Por: BN
16/07/2021 - 22:03:49

Seja para alugar ou comprar um apartamento, a varanda já se tornou um pré-requisito para muitos dos brasileiros. O ambiente pode promover descontração e relaxamento e, em época de pandemia, ainda ganhou um novo significado: liberdade. Mesmo se tratando de um espaço externo, a decoração faz a diferença e, até mesmo com mudanças simples, é possível deixar o ambiente ainda mais agradável. Mas, vale ressaltar que é preciso entender as regras de reforma do condomínio antes de planejar qualquer projeto ou mudança.

Para Maria Clara Auler, arquiteta da Vila 11, empresa nacional que desenvolve, administra e opera residências para locação long-stay em São Paulo, as pessoas repensaram a relação com o lar e, com isso, a varanda se tornou essencial no momento de procurar um apartamento. A arquiteta ainda ressalta que ambientá-la se tornou muito comum na busca por aconchego. "Assim como outros ambientes da casa, esse espaço pode ganhar uma decoração caprichada e proporcionar uma grande variedade de estilos. Os elementos devem respeitar o gosto dos moradores", comenta.

Para auxiliar na decoração, a profissional traz algumas dicas para proporcionar fluidez e sofisticação ao local.

Tamanho da varanda

No caso de metragens menores, o segredo está na otimização do espaço. Sendo assim, a arquiteta sugere transformar a varanda em um ambiente para home office, podendo compor com uma escrivaninha e cadeiras. Plantas e quadros decorativos podem completar a área e proporcionar sensação de conforto.

Quando já se tem um espaço maior, o ideal é criar a área para relaxar, curtir a vista ou fazer exercícios físicos. Para decorar, pufes, poltronas baixas, rede, tapetes de área externa e cadeiras sem estofados são ótimas opções.

Segundo a profissional, é importante pensar na adaptação do ambiente. Ou seja, se a área recebe sol de manhã ou de tarde, se é aberta ou fechada. Com essas informações, a pessoa vai escolher o mobiliário e a vegetação que se adaptem ao que a varanda oferece. Cortinas ou persianas podem ser excelentes aliadas para proteger os móveis dos efeitos do sol a longo prazo, por exemplo.

Investimento

Por ser um ambiente versátil, não há necessidade de gastar muito. "Muitos objetos de fácil acesso conseguem dar um ar diferente ao local. Desde os mais simples, como tapetes coloridos, vasos de plantas e quadros, até os mais personalizados, como móveis funcionais, imprimem personalidade", comenta. A dica da profissional para quem não quer gastar muito é apostar em plantas, banquinhos ou pufes.

Já para moradores que querem investir um pouco mais e possuem espaço da varanda, valem mesas, sofás impermeáveis e até uma iluminação diferente.

 


Enquete

Qual seu grau de confiança em Bolsonaro após novas polêmicas?





VOTAR PARCIAL