Por: g1 BA
22/08/2023 - 07:13:33

Baianos que compraram passagens promocionais na empresa 123 Milhas tiveram os sonhos frustrados após a agência de viagens anunciar a suspensão de passagens aéreas. Entre os clientes, estão noivos que vão se casar em Salvador e não sabem se os familiares conseguirão participar da cerimônia e uma engenheira que adiou uma cirurgia para conhecer Buenos Aires, na Argentina.

A empresa informou que os cancelamentos são referentes a linha promocional, em que o cliente escolhe o destino da viagem com datas flexíveis. Sem horário marcado, a companhia conseguia preços mais baratos para as passagens de avião.

Em um comunicado divulgado no site, a companhia afirma que os cancelamentos são em razão de circunstancias de mercado. As viagens que deveriam ocorrer entre setembro e dezembro deste ano, não vão mais acontecer. O valor gasto pelos clientes não será devolvido.

Até esta segunda-feira (21), a contrapartida oferecida pela empresa é um voucher promocional para que o cliente compre outra passagem no futuro. A agência não informou quantas pessoas foram afetadas.

Cerimônia de casamento

A advogada Talita Santos vai se casar no mês de outubro em Salvador, mas não sabe se a família, que mora no Recife, em Pernambuco, vai conseguir participar da cerimônia. Eles compraram as passagens na plataforma e também foram informados que as viagens não vão acontecer.

"Pessoas que eu fiz a propaganda compraram a passagem. Eu já entrei em contato com a empresa, fiquei 20 minutos no telefone e não fui atendida. Também já pedi por e-mail e por aplicativo de mensagens, mas não tive retorno. Muita dificuldade em conseguir falar com eles", afirmou.

Além disso, Talita também era cliente da agência e perdeu passagens compradas para visitar os familiares neste ano. Conforme relatou, o prejuízo foi de R$ 3 mil.

Adiamento de cirurgia

A engenheira civil Luma Ramos decidiu adiar uma cirurgia após encontrar ótimas oportunidades de passagens para Buenos Aires, na Argentina. Ela e a esposa já tinham comprado passagens para ir ao festival The Town, em São Paulo, no mês de setembro, e decidiram estender as férias saindo da capital paulista para a terra dos hermanos.

O pacote para Buenos Aires custou R$ 2,1 mil para o casal, que ainda indicou a promoção para duas amigas. Elas também compraram a viagem. O quarteto ficou em choque quando recebeu o e-mail de cancelamento no sábado (19).

"Quando recebemos o e-mail, já tínhamos reservado passeios, restaurante, hotel... Eu alterei a data de uma cirurgia para fazer a viagem, estava muito animada", detalhou.

Segundo Luma, a empresa deu como solução um voucher de aproximadamente R$ 2,3 mil para cada "dupla" que teve as passagens canceladas. Apesar disso, o voucher só pode ser utilizado de forma parcelada, ou seja, ela e a esposa não podem usar o valor total de R$ 2,3 mil na mesma compra. Com isso, elas não poderão adquirir, através da plataforma, um novo voo com destino a Buenos Aires.

Sem querer perder as férias, que não podem ser mais alteradas, o grupo decidiu comprar novas passagens, fora da plataforma, nesta segunda-feira. A viagem está de pé, mas o prejuízo foi grande.

"O sentimento é muito péssimo, porque além da frustração, eu indiquei um serviço ruim para duas pessoas, que também perderam o dinheiro. Não temos nem a segurança que vamos conseguir usar o voucher, porque a empresa pode cancelar novamente ou quebrar", afirmou.

Bodas de algodão

O Rio de Janeiro era o destino perfeito para Evelyn e Pedro comemorarem os dois anos de casados, as chamadas bodas de algodão. O casal gastou R$ 758 com passagens de ida e volta para a cidade maravilhosa, que foram compradas em junho.

A viagem estava marcada para outubro, mas também foi cancelada pela plataforma. O casal ainda não sabe o que vai fazer porque novas passagens, compradas fora da plataforma, estão acima do orçamento.

Por outro lado, cancelar a viagem engloba cancelar a hospedagem e os passeios, o que o casal também não vê como vantagem.

Orientação do Procon na Bahia

De acordo com Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), entre 1º de janeiro e 21 de agosto deste ano, foram registradas 45 reclamações sobre a agência de viagem na Bahia. Nesse mesmo período, foram recebidas 444 e 142 reclamações pela plataforma do governo.

Segundo o superintendente do Procon-BA, Tiago Venâncio, o consumidor tem o direito exclusivo de escolher a modalidade de ressarcimento do seu investimento, e não pode ser obrigado a aceitar imposições da empresa.

Por isso, a orientação do órgão é que os clientes prejudicados pela empresa apresentem a reclamação para conseguirem a reparação dos danos. Essas reclamações podem ser feitas nos postos de atendimento do Procon e no site do governo.

Fotos: Sitio oficial de turismo. Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires e Camila-Souza/GOVBA

 

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