Por: Glamour
25/09/2020 - 07:47:41

Já reparou que algumas pessoas têm vasinhos no rosto, principalmente na região do nariz, da boca e das bochechas? Também chamadas de aranhas vasculares ou telangiectasia, estas pequenas veias finas são mais comuns do que você imagina, e podem ter de  0,1 a 1 milímetro de diâmetro.

Abaixo, o médico angiologista e cirurgião vascular Guilherme Jonas comenta quais são os tratamentos e cuidados que você deve para evitar as varizes faciais. Aos detalhes!

O que é?

Conhecidas também por telangiectasias ou aranhas vasculares, as varizes faciais são pequenos vasos, avermelhados ou azulados, bem finos. Esses vasos se localizam principalmente nas pálpebras, nariz e bochechas. As causas podem ser das mais diversas, como excesso de exposição solar, condições genéticas, gravidez, excesso de peso ou obesidade, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso de anticoncepcional ou corticoides. Elas não costumam apresentar sintomas, entretanto, eventualmente pode causar coceira ou dor.

É perigoso?

Segundo Guilherme Jonas, na maioria dos casos, os vasinhos no rosto não apresentam riscos à saúde, contudo, em situações raras podem ajudar no diagnóstico de doenças mais graves. “Apesar de serem geralmente benignas, em alguns casos raros podem ser sintomas de rosácea, doenças no fígado ou de síndromes raras”, explica o especialista.

Prevenção

Entre as dicas, está evitar o uso de corticoides sem acompanhamento médico, hidratar bem a pele e evitar procedimentos que causem a descamação ajudam a a controlar a inflamação e a proliferação desses vasos. "Caprichar na proteção solar e evitar bebidas alcóolicas também", complementa.

Tratamentos

O tratamento das telangiectasias é feito com o intuito de disfarçar os pequenos vasos e melhorar a aparência da pele. De acordo com o médico, as principais indicações são a luz pulsada, laser e radiofrequência. “A luz pulsada é uma ótima opção, mas o procedimento deve ser realizado por profissionais experientes para evitar complicações indesejadas, como queimaduras de pele. Muitos dos vasos tratados não voltam, mas pode ocorrer o surgimento de novos”, alerta.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL