Por: AtlanticaNews
25/06/2020 - 21:37:16

Um dos principais templos do futebol mundial, palco de inúmeros jogos históricos e sede de duas copas do mundo, o Maracanã (estádio Mário Filho), acaba de completar 70 anos. O estádio foi inaugurado em 16 de junho de 1950, sendo considerado o maior do mundo naquele período, com a assustadora capacidade de abrigar 200 mil torcedores. Atualmente além de ser um símbolo do futebol nacional e dos esportes, é um importante ponto turístico do Rio de Janeiro.

Recentemente o estádio passou por uma reforma drástica para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, a estrutura do estádio foi modernizada para atender aos padrões da FIFA e sua capacidade foi reduzida para 80 mil telespectadores. O custo total da obra foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.

A sua origem

O Maracanã foi construído após o Brasil ser escolhido como sede da Copa do Mundo de 1950, que originalmente seria realizada em 1949. Por conta dos efeitos destrutivos da II Guerra Mundial na Europa, a FIFA adiou a copa em um ano, para que as seleções pudessem se reestruturar. A construção do Maracanã levou cerca de dois anos, e calcula-se que seu custo final, foi de 250 milhões de cruzeiros.

Desde a sua construção, torcedores vêm se deliciando com partidas incríveis, ainda mais após conseguir um bônus da 22bet, que permite que apostem no time de coração sem custo inicial em uma plataforma segura. O primeiro jogo realizado na arena foi entre uma seleção carioca e uma seleção paulista, no qual os paulistas se saíram melhor, ganhando por 3 a 1. Na semana seguinte, ocorreu a estreia do Mundial. Em uma partida entre Brasil e México, e a Seleção brasileira aplicou uma goleada de 4 x 0.

Acontecimentos históricos no Maracanã

O primeiro grande jogo que ocorreu na arena foi a final da copa de 1950, posteriormente conhecida como o “Maracanaço”. Uma partida entre Brasil e Uruguai, onde a seleção brasileira tinha uma grande expectativa de título já que vivia uma grande fase. O Brasil tinha goleado a Suécia por 7 a 1 e a Espanha por 6 a 1 nas partidas anteriores, além disso, a equipe brasileira precisava somente do empate para a conquista do mundial.

O primeiro tempo do jogo foi bem morno e não houve gols, no entanto, no início da segunda etapa a seleção canarinho abre o placar com Friaça e fica mais perto do título inédito. Porém os Uruguaios empataram o jogo com Juan Alberto  ao 21 minutos da segunda etapa, e fazem 2 x 1 com Edgardo Ghiggia, virando a partida e destruindo o sonho dos brasileiros de serem campeões mundiais na frente do maior público já registrado na história do futebol nacional, 199,854 pessoas.

O estádio também foi o palco em que o Rei Pelé marcou o seu milésimo gol em uma partida entre Santos e Vasco. Além disso, Pelé conquistou 3 campeonatos brasileiros jogando no Maracanã.

Na primeira final do campeonato brasileiro entre duas equipes cariocas, Fluminense X Vasco da Gama, o Fluminense levou a melhor e venceu o jogo por 1x0 com um gol de Romerito e levou o público de 190 mil torcedores à loucura.

Em 2014 a arena recebeu sua segunda final de copa do mundo, entre Alemanha e Argentina. A partida foi bem truncada, e os Argentinos tiveram algumas oportunidades de abrir o placar com o Higuain. No entanto, o atacante falhou em suas finalizações, e o mesmo não pode se dizer de Mario Gotze, que saiu do banco de reservas para fazer o gol do título para os alemães, garantindo o tetracampeonato mundial para a seleção.

Já para a seleção canarinha os melhores momentos no estádio foram a conquista da Copa América em 2019 sobre o Peru e as finais da olimpíada de 2016, onde o Brasil venceu a Alemanha nos pênaltis e garantiu a medalha de ouro.

 


Enquete

Itagimirim: 2024 é ano de eleição municipal. Você votará para reeleger atual prefeito ou eleger outro (a) candidato (a)?




VOTAR PARCIAL