Por: Extra
23/02/2021 - 13:40:23

Começam nesta terça-feira (dia 23) as inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que visa a preencher 181.898 vagas temporárias de recenseador. Os interessados devem acessar, até o dia 19 de março, o site do Cebraspe. Será cobrada uma taxa de R$ 25,77 para confirmar o cadastro. É preciso ter ensino fundamental completo para participar da seleção.

Os candidatos farão prova objetiva em 25 de abril, com dez questões de Língua Portuguesa, dez questões de Matemática, cinco questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

Além deste exame, os recenseadores receberão treinamento presencial e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias.

É ideal que os candidatos aprovados sejam moradores das próprias localidades onde vão trabalhar, já que a remuneração será por produção. A jornada semanal será de, no mínimo, 25 horas de trabalho e os ganhos poderão ser simulados no site do Censo 2021. O contrato de trabalho é de três meses, renovável por mais três.

As oportunidades estão distribuídas por mais de cinco mil municípios do país (veja abaixo). Nos maiores e em áreas remotas, as vagas são oferecidas por áreas de trabalho específicas, como bairros, favelas, localidades de difícil acesso, aldeias indígenas ou comunidades quilombolas.


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL