Por: Mariana Ferreira / Ascom/IBC
17/04/2017 - 15:08:33

A Teia dos Povos, em parceria com a Associação Comunitária dos Produtores da Baixa Verde, o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento (CONDESC) e o Movimento de Luta pela Terra (MLT), promoveram Dia de Campo na comunidade Baixa Verde, em Eunápolis. O Governo do Estado da Bahia, através do Instituto Biofábrica de Cacau, disponibilizou mudas de essências florestais e fruteiras para beneficiar 85 famílias da comunidade.

As mudas, de essências florestais e fruteiras – abacaxi vitória, açaí, goiaba paluma, ipê amarelo, leucena, olho-de-pavão, orquídea, pau-d’alho e urucum –, foram plantadas em ação simbólica em dois hectares de terra. Ao todo, a comunidade pretende implantar 400 hectares de sistemas agroflorestais na localidade, que abrange cerca de 1.500 hectares. O objetivo é promover a recuperação das matas ciliares da localidade e a implantação de um sistema agroflorestal voltado para a promoção da autonomia socioeconômica daquelas famílias.

“É uma referência, para a região, de enfrentamento à monocultura que prejudica o solo e de fortalecimento da agricultura familiar na Bahia”, destaca o diretor-técnico do IBC, Maurício Galvão. Participaram da experiência cerca de 200 pessoas, entre agricultores assentados, professores e estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), IFBaiano, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), vereadores e secretários de Agricultura de municípios da região, Território de Identidade Litoral Sul, além da imprensa local, que assistiram ainda a uma apresentação mística da comunidade conscientizando sobre a importância de denunciar a violência contra a mulher.

“Esse projeto faz parte da implantação dos 200 mil hectares de sistemas agroflorestais que nós estamos implantando na Bahia. Já chegamos ao Baixo Sul e agora chegamos ao Extremo Sul. Nós, Teia dos Povos, e a Biofábrica vamos atuar em 92 municípios”, diz o líder da Teia dos Povos e vereador de Pau Brasil, Elder Almeida. 

Comunidade – De acordo com o coordenador nacional e regional-extremo sul do MLT, Juvenildo Oliveira, o objetivo principal do projeto é tornar o extremo-sul uma região produtora de alimentos. “Hoje é uma região em que o alimento está escasso, está confirmado que 70% da alimentação consumida no território vem de outros estados, porque a monocultura, principalmente do eucalipto, tomou quase todos os espaços de terras produtivas desse território. O agravante é o fato de não termos mais água no território, apenas 5% de sua capacidade, e sem condições para o consumo humano”, avalia.

“Nós temos a função de restaurar toda essa área, e desenvolvemos esse trabalho ao longo de oito anos, por isso fizemos parceria com a Biofábrica e a Teia dos Povos, porque sozinho o movimento não teria condições”, completa. “Nossa intenção é recuperar toda a extensão. Nós temos hoje nascentes mortas, rios secando devido ao plantio de eucalipto, precisamos recuperar. É um evento de grande valia para toda a comunidade”, acrescenta a coordenadora do MLT nacional Roze Lemos.

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/