Por: Redação / Atlântica News
31/10/2025 - 17:46:51

Nesta noite de quinta-feira, 30/10, o auditório Monte Pascoal, da Universidade Federal do Sul da Bahia, tornou-se palco do I Encontro de Escritores/as de Porto Seguro e região, promovido pela Academia de Letras de Porto Seguro (ALPS) em parceria com a UFSB, o CEMPEC e a Sociedade das Escritoras da Costa do Descobrimento, reunindo 13 autores e autoras em um encontro inédito que celebrou a literatura feita na região.

Entre os convidados, dois nomes de Eunápolis se destacaram pela força de suas trajetórias: Rose Marie Galvão e Roberto Martins, ambos reconhecidos por suas contribuições à história e à literatura da Região.

Autora do livro Cova da Moça, lançado em 2024, a jornalista e historiadora Rose Marie Galvão emocionou o público ao destacar o valor do encontro como espaço de convivência entre autores, leitores e instituições culturais. Sua fala sintetizou o espírito da noite: o da literatura como elo entre gerações, territórios e linguagens.

“O projeto da Academia de Letras de Porto Seguro, em parceria com a UFSB convida leitores, poetas e autores a vivenciarem um espaço plural, que une poesia, música, história e experiências da produção literária. Sinto-me honrada em participar e agradecida pela iniciativa, tão importante para fortalecer o protagonismo de novos e veteranos escritores.” Pontuou.

Outro nome que marcou presença foi o do escritor e historiador Roberto Martins, autor de obras fundamentais como ‘Porto Seguro: História de uma Esquecida Capitania’ e ‘Os Clavinoteiros de Belmonte’. Figura respeitada da intelectualidade baiana, Martins representa a memória viva da região e tem contribuído há décadas para o registro da história e da cultura local. Sua presença no encontro foi recebida com entusiasmo e reconhecimento por parte dos colegas de ofício.

O presidente da ALPS, Rod Pereira, destacou a importância do momento e o papel do evento como divisor de águas na cena literária regional. Para o escritor e dramaturgo, “o evento representa o início de uma nova etapa na trajetória da Academia. Foi mais do que uma celebração da palavra — foi o encontro entre gerações e linguagens que fazem da literatura um espelho da nossa identidade cultural”.

Para ele, “o compromisso da sua gestão é dar continuidade a esse movimento, conectando e fortalecendo quem escreve Porto Seguro.” Destacou.

O curador do evento, professor e escritor Éder Rodrigues, ressaltou o impacto da noite e a força coletiva do movimento que nasce a partir dele. “O I Encontro de Escritores/as de Porto Seguro demonstrou a bibliodiversidade da literatura produzida na região, seus contextos, poéticas e inserções. Autores e autoras de diferentes gerações intercambiaram ideias e processos criativos, demarcando o papel estratégico da Academia em mapear escritores com atuação local e nacional, transformando o encontro em um movimento literário contínuo.”

Coube ao curador encerrar a noite, agradecendo aos participantes e ao público, reforçando o compromisso de que esta iniciativa será um ponto de partida para novas ações literárias conjuntas entre Porto Seguro, Eunápolis e cidades vizinhas. 

Ao final, o público deixou o auditório com a sensação de ter presenciado um momento simbólico o nascimento de um movimento que consolida Porto Seguro e Eunápolis como polos de criação, memória e palavra, como disse a jornalista e escritora Rosaly Senra, presente no auditório.

Legendas

Rod Pereira, presidente da Academia de Letras de Porto Seguro.

Éder Rodrigues, escritor, professor da UFSB e curador do evento.

Rose Marie Galvão, jornalista, historiadora e escritora.

Rosaly Senra, jornalista e escritora, ao lado da autora Rose Marie Galvão.


Enquete


VOTAR PARCIAL