Por: Nádia Simonelli | Fotos Gui Gomes / Acervo Casa Vogue e Lufe Gomes
03/07/2020 - 02:21:17

Apoiar e praticar a sustentabilidade é assunto de todas as áreas hoje em dia, e a gente pensa nisso (ou, pelo menos, deveria) da compra da roupa ao supermercado. Mas e como anda a decoração da sua casa neste tema? Para a expert em veganismo e sustentabilidade Alana Rox, o ato de decorar com esse olhar passa pelo reaproveitamento e pela criatividade. “Tem a ver com a emoção e com saber usar melhor os espaços para ter mais qualidade de vida, sem gerar prejuízos para ninguém”, afirma a autora do livro Diário de uma Vegana, que colocou as mãos na massa para dar cara nova ao seu apartamento em São Paulo, cujas fotos você vê aqui.

Para te ajudar a escolher pensando não só na beleza e conforto do seu lar, mas também no planeta, acionamos outra especialista em montar casas “verdes” e em dar novo uso a peças antigas: a arquiteta Helena Camargo, da H2C Arquitetura. “Se você quer comprar algo novo, pense se realmente precisa ou se pode ressignificar o que já tem”, pontua. A seguir, elas nos guiam na tarefa de mudar o mundo de dentro para fora. Vem!

Não quebre tudo

Cena clássica: você compra ou aluga um imóvel e logo pensa em fazer aquela reforma para deixar os ambientes do seu jeito. Antes de colocar tudo abaixo, olhe com carinho para os materiais que existem ali. “Tente aproveitar os revestimentos. Se tem um piso caquinho, clássico de casa de vó, dá para lixá-lo e deixá-lo mais atual”, sugere Helena. Tacos, azulejos ou armários, se estiverem em bom estado, também podem ser aproveitados e, de quebra, você mantém a história e o charme original do lugar onde vai morar.

Afinal, um décor com atmosfera vintage é garantia de muito estilo. Ah! Vale lembrar que demolir uma parede resulta em entulho, ou seja, resíduo que vai ser despejado em algum terreno, onde, muitas vezes, não vai ser reciclado. Portanto, evite.

Vida nova

Ressignificar peças também é uma atitude sustentável, que reduz o consumo e traz charme à decoração. “É possível adicionar muita personalidade ao ambiente com objetos que iriam para o lixo. Garrafas de azeite ou bebidas podem virar vasos de flores, e latas grandes de molho de tomate rendem lindos cachepôs para a horta”, ensina Alana. Ela lembra, ainda, que raladores de legumes podem ser usados como luminárias. “A luz passa pelos furinhos e cria um efeito lindo.”

Use o que você já tem

Aproveite para criar uma casa cheia de personalidade e memória afetiva com peças de família. Para dar frescor, experimente usá-las de formas inusitadas. “Uma cadeira antiga pode funcionar como mesa de apoio ao lado da cama, e uma escada de biblioteca pode servir de porta-toalhas no banheiro”, diz Helena. Se você não tem itens de herança, lojas de móveis usados ou feiras de antiguidades são uma ótima opção. “Em geral, esse mobiliário é feito de madeira de lei, algumas até extintas. Neste caso, uma camada de verniz fosco é ideal para manter a autenticidade e deixá-las como novas”, ensina a arquiteta. Para garantir bons garimpos, a dica é estudar os movimentos artísticos e descobrir quais designers e marcas marcaram cada época. Aí você terá bagagem para escolher móveis de acordo com o estilo do seu décor.

Se for comprar, vá de opções sustentáveis

Tudo bem, a gente sabe que em alguns momentos você vai precisar de itens novos. Neste caso, vale o mantra da escolha consciente. “Dê preferência às peças de matéria-prima renovável e aos fornecedores certificados que praticam o comércio justo, criando um impacto social positivo”, afirma Helena. Também vale escolher produtos artesanais. “Gosto de apoiar ONGs que fazem trabalhos manuais e que ajudam comunidades”, afirma Alana.

 

Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL