Resultado da fermentação de água e mel e com sabor que remete ao vinho branco, o hidromel, bebida considerada a mais antiga do mundo, ganha notas de frutas, café e até pimenta. Há indícios do produto nas civilizações do Egito, Grécia e Império Romano, séculos antes de Cristo. O processo de produção dessa bebida é relativamente simples, o que leva muitas pessoas a tentar fazer hidromel em casa.
“Além disso, pouca gente sabe, mas foi essa bebida que deu nome à ‘Lua de Mel’ dos recém-casados, segundo a produtora rural Edilene Santos que considera o hidromel ‘o amor em forma de bebida’”.
Em Eunápolis, no sul da Bahia, a produção inovadora da bebida, feita de forma sustentável e natural pela hidromelaria do Apiário Edical, atraiu o interesse do programa Globo Rural, que vai ao ar nas manhãs de domingo, pelo TV Bahia, afiliada da Rede Globo. A reportagem de Taissa Moura procurou conhecer a produção da bebida.
O produtor rural, José Calixto Santos explica como é feita a bebida a partir de quatro elementos básicos. Só é preciso ter um pouco de paciência pois, apesar de simples, o processo é demorado e um bom hidromel artesanal pode levar a partir de 6 meses para ficar pronto.
Segundo ele, o sabor da bebida varia de acordo com o mel utilizado na sua produção, com os ingredientes adicionados e o teor de doçura do mel. “Os suaves são normalmente os mais doces, mas o sabor de cada tipo é diferente; Já os secos são menos doces e em alguns casos lembram um vinho branco.”Disse.
Recentemente, o hidromel produzido por Edilene Santos e José Calixto participou do principal evento de apicultura do Brasil, o ‘Brasil Honey Show’, quando conquistou a terceira colocação, no concurso de qualidade de âmbito nacional realizado na Feira de Mel e produtos Apícolas.
Não existe uma maneira certa de se tomar hidromel. Cada um vive essa experiência do seu jeito. Tem quem gosta de tomar na temperatura ambiente. Tem os que preferem tomar gelado (como um vinho). Algumas pessoas preferem tomar em doses, enquanto outras preferem taças ou canecas.