Por: Redação, com Pimenta Blog
25/08/2020 - 12:44:41

A juíza Emanuele Vita Leite Armede, titular da 1ª Vara Criminal de Ilhéus, negou o pedido de reavaliação da prisão preventiva feito pela defesa do vereador Lukas Paiva (PSB). A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (24).

A juíza alegou que não ocorreu fato novo que justificasse o relaxamento da prisão do parlamentar, que é réu em ações penais e civis decorrentes da Operação Xavier, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Lukas Paiva é acusado de liderar um esquema para desviar dinheiro público, no biênio 2017-2018.

As investigações também resultaram em denúncias contra outros dois ex-presidentes da Câmara de Ilhéus, o vereador Tarcísio Paixão (PP), que foi preso preventivamente em maio de 2019 e solto um mês depois, e o ex-vereador Josevaldo Machado (ex-PCdoB), que não chegou a ser detido.

No caso de Lukas, o Ministério Público e o Judiciário entenderam que o vereador descumpriu as medidas cautelares concedidas pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Por isso, o vereador teve a segunda prisão preventiva determinada em dezembro de 2019 e cumprida em março, conforme destaca a juíza Emanuele Armede, na decisão publicada nesta segunda-feira.


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL