá-los de se tornarem quebradiços e ajudá-lo a evitar o temido problema das pontas duplas.

Por outro lado, se você tem um couro cabeludo naturalmente oleoso, pode precisar lavar o cabelo diariamente. A idade também desempenha um papel – os adolescentes podem precisar lavar os cabelos com mais frequência devido a picos hormonais que aumentam a produção de óleo.

Os tipos de cabelo encaracolado e crespo, propensos à secura e à quebra, podem não precisar de lavagens diárias ou semanais. O truque é encontrar o equilíbrio certo, lavando o cabelo duas ou três vezes por semana para manter seu couro cabeludo e cabelo limpos e saudáveis.

Cuidando do Seu Cabelo Entre as Lavagens

Não pense que o cuidado com o cabelo termina assim que você sai do chuveiro – manter o seu cabelo entre as lavagens é igualmente crucial. “Pense nisso como higiene do couro cabeludo”, sugere Rossi, defendendo uma rotina que inclua pentear o cabelo para remover células mortas da pele e massagear o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea.

O uso de condicionadores sem enxágue ou óleos para o couro cabeludo também pode nutrir e hidratar o seu couro cabeludo, promovendo um crescimento capilar mais saudável.

Os shampoos a seco podem ser úteis se você estiver numa situação apertada, mas não se torne dependente deles. E para os viciados em academia entre nós, não há necessidade de usar shampoo depois de cada sessão de suor, um simples enxágue com água será suficiente.

Se você nada com frequência, proteja o cabelo contra os efeitos secantes do cloro, molhando e condicionando-o antes de nadar e usando um shampoo específico para nadadores e um condicionador profundo após a natação.

Quando Procurar Ajuda Profissional

Apesar de nossos melhores esforços, às vezes problemas de cabelo e couro cabeludo persistem. Se você está enfrentando problemas contínuos, como caspa, queda de cabelo ou cabelo quebradiço, não hesite em procurar ajuda de um dermatologista certificado que se especialize nessas áreas. Eles podem oferecer conselhos especializados especificamente para a condição do seu cabelo e couro cabeludo.

No final das contas, lembre-se de que ter cabelos perfeitos não é sobre seguir regras genéricas ou seguir a última moda. Trata-se de entender as necessidades únicas do seu cabelo e tomar medidas para atendê-las.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL