Por: Assessoria de Comunicação
04/11/2022 - 14:33:26

O livro, que busca instigar o interesse das crianças pela natureza, será lançado, no dia 8 de novembro, em evento realizado no Arraial d’Ajuda Eco Parque

 

image.png

 

O lançamento promovido pelo Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, será realizado na Base de Pesquisas e Visitação do Projeto, no Arraial d’Ajuda Eco Parque, na manhã do dia 8 de novembro (terça-feira) e contará com a presença das autoras Thaïs Hokoç M. De Melo e Débora de Oliveira Pires, e da ilustradora Laura Nery.

 

108 alunos das escolas Frei Miguel e São Pedro, acompanhados de professores, participarão das atividades promovidas no lançamento, como observação de algas e esqueletos de coral, visita ao Recife Digital, mergulho virtual no Recife de Fora com óculos de realidade virtual e sessão de autógrafo.

 

Este lançamento precioso do Instituto Coral Vivo – que se destaca cada vez mais na produção de obras voltadas para a conservação marinha – traz informações e atividades lúdicas sobre os cinco ecossistemas litorâneos: manguezal, restinga, faixa de areia, poça de maré e recife de coral. A obra está disponível para download gratuito no site do Projeto Coral Vivo.

A ideia de produzir o livro surgiu de Thaïs Hokoç, que mora no Sul da Bahia há mais de 20 anos e é também professora e coordenadora de uma escola de Ensino Fundamental. Em suas caminhadas pela praia, em mergulhos nos recifes de coral, na conversa com alunos e professores, no encantamento dos turistas que visitam a região, ela se inspirou para produzir uma obra com conteúdo inédito, ricamente ilustrada, simples e cativante, e para isso convidou Débora, sua mestra e fundadora do Coral Vivo, para que juntas criassem um livro que despertasse a curiosidade, o respeito e o amor das crianças e jovens sobre o espetacular litoral da Bahia.

 

Com linguagem simples, o Guia do Naturalista detalha cada ecossistema litorâneo e nos faz refletir sobre nossa relação com o meio ambiente. No final do livro, há 11  propostas de atividades lúdicas e interativas para crianças e jovens. Pessoas de 2 a 100 anos podem ser fisgadas pelo guia e se esbaldar explorando um dos litorais mais lindos do mundo! São desde atividades menos complexas, como a observação do céu ou a construção de esculturas de areia, até a elaboração de um objeto de espionagem submarina, que instiga os leitores a produzirem suas próprias máscaras de mergulho.

 

 

SOBRE AS AUTORAS  

THAÏS H. M. DE MELO nasceu no Rio de Janeiro, em 1978. Graduou-se em Biologia Marinha pela UFRJ e logo depois mudou-se para o Sul da Bahia, onde vive até hoje. Tem como missão compartilhar seu amor pela natureza, principalmente pelos ambientes costeiros. Trabalha com o turismo de observação de baleias, levando pessoas para conhecer e admirar as jubartes em seu ambiente natural durante seu período de reprodução e cria nas águas cálidas da Bahia. É coordenadora pedagógica e uma das sócias do Centro Educacional de Arraial d' Ajuda, escola em que já foi professora de Ciências e na qual suas filhas estudaram. Já exerceu diversas funções no Projeto Coral Vivo e, hoje, é sua Coordenadora de Educação. As vivências e trocas com alunos, turistas e moradores de Cumuruxatiba e Arraial d' Ajuda, Bahia a inspiraram a escrever esse guia.

 

DÉBORA PIRES nasceu no Rio de Janeiro, em 1958. É doutora em ciências biológicas e sempre focou suas atividades em zoologia marinha. É também professora titular aposentada do Museu Nacional/UFRJ. Publicou vários artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Atuou em publicações de artigos e livros de divulgação científica e também em políticas públicas, destacando-se seu envolvimento na criação de várias unidades de conservação marinha. Fundou o Projeto Coral Vivo, junto com Clovis Castro, em 2003, atuando em sua rede de pesquisas e como Coordenadora de Comunicação por 16 anos. Atualmente é Coordenadora de Criação e Produção do projeto, no qual faz também a consultoria científica de todas as publicações.

 

LAURA NERY nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1956. Graduou-se em Desenho Industrial pela EBA-UFRJ. Em sua vida profissional sempre atuou como designer gráfico. Sua trajetória vai desde pequenos e médios escritórios de design a empresas de varejo, moda, educação e instituições financeiras. É pós-graduada em Design de Estampas pelo Senai-Cetiqt e, desde 2015, dedica-se a pintura em aquarela. Frequentou o ateliê Chiaroscuro de Chiara Bozzetti, e atualmente, frequenta o ateliê online de Walber Feijó, buscando sempre desenvolver habilidades, conhecimentos e aprimorar a caprichosa técnica da pintura em aquarela. Este é o seu primeiro livro ilustrado.

 

SOBRE O PROJETO CORAL VIVO

O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, tem parceria com 13 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que atua na coordenadação executiva  do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais).

 

Além disso, o Projeto Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Também patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de modo complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

 

O Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá.

 

Siga nossas redes

Instagram: @projetocoralvivo 

Facebook: @coralvivo 

Twitter: @coral_vivo

LinkedIn: Projeto Coral Vivo

YouTube: Coral Vivo


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL