Por: Assessoria de Comunicacao Veracel
13/09/2021 - 11:18:00

Companhia terá dois representantes participando das discussões sobre o tema durante o MAPS Fórum 2021, que acontece nos dias 14, 15 e 16 deste mês.
 

Inscrições para participação do evento online se encerram nesta próxima segunda-feira e renda arrecadada no evento será revertida para ações socioambientais.
 

Eunápolis, 13 de setembro de 2021 - Representantes das áreas de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Veracel Celulose estarão presentes nas discussões sobre restauração e projetos de responsabilidade social no MAPS Fórum 2021, evento online que será transmitido a partir das 19h nos dias 14, 15 e 16 deste mês nas plataformas digitais da organizadora, a MAPS Projetos Sustentáveis. O evento conta com 17 painelistas entre pensadores, escritores, pesquisadores, lideranças comunitárias e organizações que atuam em prol do meio ambiente e da sociedade para conversas sobre as melhores práticas ambientais e ações reais que fazem a diferença em seus territórios de atuação.
 

As inscrições para o evento estão disponíveis pelo link da plataforma Sympla até esta segunda-feira (13). O valor da participação é de 50 reais, que podem ser parcelados em 12 vezes. "A renda arrecadada irá para ações socioambientais na comunidade da vila de Santo André (BA), que foi afetada economicamente pela pandemia com a paralisação das atividades do turismo convencional", explica Carla Mott Ancona, empreendedora social e organizadora do fórum.
 

Um dos temas centrais do Fórum deste ano será sobre Restauração e Regeneração, palavras sinônimas recorrentes na conversa de grupos que, em diferentes partes do Brasil, têm em comum a adoção de diversas práticas que vêm beneficiando os seres vivos como um todo, ao mesmo tempo que promovem a conservação e a melhoria do meio ambiente local.
 

O termo regeneração, que por muito tempo estava identificado à agricultura, avançou para o turismo, as comunidades e as grandes empresas que buscam atrelar seus negócios ao índice ESG (responsabilidade social, ambiental e de governança). A nova tendência, que se fortalece com a perspectiva mundial de se promover cada vez mais a economia verde, já dita as formas de se incentivar o desenvolvimento socioeconômico e a conservação ambiental de uma localidade, deixando-a melhor agora nos seus aspectos econômicos, sociais e culturais.
 

"Para a Veracel é muito importante estarmos presentes em um fórum como o MAPS juntamente com diversos especialistas que atuam efetivamente em prol do meio ambiente. As práticas regenerativas já fazem parte das ações da Veracel e este espaço de troca será muito bem-vindo para que possamos cada vez mais ampliar nossa atuação efetiva tanto no campo ambiental quanto no social, atuando de acordo com nosso propósito como empresa e sendo um agente de transformação real de nosso território", destaca Izabel Sousa, especialista de Responsabilidade Social da Veracel.
 

O Fórum contará com a abertura do ativista e líder Ailton Krenak, iniciando a programação (14/09) com o primeiro bloco temático, Interser, um conceito criado pelo mestre budista vietnamita Thich Nhat Hanh, que trata da interdependência e coexistência de todos os seres do planeta. Além de Krenak, participam a Monja Waho, que promove meditações em espaços públicos na cidade de São Paulo, Emmanuel Khodja, coordenador da Gaia Education no Brasil e fundador da ecovila Terra Una (MG), e o engenheiro agrônomo Walter Steenbock, analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pesquisador de sistemas agroflorestais que trabalha com a recuperação de ecossistemas e com a regeneração para produção de alimentos.
 

No segundo dia (15/09), em Comunidades e empresas que regeneram, participam Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil; Luiz Tapia, gerente de Meio Ambiente da Veracel; Lia Andrade, líder da comunidade Vila Nova Esperança, uma das favelas mais verdes do Brasil; Fabio Beneduce, especialista em energias renováveis e coordenador do Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), do Ceará e o jornalista Rodrigo Cunha, do Humano de Negócios.
 

