Por: Redação AtlanticaNews
13/03/2024 - 16:50:32


Foto: Reprodução / freepik.com

Das praias paradisíacas de Trancoso ou Morro de São Paulo ao centro histórico de Salvador, patrimônio da UNESCO e da cultura afro-brasileira. A Bahia é, de fato, um dos mais belos e importantes estados do Brasil. Aliás, foi o primeiro deles, onde as caravelas portuguesas avistaram terras tupiniquins em 1500.

Já no mundo dos esportes, é também o berço de grandes campeões em diferentes modalidades. Das lutas inesquecíveis de Popó às jogadas geniais de Bebeto, vários atletas renomados carregaram a bandeira da Bahia por todo o Brasil e pelo mundo, como a interminável Formiga, o herói olímpico Robson Conceição, a guerreira Amanda Nunes e o arrojado Tony Kanaan.

Mas, além de todos esses nomes que marcaram época em um passado recente, o esporte baiano tem hoje outras figuras que continuam esse legado. Entre as mesas de feltro, campos, ringues, mares e rios, cinco deles merecem destaque.

Poker

Aos 26 anos de idade, Leonardo Mattos é um dos grandes jogadores de poker do Brasil na atualidade. Nascido em Salvador, ele obteve em 2020 sua principal conquista da carreira ao se tornar o décimo brasileiro campeão da World Series of Poker, a Copa do Mundo da modalidade, e o quarto em um evento online.

Em uma mesa final composta por três atletas do país e cinco estrangeiros, ele se sobressaiu e faturou o cobiçado bracelete de ouro que é entregue aos campeões da WSOP. Dos 27 jogadores que já trouxeram 31 títulos mundiais para o Brasil, Mattos é ao lado do cearense Dante Goya é um dos dois únicos nordestinos que fazem parte desse prestigiado grupo.

Considerado desde 2010 como um esporte da mente em todo o planeta, o poker tem dois circuitos de peso em território tupiniquim. O principal deles é o Brazilian Series of Poker, circuito nacional que coroa o melhor jogador do país. Atualmente, a competição tem o apoio de gigantes do segmento como a plataforma online PokerStars, Bitso, The Royal Brand, Real Poker, Super Poker e Flush Tour.

Já o Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes coloca anualmente em disputa seleções estaduais. Em nove edições já realizadas desde 2013, nenhum time nordestino foi campeão. Paraná e Rio de Janeiro possuem dois títulos cada, enquanto Amazonas, Rondônia/Acre, Santa Catarina, São Paulo e Goiás venceram uma edição.

Canoagem

Dono de quatro medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz é o maior da canoagem brasileira em todos os tempos. Nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, ele se tornou o primeiro atleta do país a subir três vezes ao pódio em uma única edição do maior evento esportivo do mundo, com duas pratas e um bronze. O tão sonhado ouro veio cinco anos depois, em Tóquio, na prova C-1 1000.

Além disso, Isaquias possui sete títulos mundiais e outros seis terceiros lugares em provas de velocidade. Isso sem contar os três ouros e duas pratas em Jogos Pan-Americanos. Com tantas façanhas, é impossível dizer que o canoísta de Ubaitaba não é um dos maiores símbolos do esporte nacional na atualidade.

Maratona aquática

Quem nunca tinha ouvido falar de Ana Marcela Cunha passou a conhecer a nadadora baiana nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Naquela ocasião, ela faturou o ouro na maratona aquática, em prova com 10 quilômetros de extensão em águas abertas japonesas.

Hoje com 31 anos, a atleta radicada na cidade de Santos (SP) é heptacampeã mundial em disputas de 5km, 10km e 25km, tem um ouro e uma prata em Jogos Pan-Americano e se tornou pela primeira vez, já em 2024, a Rainha do Mar, ao vencer competição no Rio de Janeiro.

Futebol


Foto: Reprodução / freepik.com

Com um currículo ainda bem mais modesto do que seus conterrâneos, o atacante Marcos Leonardo é uma das grandes apostas para o futuro do futebol brasileiro. Depois de despontar no Santos e ser o artilheiro do clube paulista nas últimas temporadas, ele foi vendido ao Benfica, de Portugal, e já começou se destacando.

Em oito jogos no Campeonato Português, o jogador de 20 anos e nascido em Itapetinga já marcou cinco gols e vem aos poucos conquistando seu lugar no time de Lisboa. Pela seleção brasileira, foi um dos principais nomes do Mundial Sub-20 em 2023, colocando outras cinco bolas na rede e dando uma assistência em cinco partidas.

Boxe

Mais um campeão olímpico vindo da Bahia, Hebert Conceição é um pugilista de Salvador que conquistou o ouro na categoria de 75kg nos Jogos de Tóquio. Bronze no Mundial de Ecaterimburgo em 2019 e no Sul-Americano de Cochabamba um ano antes, ele também foi prata no Pan de Lima-2019. Aos 26 anos, ele é treinado pelo renomado técnico Luiz Dórea.

 


Enquete

Qual país tem o melhor sotaque?









VOTAR PARCIAL