
Após descobrir que a gordura libera compostos que contribuem para mudar todo o metabolismo, inclusive do desenvolvimento da diabetes tipo 2, cientistas desenvolveram uma esponja de polímero. O material, já utilizado em suturas e outros dispositivos médicos implantáveis, é capaz de impedir que a gordura interfira no restante do corpo.
A esponja foi desenvolvida pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e apresentada em reunião da "American Chemical Society", nesta terça-feira (22).
De acordo com o portal, elas foram implantadas em camundongos obesos com sintomas semelhantes aos da diabetes. Nos animais, o resultado indicou um possível tratamento para a doença, já que os ratos com as esponjas registraram aumento de 10% na gordura corporal.
Já as cobaias sem o implante ganharam 30% a mais de gordura. Os camundongos com a esponja também apresentaram 60% de aumento de transportadores de glicose tipo 4 (Glut 4), que é a proteína que ajuda a transportar esse "açúcar perdido" para dentro das células.
EducaçãoOAB Bahia divulga resultado parcial do projeto "OAB Gira Escola -Por uma Educação Antirracista"
VeracelEstação Veracel celebra marco histórico com o nascimento de filhotes de arara-vermelha-grande após quase 200 anos de extinção na Mata Atlântica.
Eunápolis Motorista é preso após batida com vítima fatal