
Frutos do mar, carne de fumeiro, feijoada, tilápia, sarapatel, acarajé, bode e cordeiro assado, ostras, carne do sol, mariscos, maniçoba e galinha caipira. Essa é apenas uma amostra da diversidade gastronômica que o público encontrará nas duas praças de alimentação da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que começa nesta quarta-feira (10/12) e segue até domingo (14/12), no Parque Costa Azul, em Salvador.

A Sobradinho Pescados, da Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados dos Peixes de Sobradinho (Coopes), levará ao evento uma variedade de pratos à base de tilápia. “Vamos lançar o Filé à Delícia, além dos tradicionais Peixe Velho Chico, Filé Sobradinho Pescado e dos petiscos Linguiça, Bolinho, Caldo e Isca de Tilápia. Estamos de braços abertos esperando o público”, destaca Neuraci de Jesus Silva, presidente da Coopes.

A tradicional feijoada do restaurante Raízes do Brasil – Bahia também integra o cardápio, preparada com ingredientes produzidos por famílias agricultoras do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). “Utilizamos também o óleo de licuri, acompanhado de uma farofa de licuri, o coquinho do sertão, produzido por mulheres da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes)”, explica Saiane Santos, da coordenação da Rede Raízes do Brasil – Bahia.

Fogo de Chão no Caminho da Roça A edição deste ano apresenta uma novidade: o Caminho da Roça, espaço imersivo que evidencia diferentes sistemas produtivos da Bahia. No ambiente dedicado a caprinocultura, o público poderá saborear cortes especiais preparados no fogo de chão pelo chef Sandro Borges, idealizador do restaurante Porco Steakhouse, em Salvador.

Os cortes são da FrigBahia, frigorífico instalado em Pintadas e especializado em carnes nobres de cordeiros e cabritos. Além do fogo de chão, o cardápio inclui Filé, Sarapatel, Espetinho, Linguiça de Cordeiro, Choripan, Carne do Sol de Cordeiro, Hambúrguer Artesanal, Costelinha Suína e o lançamento exclusivo da carne moída de ovino.
“A FrigBahia leva uma seleção especial de novidades pensadas para todos os paladares. O público poderá saborear desde pratos tradicionais até cortes preparados no autêntico fogo de chão, além de opções artesanais e porções variadas”, afirma Laíse Santos, gerente comercial da FrigBahia.
Cardápio inclusivo
As praças gastronômicas oferecem opções diversas para diferentes perfis de público, incluindo veganos. Entre as novidades desta edição está o hambúrguer de carne de caju, além de preparações pensadas para pessoas intolerantes ou alérgicas a produtos lácteos.
Chopps e cervejas de frutas nativas
Nas praças gastronômicas, o público também encontrará uma variedade de chopps e cervejas artesanais produzidos pela agricultura familiar, com sabores de umbu, caju, licuri, cajá, mel de cacau, café e mandioca. Além disso, estarão disponíveis sorvetes e picolés de licuri, umbu e outras frutas nativas.
O espaço contará ainda com beiju fresquinho, suqueria com bebidas naturais e uma creperia.
Sobre a Feira
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e à Unicafes Bahia, a 16ª edição da Feira reunirá mais de seis mil produtos da agricultura familiar baiana.
O público encontrará alimentos, bebidas, artesanato, cosméticos, moda, flores e itens da economia solidária, além das Tendas Quilombola, Indígena e de Artesanato, da 3ª Feira Agroecológica da Bahia e atrações musicais.
Funcionamento
Quarta (10/12): abertura oficial às 18h
Quinta: 12h às 22h
Sexta a domingo: 10h às 22h
Parque Costa Azul – Salvador