Por: Redação Cliconotícias
12/06/2024 - 09:09:12

A Diocese da Costa do Descobrimento, com sede na cidade de Eunápolis (BA), uma das mais recentes da Bahia, completa nesta quarta-feira (12/06) 28 anos de existência. Ela foi criada pelo Papa João Paulo II em 12 de junho de 1996, por meio da Bula Apostolicum Munus. No mesmo ato, o Papa nomeou o primeiro Bispo Diocesano de Eunápolis, Dom José Edson Santana Oliveira.

Ela é resultado da necessidade de encurtar distâncias e ampliar o atendimento da Igreja na região extremo sul do estado, distante 662 km de Salvador, capital baiana. A Diocese compõe-se de 8 municípios: Eunápolis (sede), Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

Com 33 Paróquias e 12 Quase-Paróquias e cobrindo uma área de 12.132,10 km², a Diocese conta com aproximadamente 350 mil habitantes, segundo dados de 2021 do IBGE.  São 115.360 mil somente na sede.

COMENDADOR

Referência no acolhimento de povos indígenas e ciganos no Extremo Sul da Bahia, o Bispo dom José Edson foi homenageado, recentemente, na Assembleia Legislativa da Bahia, com a entrega da Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela ALBA.

A sessão, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), foi proposta pela deputada Cláudia Oliveira (PSD) e contou com a presença de deputados, políticos da região e muitos representantes da Igreja Católica na Bahia.

Honraria foi proposta pela deputada Cláudia Oliveira que elogiou a trajetória do religioso na sessão conduzida pelo presidente Adolfo Menezes - Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA 

Dom Edson (3º Esquerda). Sessão que concedeu honraria ao religioso foi conduzida pelo presidente Adolfo Menezes – Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

MENSAGEM DIOCESANA

De Valência, na Espanha, onde se encontra hoje, o Bispo enviou uma mensagem a todos católicos e não católicos na Costa do Descobrimento. Reproduzimos a seguir:

MITRA DIOCESANA DE EUNÁPOLIS”

MENSAGEM DO BISPO DIOCESANO DE EUNÁPOLIS POR OCASIÃO DO 28º ANO DA CRIAÇÃO DA DIOCESE 

Este ano da oração proporciona o ambiente ideal para celebrarmos os 28 anos de criação da nossa Diocese. De fato, nossa jornada até aqui foi sustentada pela oração, pela escuta atenta da Palavra e pelo encontro entre irmãos celebrando a Eucaristia, partilhando a experiência de Cristo. Como Diocese, fomos criadas pelo Papa São João Paulo II em 12 de junho de 1996, por meio da Bula Apostolicum Munus. No mesmo ato, o Santo Padre me nomeou Bispo Diocesano de Eunápolis para conduzir o Povo de Deus como seu pastor, caminhar com o clero como servidor e confirmar a todos na fé. Hoje, ao revivermos esta história, lembramos os desafios iniciais, sem esquecer que começamos sem nada e hoje temos o suficiente para viver como Igreja Particular e testemunhar com renovado ardor missionário que temos o que precisamos para corresponder ao chamado de Deus. Inspirados na motivação do Apóstolo Paulo (cf. Hb 10:23-25), caminhemos na esperança porque Deus é fiel à Sua promessa. Oremos uns pelos outros e vivamos a alegria de ser uma comunidade de amor e de fé. Os fiéis, as religiosas, os religiosos, os padres e todas as pessoas de boa vontade que nos ajudaram a construir esta “casa comum” estão sempre presentes em nossas orações (cf. 1Cor 9:19-23). Ambientados pelo diálogo que, como família, nos permite experienciar esta caminhada como Igreja Sinodal, das montanhas de Guaratinga às margens do Jequitinhonha em Belmonte; dos pés do Monte Pascoal às verdes pastagens de Itapebi, somos uma Igreja forte e completa, cheia de grandes riquezas, dons e talentos. Mais que isso, somos nutridos diuturnamente pela Mesa da Palavra e da Eucaristia. Somos alegres, sentimo-nos seguros e nos orgulhamos de nossa história, pois sabemos de onde viemos e o que conseguimos alcançar em tudo o que nos propusemos ser e fazer. Que Deus inspire com sabedoria e graça cada um de nossos padres, para que continuem zelando com dedicação pastoral pelo nosso maior bem: o Povo de Deus. Agradecemos ao Senhor por termos conseguido levar adiante, nesses 28 anos, o projeto de Deus para nós, sem reclamar, desistir ou duvidar. Que a Providência Divina nos socorra conforme o que merecermos. Continuamos confiando a Nossa Senhora Auxiliadora tudo o que somos e tudo o que temos. Que venham mais 22 anos para celebrarmos juntos um jubileu. 

A todos, a bênção de Deus e a proteção de Maria, nossa Mãe. Valência, Espanha, 12 de junho de 2024, Dom José Edson Santana Oliveira Bispo Diocesano de Eunápolis Costa do Descobrimento.

 

 


Enquete

Você gostou do resultado da eleição 2024, em Eunápolis




VOTAR PARCIAL