Por: Domingos Oliveira
22/09/2026 - 11:33:36

Encerrada neste domingo (20) a primeira fase do Campeonato Intermunicipal 2026. Das 59 seleções que iniciaram a competição, 44 continuam na briga pelo título, enquanto 15 foram eliminadas, entre elas Glória, que desistiu da disputa após a quarta rodada.

 

Simões Filho (foto) foi o grande destaque da temporada, sendo o único na disputa a alcançar 100% de aproveitamento técnico. Atuando pelo Grupo 09, a equipe venceu os seis jogos disputados.

 

Após o triunfo em casa diante de São Felipe por 2x1, pela sexta e última rodada da fase preliminar, o time se isolou na liderança da classificação geral, com 18 pontos e 20 gols marcados contra apenas quatro sofridos. 

 

Dividindo a segunda posição na tabela aparecem com 16 pontos e aproveitamento de 88,89% as seleções de Itapetinga, Castro Alves, Itamaraju, Paulo Afonso e Anguera.

 

Passagem na última hora 

 

Seis equipes deixaram para a última rodada a classificação para a próxima fase: Catu, Conde, Ibirapitanga, Lauro de Freitas, Santa Cruz da Vitória e Vitória da Conquista.

 

Juntam- se a elas Crisópolis, Anguera, Alagoinhas, Simões Filho, Jaguaquara, Aurelino Leal, Itamaraju, Rio Real, Irajuba, Itabuna, Camacan, Rodelas, Itatim, Barro Preto, Tucano, Paulo Afonso, Santaluz, Valente, Conceição do Coité, Serrinha, Barrocas, Biritinga, Ipirá, Capim Grosso, Pé de Serra, Santanópolis, Feira de Santana, Conceição da Feira, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, São Felipe, Maragojipe, Castro Alves, Santo Antônio de Jesus, Poções, Brumado, Itapetinga e Coaraci.

 

Entre as seleções eliminadas, Amélia Rodrigues, Brejões, Caatiba, Glória, Ichú e Miguel Calmon terminaram sem pontuar. Amélia Rodrigues foi a única que não conseguiu marcar nenhum gol nas seis partidas disputadas. Por outro lado, Anguera e Castro Alves encerraram a primeira fase sem sofrer gols.

 

Tucano domina com o melhor ataque

 

Apesar de ter perdido a invencibilidade na rodada, a Seleção de Tucano terminou a fase preliminar como dona do melhor ataque – 27 gols marcados. Crisópolis, que também perdeu a invencibilidade na reta final, ficou logo atrás, com 26.

 

Na lista das defesas mais vazadas entre as equipes eliminadas aparecem Ichú, com 31 gols sofridos, Glória, com 25, e Brejões, com 24.

 

Além de Crisópolis e Tucano, também perderam a invencibilidade Aurelino Leal, Coaraci e Valente. Seguem invictas no campeonato Alagoinhas, Anguera, Barrocas, Castro Alves, Conceição do Coité, Itamaraju, Itapetinga, Jaguaquara, Paulo Afonso, Santaluz e Simões Filho.

 

Rodada recheada com 93 gols

 

A última rodada da primeira fase também foi marcada por muitas goleadas. Conceição do Coité, Santo Antônio de Jesus e Barrocas foram responsáveis por três grandes massacres, somando juntas 20 gols em seus respectivos jogos. 

 

Fora de casa, Conceição do Coité goleou Ichú por 7x0. Em seus domínios, Santo Antônio de Jesus derrotou Brejões por 7x1, enquanto Barrocas venceu Santa Bárbara por 6x1.

 

Somando as vitórias por W-O (3x0) de Rodelas sobre Glória e de Barro Preto diante de Caatiba, a sexta rodada terminou com 93 gols, média de 3,21 por partida.

 

Ao todo, foram somados 174 jogos na fase preliminar, incluindo três vitórias por W-O. A competição já contabiliza 524 gols, com média de 3,11 por partida.

 

Confira os resultados da última rodada e os próximos jogos do campeonato:

 

Grupo 01 – Paulo Afonso 1x0 Tucano -Rodelas 3x0 Glória (W-O)

 

Grupo 02 – Rio Real 1x0 Crisópolis - Araçás 0x2 Conde

 

Grupo 03 – Valente 0x1 Santaluz - Ichú 0x7 Conceição do Coité

 

Grupo 04 – Biritinga 2x2 Serrinha - Barrocas 6x1 Santa Bárbara

 

Grupo 05 – Ipirá 2x0 Pé de Serra - Capim Grosso 4x0 Miguel Calmon

 

Grupo 06 – Anguera 4x0 Amélia Rodrigues - Feira de Santana 4x1 Santanópolis

 

Grupo 07 – Conceição da Feira 1x0 Cachoeira - São Félix 1x1 Cabaceiras do Paraguaçu

 

Grupo 08 – Catu 0x0 Alagoinhas - Lauro de Freitas 2x1 Pojuca

 

Grupo 09 – Saubara 0x3 Maragojipe -  Simões Filho 2x1 São Felipe

 

Grupo 10 – Castro Alves 3x0 Itatim - Santo Antônio de Jesus 7x1 Brejões

 

Grupo 11– Irajuba 1x1 Jaguaquara

 

Grupo 12 –  Itabuna 1x0 Aurelino Leal -  Ibirapitanga 3x2 Ilhéus

 

Grupo 13 – Brumado 2x0 Vitória da Conquista - Contendas do Sincorá 3x3 Poções

 

Grupo 14 – Barro Preto 3x0 Caatiba (WO) - Itapetinga 4x0 Coaraci

 

Grupo 15 – Itamaraju 2x1 Teixeira de Freitas - Santa Cruz da Vitória 0x3 Camacan

 

Confrontos da segunda fase

 

Os jogos de ida do primeiro mata-mata do Intermunicipal estão marcados para o próximo domingo (27):

 

Conde x Paulo Afonso

 

Rodelas x Crisópolis

 

Rio Real x Tucano 

 

Biritinga x Santaluz

 

Valente x Barrocas

 

Conceição do Coité x Serrinha

 

Santanópolis x Ipirá

 

Pé de Serra x Anguera

 

Feira de Santana x Capim Grosso

 

Catu x Conceição da Feira

 

Cachoeira x Alagoinhas

 

Cabaceiras do Paraguaçu x Lauro de Freitas

 

Itatim x Simões Filho

 

São Felipe x Castro Alves

 

Maragojipe x Santo Antônio de Jesus

 

Ibirapitanga x Jaguaquara

 

Irajuba x Aurelino Leal

 

Itabuna x Poções

 

Barro Preto x Brumado

 

Vitória da Conquista x Itamaraju

 

Santa Cruz da Vitória x Itapetinga

 

Camacan x Coaraci

 

Por Domingos Oliveira

Foto: Reprodução/Canal Fiotes da Bola

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/