É comum que algumas limitações, para determinados afazeres e comportamentos, apareçam na terceira idade, assim como mudanças físicas e psicológicas; e essas modificações podem deturbar a imagem que o idoso tem de si mesmo. Dessa forma, é importante pontuar que a realização de atividades que promovam uma autoimagem positiva é fundamental para a motivação, uma melhor qualidade de vida e a satisfação pessoal dos idosos.
Diante disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) procura, por meio de práticas pedagógicas — inspiradas na Pedagogia do Afeto e na Pedagogia do Cidadão Ecumênico, desenvolvida pelo educador Paiva Netto — e atividades educativas, incentivar a autoimagem, a autonomia e a criatividade dos seus atendidos.
Um exemplo desse trabalho é a realização do serviço de convivência Vida Plena, onde os idosos têm a oportunidade de vivenciarem a terceira idade de forma saudável e feliz, praticando esportes, participando de oficinas e adquirindo novos conhecimentos sobre variados assuntos.
As irmãs Marilene e Eliana Santos são atendidas por essa iniciativa da LBV e dessa forma, mantêm a mente ativa e sadia. “Eu me matriculei e convidei minha irmã para virmos juntas. A gente já vai dormir pensando em acordar mais cedo para chegar [na LBV] cedo. Cada vez que a gente [participa das atividades] é um aprendizado a mais”, relata Marilene Santos.
Nos encontros são discutidos temáticas sociais e pessoais, além da realização de oficinas lúdicas, como o artesanato que serve “como forma de incentivo e autoajuda para que eles possam fazer em casa, pois a maioria dos integrantes do grupo são idosos que moram sozinhos e vivem em extrema situação de vulnerabilidade”, explica a assistente social, Pádua Luana.
Para Eliana Santos, os encontros a ensinaram muitas coisas importantes, inclusive o seu mais novo hobby que é o artesanato: “Aprendi a fazer muitas coisas bonitas, principalmente com o canudinho de papel [de revista]. Quando eu tenho um tempinho a noite, em casa, eu faço com materiais que eu comprei e alguns recicláveis, é muito bom para distrair a mente”, declarou.
Com idade igual ou superior a 60 anos, os idosos participam de atividades que colaboram no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares, interpessoais e intergeracionais; e na inserção sociocultural para o fortalecimento da cidadania.
Na LBV, os idosos participam de diversas atividades, como: artesanato, dança, esportes e palestras educativas pertinentes à terceira idade, além de receberem o atendimento necessário da equipe da Instituição.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Itabuna, BA, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Gileno Amado, 135 — Caixa D’Água. Para outras informações, ligue: (73) 3212-6242