
É esse o conselho que a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) dando aos consumidores, neste verão, para não ser surpreendido no final do mês, com o aumento da conta.
O valor da conta de energia elétrica está diretamente ligado ao hábito de consumo do cliente. Com o verão, os consumidores precisam ficar atentos para não sentir no bolso os efeitos da elevação da temperatura.
De acordo com previsão do Departamento de Mercado da Coelba, neste verão (novembro/13 a março/14), o consumo médio nos 415 municípios da área de concessão da distribuidora deverá crescer 4,3% em relação ao período de abril a outubro de 2013.
Especificamente para os clientes da classe Residencial, a previsão é que, neste verão, o consumo médio aumente 9,6% em relação ao período de abril a outubro do ano passado. A variação é justificada, principalmente, pela utilização de aparelhos de climatização para amenizar o calor.
A Coelba alertou que os maiores vilões do consumo são os excessos com ar condicionados, chuveiros elétricos, ferros de passar e fornos elétricos. Refrigeradores mal vedados e em precário estado de conservação também podem onerar a fatura de energia.