Por: Iga Bastianelli
14/04/2020 - 22:25:23

Aproveitar esses dias em casa para se cuidar pode ser uma boa opção. Além de atividades para relaxar e manter o bem-estar emocional, dar atenção para o corpo também é importante. A dermatologista Luciana Garbelini destaca algumas dicas que podem ser incorporadas, no seu dia a dia, para deixar a pele mais saudável:

1) Dê um descanso para a pele. “Ficar um tempo sem maquiagem desobstrui os poros de resíduos e evita o atrito diário causado na hora de sua remoção. Isso melhora o aspecto das peles sensíveis e ainda facilita a penetração dos ativos no tratamento de skincare”, explica a Dra.Luciana.

2) Mantenha o hábito de esfoliar a pele. A especialista recomenda fazer a esfoliação de uma a duas vezes por semana. “A frequência vária conforme a sensibilidade da pele e a intensidade da esfoliação”.

3) Aproveite o tempo livre para aplicar máscaras faciais. Se não tem opções já prontas em casa, é possível fazê-las. Mas a médica alerta: “as máscaras faciais caseiras merecem mais atenção devido ao risco de reações e até queimaduras após o contato com o sol. Além disso, elas não têm a mesma tecnologia de penetração na pele do que uma máscara industrializada”. Neste momento, porém, é necessário ponderar as opções mais acessíveis.

Dica de Máscara caseira

Por isso, a dica da Dra.Luciana é usufruir dos benefícios de produtos que se tem em casa, mas com alguns cuidados: evite frutas cítricas (morango, limão, laranja) na composição e dê preferência às máscaras que utilizem iogurte, mel, açúcar, ovos, aveia, óleos vegetais ou abacate. “Uma opção de máscara clareadora e antioxidante para todos os tipos de pele é misturar 1 colher de iogurte, 1 colher mel e 1 colher de açafrão. Deixe na face por 20 minutos. O iogurte tem ácido láctico que funciona como um clareador e é fonte de vitamina B6 e B12. Já o açafrão é um potente antioxidante. O mel, por sua vez, ajuda na hidratação, além de ser um bactericida e promover uma leve esfoliação durante a lavagem. Use duas vezes na semana”.

Dica extra!

Hidratação sempre! Na vida, especialmente nesse momento, é importante se manter hidratado de todas as formas. Beber água é fundamental, mas também não se pode esquecer de hidratar a pele. De acordo com a dermatologista, lavar as mãos e usar álcool gel é essencial como forma de diminuir o contágio do COVID-19. Porém, a higienização constante pode reduzir a proteção natural da epiderme, levando a um ressecamento dessa camada superior da pele e até mesmo algumas fissuras, porta de entrada para microrganismos danosos à saúde. “Após a sua limpeza, espere a pele ficar seca, inclusive do álcool gel, e passe o hidratante. Um não interfere no efeito do outro. Isso também é válido quando se tem muito contato com produtos químicos de limpeza. Neste caso, uma boa opção também é usar luvas de proteção”.

 

Enquete

Você confia na decisão do presidente Bolsonaro sobre liberação da cloroquina no tratamento da Covid-19?




VOTAR PARCIAL