-No último dia (16/09), Regeneração já! terá início com José Fernando Rebello, cofundador do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas) e coautor do livro Agricultura sintrópica segundo Ernst Götsch, e o permacultor Bento Cruz. Em seguida, representantes de iniciativas no sul da Bahia vão contar como suas ações estão impactando as comunidades e o meio ambiente, que são: Projeto Colmeia da vila de Santo André; Projeto Maré, de proteção às tartarugas e restinga, e Amasa (Associação de Moradores Amigos de Santo André). Também será apresentado o novo Projeto Arimuguê, de agricultura familiar/regenerativa e meliponicultura. Já especialista em Responsabilidade Social da Veracel, Izabel Sousa, falará das ações realizadas pela empresa. A mediação será da jornalista Lea Penteado, vice-presidente do Conselho de Turismo de Santa Cruz Cabrália .

Confira a seguir a programação detalhada do evento:

Interser - 14/09/2021(terça-feira):

-19h às 19h45 - WEBINAR
Ailton Krenak - ativista socioambiental, escritor e filósofo da etnia indígena krenak

- 20h às 21h15 - PAINEL
Monja Waho - Ordem Sotozen do Japão (zen budista) e Sala Therigatha de zazen
Walter Steenbock - engenheiro agrônomo, autor de "Agroflorestando o mundo do facão ao trator"
Emmanuel Khodja - coordenador da Gaia Education Brasil, que incentiva a sustentabilidade pela educação / Ecovila Terra Una - MG

Comunidades e empresas que regeneram - 15/09 (quarta-feira):

-19h às 19h45 - WEBINAR
Tânia Cosentino - presidente da Microsoft Brasil

- 20h às 21h15 - PAINEL
Luiz Tapia - gerente de Meio Ambiente da Veracel
Lia Andrade de Souza - líder na comunidade vila Nova Esperança, bairro modelo de sustentabilidade - SP
Fabio Beneduce - coordenador do Instituto Tecnólogico Vocacional Avançado, que aplica metodologia inovadora de ensino e aprendizado - CE
Rodrigo Cunha - autor de "Humanos de Negócios" e TEDxSpeaker - SP

Regeneração Já - 16/09 (quinta-feira):

- 19h às 19h45 - WEBINAR
Mediação do antropólogo e permacultor Bento Cruz

José Rebello - coautor de "Agricultura Sintrópica segundo Ernst Götsch" e fundador do Cepeas (agricultura sintrópica para pequenos e grandes produtores) - GO

- 20h às 21h15 - PAINEL
Mediação da jornalista Lea Penteado - vice-presidente do Conselho de Turismo de Santa Cruz Cabrália - BA

Carla Mott Ancora - diretora da MAPS / Projeto Colmeia (turismo regenerativo) - BA
Izabel Sousa - especialista de Responsabilidade Social da Veracel - BA
Jean-Philippe Marelli - Projeto Arimugue (agricultores que promovem a agroecologia na vila de Santo André) - BA
Jânio Alcântara - Amasa (Associação de Moradores Amigos de Santo André) - BA
Monica Paoletti - Projeto Maré (Preservação das tartarugas marinhas e da vegetação de restinga) - BA

 

Sobre a MAPS:
 

A MAPS acredita que a atividade humana deve andar de mãos dadas com a natureza para salvaguardar as condições de vida no planeta. Para isso, empresas e instituições necessitam de consultoria especializada para implementações de processos que aliem ganhos a práticas sustentáveis e regenerativas. A agência de projetos e design em sustentabilidade trabalha seguindo os 17 ODS da ONU e realiza cursos e treinamentos de capacitação, emite certificações, promove ações socioambientais em comunidades no sul da Bahia e incentiva o turismo regenerativo. A MAPS faz parte do Future of Tourism e da Positive Impact , organizações que defendem o mercado de turismo e eventos cada vez mais regenerativo.
 


Para atendimento à imprensa, entre em contato pelo e-mail imprensamaps@gmail.com
 

Sobre a Veracel Celulose
 

Veracel Celulose celebra 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.
 

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior reserva particular de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro e recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.
 

São 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda todos últimos anos. Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL