
Luto pelo nosso amigo... eterno professor Antonio Fernando Lima dos Santos e carinhosamente chamado por muitos alunos como “Professor Fernandão”.
Muitos conheceram um professor Fernando, austero, firme, com disciplina rígida para ministrar aulas e com vasto conhecimento intelectual, vindo de sua formação acadêmica e profissional como Auditor, que nos remota a tempos pretéritos.
Professor Fernando, além de Contador, por formação, também era economista, trabalhou como Auditor Externo e Auditor Interno em empresas, perpassou pela contabilidade pública de prefeituras e câmaras de vereadores, atuou na área de perícia contábil, um profissional completo, além de ministrar aulas em vários cursos de graduação e pós graduação, mas se encontrou mesmo foi com a docência, sua verdadeira paixão.
Sua paixão por ensinar era incrível, e de forma singular, transformava vidas.
Poucos conheceram os bastidores da sua vida interior, uma pessoa extremamente simples, leal, honesta, inteligente, resenhista, solicito e amigo.
Tive a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais, em 2008 quando fizemos juntos o Mestrado em Ciências Contábeis e também quando convivemos na docência do Curso de Ciências Contábeis da Unesulbahia, pessoa incrível, de coração grande e de lealdade intransponível.
Certa vez, o questionei por ficar muito tempo fora de casa, pois lecionava em cursos de graduação e pós graduação em Eunápolis, Itabuna, Feira de Santana, Salvador e outros municípios.
Inquiri se valia a pena todo este sacrifício com sua ausência da família; e ele de forma simples me revelou que foi somente com uma frase de Dona Sônia, sua esposa e mãe de seus filhos Fernanda e Eduardo, que ele conseguiu entender esta renúncia, pois Dona Sonia afirmou que esta era a grande missão dele, ensinar, transferir conhecimento, era o que o completava.
Me sinto grato por ter tido ao longo da minha vida, a oportunidade de conviver com um verdadeiro mestre, um ser humano incrível, generoso e espirituoso, um verdadeiro amigo.
E agora, com certeza, empresto as minhas palavras nesta homenagem a milhares de colegas, alunos e amigos dele, que por certo gostariam de homenageá-lo, em particular e de forma singular, os alunos da Primeira Turma de Ciências Contábeis da Unesulbahia.
Hoje celebramos aquele que nos fez acreditar em nossos sonhos, que deixou um grande legado de mais de 33 anos de docência na vida acadêmica.
Quis o destino, e, as sequelas do pós covid, nos tirar um amigo.
Resta-nos a certeza de que depois de tanto esforço pela vida, agora ele vai descansar, em paz e sem dor. Que Papai do Céu, o receba em seus braços.
Marcos Eriberto et All