Por: Redação, com Glamour Brasil
31/01/2022 - 08:10:11

Você sabia que a fronha com que você dorme pode afetar diretamente a saúde da sua pele e dos seus cabelos? Acredite se quiser, mas as fronhas de algodão podem deixar os fios cheios de frizz e até causar acne, se não limpas corretamente.

A dermatologista Adriana Cairo explica que, ao longo da semana, a fronha acumula poeira e outras sujeiras que, junto com o calor da pele, criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias: "Essas bactérias podem não só prejudicar a ação dos nossos produtos de skincare, como até causar mais cravos e espinhas no rosto."

Além disso, as fronhas de algodão são inimigas dos fios, já que o algodão "rouba" umidade dos fios. Ou seja, ele remove não só a umidade e oleosidade natural, como qualquer produto aplicado antes de irmos para a cama. Para piorar a situação, a fricção entre o algodão e os fios causam o frizz, o embaraço do cabelo e até a perda do formato dos fios cacheados.

Mas como para tudo tem solução, a fronha de seda entra para salvar o nosso cabelo e a pele. "A fronha de seda não absorve umidade, então elas são ótimas aliadas na hora de conservar os óleos naturais que produzimos ao longo da noite", explica Adriana.

Para os fios, elas são ainda melhores, segundo a dermatologista Marnie Nussbaum, a sericina, uma proteína da seda presente nas fronhas, adere à queratina, proteína capilar, resultando em uma proteção parecida com a de um filme. Assim, a fronha de seda mantém a umidade natural dos cabelos, deixando-os macios e sedosos. "Estudos comprovam que fronhas de seda ou cetim diminuem em 43% as fricções tanto dos cabelos quanto da nossa pele", explica.

Deu para entender que a seda (e o cetim) são aliados do sono da beleza? Para te ajudar a encontrar o produto ideal, listamos os acessórios de seda e cetim que são melhores amigos da nossa cútis e das nossas madeixas.

1. Fronha 100% seda

A fronha de seda ajuda a manter a pele hidratada e saudável, não absorvendo óleos e produtos. Nos cabelos, ela protege os fios e combate o frizz.

2. Touca de cetim

A touca de cetim é uma ótima aliada para quem não quer investir em uma fronha, já que ela tem o mesmo efeito e protege os fios dos malefícios do algodão. O cetim é outro tecido, aí sintético, que não absorve a umidade, óleos e produtos, ajudando os fios a ficarem sem frizz e sem deixar que as cacheadas percam o formato dos seus cachos.

3. Touca difusora

Confeccionada em cetim, a touca é feita para auxiliar na secagem de cabelos crespos e cacheados e deve ser acoplada no bico do secador. Prática, quando inflada, o ar circula igualmente por toda a touca, garantindo, assim, fios definidos, com pouquíssimo frizz e super hidratados.

4. Scrunchie de cetim

O princípio é o mesmo: o cetim ajuda a manter os fios sem frizz e sem perder a hidratação, enquanto os elásticos comuns e de algodão absorvem a umidade, além de deixarem os fios marcados e com frizz por causa das fibras.

Fotos: Glamour


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL