Por: Purepeople
20/03/2020 - 00:22:47

Para aliviar dores no corpo ou simplesmente para relaxar, as massagens são uma ótima alternativa. A vantagem é que existem diferentes técnicas para experimentar, cada uma delas indicada para um tipo de necessidade. Além disso, massagens em diferentes partes do corpo podem trazer mais equilíbrio para o seu organismo e ainda aliviar dores de cabeça ou mesmo alergias. Saiba mais!

Nada como uma boa massagem para aliviar o estresse e a tensão do dia a dia. Mas, antes de marcar sua próxima sessão, é importante saber qual é a melhor técnica indicada para a sua necessidade. Algumas massagens são recomendadas para relaxar e liberar as toxinas, enquanto outras estimulam os campos energéticos do corpo e podem minimizar dores de cabeça, insônia e até sintomas de sinusite. Quer saber mais sobre os diferentes tipos de massagens e os benefícios de cada uma? Confira!

A MASSAGEM RELAXANTE É A TÉCNICA MAIS TRADICIONAL

A massagem relaxante, como o nome já sugere, tem como principal benefício relaxar os músculos do corpo todo e aliviar as tensões, muito indicada para quem anda estressada com a rotina. "Ela ativa a circulação e auxilia na liberação de alguns mediadores químicos, que nos dão a sensação de relaxamento e tranquilidade", explica a fisioterapeuta Lilian Ribeiro, da Clínica Renewmed. Com movimentos leves e contínuos, a técnica é uma das mais tradicionais, presente em quase todos os centros de massagens e spas.

 

DORES MUSCULARES? APOSTE NO SHIATSU!

Se a tensão nos músculos é mais localizada e específica em determinados pontos do corpo, a dica é investir no shiatsu. A técnica, que tem origem na medicina oriental, é mais vigorosa do que a massagem relaxante e estimula o trajeto dos músculos. Além disso, o shiatsu trabalha com os canais de energia corporais, também conhecidos como meridianos. "Por trabalhar em trajetos do meridiano, ele também atua no campo energético", conta Lilian. "O foco do shiatsu, que usa manobras mais profundas, é trazer o relaxamento ao diminuir nódulos de tensão muscular".

MASSAGEM AYURVÉDICA TRAZ MOVIMENTOS TÍPICOS DA YOGA

Ainda sobre terapias mais alternativas e menos tradicionais, as práticas ayurvédicas estão além dos cuidados estéticos com o corpo, pois também atuam nos chacras energéticos. "Costumamos falar que a massagem ayurvédica acalma não só o corpo, mas a alma, o espírito", diz Lilian. Além dos tradicionais movimentos de deslizamento, a técnica utiliza manobras de tração da articulação e alongamento, característicos da yoga. Outro diferencial é que as teraupeutas usam os pés para fazer a massagem, considerados um potencial campo de troca energética. "Na ayurvédica, a gente também precisa travar alguns pontos, como o sacro e a perna. Então, enquanto você faz a manobra de deslizamento no local, você está travando com o pé em outro local", detalha a profissional.

A MASSAGEM NOS PÉS EQUILIBRA O ORGANISMO E ALIVIA SINTOMAS

Uma simples massagem nos pés pode trazer mais benefícios do que o esperado. Tecnicamente conhecida como reflexologia podal, os movimentos nos pés mantêm o organismo equilibrado e podem tratar diversas questões, como ansiedade, insônia e dores nas pernas, já que os pontos nos pés refletem em partes do corpo. Além disso, uma boa massagem no local deixa a região hidratada e nutrida.


Enquete

O que você mais tem feito na quarentena?









VOTAR PARCIAL